Comer alimentos saudáveis

Alimentos ricos em lisina

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 7 maio 2021
Alimentos ricos em lisina
Imagem: fotosearch.com

A lisina é um aminácido essencial que promove o bom funcionamento do organismo e o crescimento muscular. A lisina também diminui o risco de osteoporose , contribuindo para uma melhor absorção do cálcio. Como o corpo não sintetiza este aminoácido, os alimentos ricos em lisina devem constar no seu cardápio. A lisina é usada no processo de fabricação de proteínas, sendo vital para o crescimento e manutenção dos músculos e órgãos do corpo. A lisina também influencia a saúde da pele pois influencia a formação de colágeno e pode ser usada no combate ao herpes. Para saber que alimentos possuem um alto teor de lisina e inseri-los nas suas refeições, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em cromo
Passos a seguir:
1

Peixe e aves

A carne de aves e os peixes são alimentos ricos em lisina. Apesar de o frango conter muito mais lisina do que qualquer peixe, algumas espécies contêm bons níveis. Aposte no bacalhau e na sardinha, pois são particularmente ricos nesse aminoácido.

Dica: Saiba como fazer patê de sardinha, conferindo essa receita.

Alimentos ricos em lisina - Passo 1
2

Nozes e soja

Um lanche rápido de nozes pode fornecer uma boa dose de lisina ao seu organismo. No entanto, se está procurando alimentos ricos em lisina para curar o herpes, evite as nozes pois são ricas em arginina - o aminoácido que facilita a proliferação do vírus.

Os produtos de soja também são boas fontes de lisina, especialmente o tofu.

3

Carne vermelha

Os alimentos ricos em proteínas são ricos em lisina. Uma porção de carne vermelha numa refeição diária irá fornecer a dose diária necessária de lisina. A carne também uma excelente fonte de vitaminas e minerais, mas contem muita gordura saturada. Prefira cortes magros e evite cozinhá-la com frituras.

A carne de veado também é muito rica em lisina. Por ter menos gordura, a carne de veado é mais indicada para quem procura perder peso.

Alimentos ricos em lisina - Passo 3
4

Chocolate

A lisina contribui para a transformação da gordura em energia. O nível baixo de lisina presente no chocolate ajuda a metabolizar os doces.

5

Melão

O melão é um alimento rico em água e vitaminas oxidantes A e C. Apesar de não ser o alimento mais rico em lisina, podemos encontrar cerca de 3 gramas em duas xícaras de melão picado.

Alimentos ricos em lisina - Passo 5
6

Abacate

O abacate é um alimento rico em lisina e arginina. Os dois aminoácidos trabalham em conjunto para reduzir a ansiedade e beneficiar o organismo. No entanto, o abacate é um alimento bem calórico e deve ser ingerido em porções moderadas.

7

Batata doce

Como a maior parte das frutas e legumes não são boas fontes de proteínas, a lisina não está muito presente nesses alimentos. Não é o caso da batata doce, cuja pele fornece 96 mg de lisina quando cozida. Isso suprime 5% da dose diária de lisina, complementando a sua refeição.

Alimentos ricos em lisina - Passo 7
Imagem: kareforkidney.com
8

Parmesão e ovos

Os produtos lácteos e os ovos são alimentos ricos em lisina. O queijo, especialmente parmesão, providenciam excelentes níveis do aminoácido. Aumente a dose de lisina do seu café da manhã comendo dois ovos mexidos. Comer ovos diariamente pode contribuir para o aumento do colesterol, por isso procure consumir com moderação.

9

Agora que já conhece os alimentos ricos em lisina, dê uma olhada nessas fontes de nutrientes que devem constar no seu cardápio:

Alimentos ricos em proteínas magras

Alimentos ricos em glutamina

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em lisina, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: fotosearch.com
Imagem: kareforkidney.com
1 de 5
Alimentos ricos em lisina