Outros Alimentos benéficos para a saúde

Alimentos bons para o pâncreas

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos bons para o pâncreas

O pâncreas é um dos grandes desconhecidos do corpo humano. Isso se deve, fundamentalmente, à sua particular localização mesmo atrás do estômago, o que faz com que, muitas vezes, se confundam os sintomas de pancreatite com a dor de estômago. Para entender como podemos proteger o nosso pâncreas, devemos saber como ele é e quais são as suas principais funções dentro do nosso organismo.

O pâncreas desempenha duas funções principais para o correto funcionamento do corpo humano: controla os níveis de açúcar no sangue através da produção de insulina e fabrica as enzimas necessárias para absorver os nutrientes durante a digestão dos alimentos. Agora, como podemos contribuir para preservar e melhorar a ação do pâncreas? Em umComo.com.br vamos mostrar para você alguns alimentos bons para o pâncreas.

Também lhe pode interessar: Quais os melhores alimentos para o cérebro
Passos a seguir:
1

Graças aos líquidos pancreáticos, o nosso organismo é capaz de assimilar os nutrientes presentes nos alimentos. Por isso, a hidratação é essencial para a função desta glândula e a melhor maneira de manter o nosso corpo hidratado é através de sucos naturais que misturem frutas da época e verduras de folha verde como a acelga, o aipo, o agrião ou o brócolis.

Estas verduras são ideais porque ajudam a combater os efeitos do colesterol e equilibram a quantidade de glicose no sangue, facilitando para o pâncreas a sua função endócrina. É aconselhável tomar essas vitaminas verdes em jejum e sem açúcar acrescentado.

Alimentos bons para o pâncreas - Passo 1
2

A fruta também é um excelente aliado contra problemas pancreáticos, principalmente a rica em antioxidantes naturais como a laranja, morango ou kiwi. Por outro lado, não convém consumir em excesso frutas que contêm um alto índice glicêmico, como por exemplo, banana, figo ou tâmara.

Além de em forma de suco, tanto as frutas como as verduras podem ser tomadas cozidas ao vapor, assadas no forno ou feitas na chapa, evitando sempre as frituras que são pouco apropriadas devido ao seu alto conteúdo de gordura. Da mesma forma, para proteger este órgão deve-se limitar a ingestão de gorduras animais, como a carne vermelha ou os embutidos.

Neste outro artigo do umComo explicamos para você como tratar a inflamação do pâncreas.

3

A vitamina D, que ajuda a fixar o cálcio, é um dos aliados contra o câncer de pâncreas. No entanto, hoje em dia seu consumo foi afetado pela tendência a evitar a ingestão de lácteos ou consumir produtos desnatados, pois esta vitamina está presente de forma natural em produtos derivados do leite.

Portanto, para as pessoas com intolerância, recomenda-se tomar em seu lugar iogurte ou queijo, ou consumir produtos que contenham suplementos de vitamina D. Neste outro artigo do umComo mostramos para você os alimentos ricos em vitamina D.

4

Além de seguir uma dieta saudável e equilibrada, devemos adicionar à nossa rotina diária atividade física regular e moderada, com o objetivo de evitar o sedentarismo e ter uma qualidade de vida melhor. Junto a isso, é aconselhável suprimir o consumo de álcool e cigarro, pois são duas das substâncias tóxicas que mais repercutem de forma negativa na saúde do pâncreas.

Seguindo as recomendações e adicionando estes alimentos na sua dieta conseguirá manter o seu pâncreas saudável e bem cuidado.

Alimentos bons para o pâncreas - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos bons para o pâncreas, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Alimentos bons para o pâncreas