A temperatura do corpo

Uma temperatura corporal de 40º C - 40,1º C - 40,2º C é grave?

Uma temperatura corporal de 40º C - 40,1º C - 40,2º C é grave?

A temperatura corporal permite avaliar a eficiência da regulação térmica que se apresenta no corpo humano em função das mudanças na temperatura ambiente e da intensidade da atividade realizada. A temperatura periférica (pele, mucosas, músculos, extremidades, etc.) é variável. A temperatura normal do corpo de uma pessoa varia, dependendo dos seguintes fatores: gênero, atividade recente, consumo de alimentos e líquidos, hora do dia e, nas mulheres, a fase do ciclo menstrual no momento. Neste artigo de umComo.com.br queremos explicar se uma temperatura corporal de 40º C - 40,1º C - 40,2º C é normal ou não.

Índice

  1. Temperatura corporal em adultos
  2. Temperatura corporal em crianças
  3. Temperatura axilar
  4. Temperatura oral
  5. Temperatura retal
  6. Influências sobre a temperatura corporal

Temperatura corporal em adultos

Considera-se febre quando o paciente tem uma temperatura axilar superior a 38 graus centígrados, portanto uma temperatura corporal de 40º C - 40,1º C - 40,2º C significa febre alta. A febre deve ser entendida como um mecanismo de defesa do corpo, encarregado de avisar que algo está acontecendo, portanto devemos consultar nosso médico. A temperatura corporal normal dos humanos adultos varia entre 36,5º C e 37,5º C ou mais. Normas gerais: - Hipotermia, quando a temperatura é inferior a 36º C ou menos.- Febrícula, quando a temperatura está entre 37,1º C - 37,9º C.- Hipertermia ou febre, quando a temperatura é igual ou superior a 38º C.

Temperatura corporal em crianças

Uma temperatura corporal de 40º C - 40,1º C - 40,2º C em crianças é alta e devemos tomar as medidas necessárias e consultar nosso médico. As crianças devem ter uma temperatura máxima de 37,5 até os 3 anos e de 37 até os 6 anos.

Temperatura axilar

Considera-se febre quando o paciente tem uma temperatura axilar superior a 38 graus centígrados, portanto uma temperatura corporal de 40º C - 40,1º C - 40,2º C significa febre alta.

Temperatura oral

Considera-se febre quando o paciente tem uma temperatura oral superior a 38 graus centígrados, portanto uma temperatura corporal de 40º C - 40,1º C - 40,2º C significa febre alta.Recomenda-se a medição da temperatura oral em todos os pacientes, exceto, naqueles inconscientes, com confusão mental, convulsões, afecções de nariz, boca ou garganta e os meninos menores de 6 anos.

Temperatura retal

Considera-se febre quando o paciente tem uma temperatura retal superior a 38,5 graus centígrados, portanto uma temperatura corporal de 40º C - 40,1º C - 40,2º C significa febre alta.O resultado tende a ser 0,5 a 0,7°C maior que a temperatura oral. A temperatura retal é recomendável para pacientes menores de 6 anos.

Influências sobre a temperatura corporal

Existem vários fatores que afetam a temperatura corporal e que podem modificar em alguns décimos a temperatura, mas neste caso a temperatura corporal inferior a 35º C é totalmente alarmante. A constituição do indivíduo, sobretudo, do grau de obesidade. A idade, sendo pior em idosos e em doente em leito. Outros fatores externos podem ser as práticas esportivas das pessoas expostas ao calor: Adaptação conhecida como aclimatação. O grau de umidade atmosférica: Quanto mais umidade, maior a dificuldade para absorver a transpiração produzida. A vestimenta: as roupas escuras e grossas são mais prejudiciais. A existência de doenças que dificultam a transpiração: diabetes, alterações cardíacas, pulmonares e renais. Doenças que se desenvolvem com o aumento da produção de calor: infecções, hipertireoidismo e aquelas que são acompanhadas de febre. Consumo de certos medicamentos: sedativos, anfetaminas e antidepressivos, principalmente. Psicopatias e estados de alcoolismo agudo ou crônico que diminuem a tolerância ao calor excessivo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Uma temperatura corporal de 40º C - 40,1º C - 40,2º C é grave?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • A temperatura axilar deve ser medida com termômetro na respectiva região durante um período aproximado de 4 (quatro) minutos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
martins jm
Meu amigo tem hanseniase e custuma ter uma temperatura de 40 grau de febre, isso é normal
Uma temperatura corporal de 40º C - 40,1º C - 40,2º C é grave?