Outros Respiração e Saúde Respiratória

13 sinais que podem indicar problemas nos pulmões

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 3 dezembro 2019
13 sinais que podem indicar problemas nos pulmões

São muitas as doenças que podem atacar os pulmões e nem sempre os sintomas são associados a isso. No entanto, eles são diversos e relativamente comuns de atingir pessoas de todas as idades, mesmo quem não possui o hábito de fumar. Veja com o umComo.com.br quais são os 13 sinais que podem indicar problemas nos pulmões e saiba quais as principais doenças associadas a eles.

Também lhe pode interessar: Como desintoxicar os pulmões
Passos a seguir:
1

Os problemas nos pulmões não são apenas doenças, distúrbios e mesmo anomalias que podem agredir os pulmões, mas tudo aquilo que pode levar esses órgãos a não funcionarem mais como deveriam. Esses quadros são chamados ainda de doença pulmonar e, basicamente, está dividida em três categorias, a primeira refere-se às vias respiratórias, quando o problema está no transporte do oxigênio para os pulmões. Nessas situações, englobam-se problemas como bronquite, asma e enfisema.

13 sinais que podem indicar problemas nos pulmões - Passo 1
2

Essas doenças possuem diversos sintomas, os quais estão entre os sinais que podem indicar problemas nos pulmões. O primeiro deles são as dificuldades em respirar, que se caracterizam tanto pela falta de ar, quanto pela respiração pela boca, rápida ou sibilante e podem aparecer em todas as doenças citadas. Como segundo sinal de problemas nos pulmões é possível eleger a tosse, que pode ser seca, com catarro, crônica ou leve e também aparece em todos os quadros acima, entre outros, sendo que no caso de enfisema ela costuma ser apenas com catarro.

3

As infecções respiratórias frequentes caracterizam a bronquite e a asma e, por isso, ficam no terceiro lugar entre os sintomas de doença pulmonar. Em ambas as condições é comum ainda o aperto no peito, outro sintoma, que recebe o quarto lugar. Junto a ele pode aparecer ainda taquicardia e ansiedade. O quinto sinal de doença pulmonar é a fraqueza, muito frequente em casos de enfisema e bronquite, além de outros casos.

4

Outro tipo de doença pulmonar é a chamada do tecido pulmonar, quando o problema está na sua estrutura que, por estar inflamada, não permite que os pulmões se expandam totalmente, prejudicando a absorção de oxigênio e a liberação de dióxido de carbono. Dois exemplos são a fibrose e a sarcoidose, sendo que em comum ambos possuem como sintoma a perda de peso, o qual é o sexto sinal de doença pulmonar. Já o sétimo e oitavo sintomas são o entupimento do intestino e a desidratação sem motivo aparente, que caracterizam a fibrose pulmonar.

5

Febre e inchaço dos gânglios linfáticos são comuns no caso de sarcoidose pulmonar e, assim, são os nono e décimo sinais de doença no órgão. As doenças da circulação pulmonar são o terceiro tipo de problema que atinge os pulmões, sendo que a embolia pulmonar é uma delas, quando são os vasos sanguíneos do órgão a parte atacada. A dor é o décimo primeiro sinal de doença pulmonar porque é o sintoma mais frequente na embolia pulmonar, que acomete o osso esterno ou uma de suas laterais. Nesse caso, o desconforto pode ser penetrante e agudo, semelhante à sensação de queimação, podendo piorar ao respirar, tossir, se curvar ou comer.

13 sinais que podem indicar problemas nos pulmões - Passo 5
6

A tosse com sangue é o décimo segundo sinal de problema pulmonar, podendo acontecer em episódios de tuberculose e embolia. Por fim, o décimo terceiro sinal de problema no pulmão é curioso e diz respeito às características das unhas, as quais podem indicar diversos distúrbios de saúde. No caso de enfisema, as unhas azuladas e com aumento da sua curvatura podem ser um dos sintomas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 13 sinais que podem indicar problemas nos pulmões, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
13 sinais que podem indicar problemas nos pulmões