Aliviar a ansiedade

Truques para diminuir a ansiedade

Truques para diminuir a ansiedade

A ansiedade é um mecanismo de defesa do organismo que alerta o sistema nervoso central perante qualquer situação de ameaça. O medo de que algo ruim aconteça, excesso de estresse, o diagnóstico de uma doença, a carga de trabalho e o ritmo de vida atarefado são os principais desencadeantes desta condição. Quando a ansiedade se apresenta com frequência e às vezes sem motivo aparente, é necessário procurar uma solução para evitar que nossa qualidade de vida seja afetada. Neste artigo de umComo oferecemos-lhe bons truques para diminuir a ansiedade e manter a calma.

Também lhe pode interessar: Como diminuir a ansiedade
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para diminuir a ansiedade é identificar qual o motivo que a está causando e se conscientizar se está em nossas mãos resolvê-lo ou não. Por exemplo, caso se trate de um mau gerenciamento do estresse, o ideal será procurar ferramentas para combater o estresse. No entanto, quando a ansiedade se apresenta como uma resposta a uma situação que não podemos controlar, como a crise econômica, é ideal percebermos que não somos os responsáveis pelo problema e que devemos manter a calma para evitar que a situação piore.

2

Quando se apresenta uma crise de ansiedade, é necessário ser consciente de que nada ruim está acontecendo, que é um sofrimento passageiro e que em nós está o controle necessário para evitar que essa situação progrida para algo mais grave. O melhor é fazer exercícios de respiração, evitar alimentar pensamentos negativos e esperar com calma e tranquilidade que o mal-estar desapareça.

3

Um dos truques para reduzir a ansiedade é optar por beber uma infusão relaxante que ajude a espairecer a mente e que permita que o corpo recupere a tranquilidade e se dissipe o alarme. Entre as melhores infusões para acalmar a ansiedade, encontra-se a tília, a camomila, a lavanda, a passiflora, entre outras. A maioria destas ervas agem no sistema nervoso central ajudando a reduzir o nervoso.

4

Sem dúvida fazer exercício é um dos melhores truques para diminuir a ansiedade. Como já deve ter ouvido, o exercício estimula a produção de endorfinas -hormônio do bem-estar- e permite que a pessoa drene as emoções e substitua a ansiedade por um estado de satisfação e bem-estar. O exercício, sobretudo a natação, permite que o cérebro se desconecte de qualquer fato que gere estresse e ansiedade, e propicia um ótimo descanso e um sono reparador.

5

Procurar um passatempo é de grande ajuda para diminuir a ansiedade. Aprender um novo idioma ou realizar atividades que propiciem a concentração, como a leitura ou aulas de costura, são excelentes opções para manter a mente distraída de qualquer fator que dispare o alarme da ansiedade. Procure por uma atividade que seja de seu agrado e não duvide em depositar toda a energia necessária para que seja duplamente útil.

6

Entre os alimentos que ajudam a diminuir a ansiedade destacamos o chocolate, por sua grande propriedade de gerar bem-estar emocional. Ainda que não seja ideal consumir uma barra de chocolate todos os dias, pode apelar para este doce em casos de emergência para se sentir bem e mudar seu ânimo.

7

Entre os muitos benefícios da meditação para a saúde, encontra-se sua capacidade para diminuir a ansiedade. Meditar nos permite conectar com nós mesmos, encontrar a paz interior e conseguir harmonia. A ansiedade diminui consideravelmente nas pessoas que praticam a meditação, pois propicia relaxamento e permite refletir a respeito das nossas emoções e o mundo que nos rodeia.

8

Quando a ansiedade é constante, sem causa aparente e interfere na vida diária da pessoa, o mais recomendável é procurar ajuda de um especialista para que determine a causa do problema e descarte a possibilidade de estar padecendo de transtorno de ansiedade generalizada. No entanto, ao menos uma vez na vida uma pessoa sofre um ataque de ansiedade e se recupera perfeitamente do mesmo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Truques para diminuir a ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
marcos ferreira de lima
eu quero saber qual truque para deixar esta ansiedade do inferno coraçao acelerar maos frias e pessimo qualquer coisa sinto fisgada no peito fui no medico quando chego no hospital tendo crise de ansiedade tomo losartana de pressao 50 mg e rivotril queria saber como largar este rivotril taja preta quando nao tomo ele fico com tremedeira coraçao acelra me ajudem por favor. sou marcos de recife 46 anos vou esperar o contato.
Licieti
Oi. Faço tratamento. Médico. Com psiquiatra e psicólogo e Tava tomando remédio pra ansiedade e. Tomei. Centralina. Depois parei. E. A médica troco de remédios passei a tomar floquixetina daí me fez mal. Aí parei. Já tem um mês que não tô tomando remédio e passo. Estresse e. Já. Faz. 2 dias. Que. Tô me sentindo mal. Com agonia no peito. Aceleração tremor canseira queria saber se devo voltar a tomar remédios pra ansiedade
Valdirene De Santana
Gostei muito das dicas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Valdirene, que bom saber que foram do seu agrado! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Truques para diminuir a ansiedade