O ácido úrico

As melhores infusões para reduzir o ácido úrico

As melhores infusões para reduzir o ácido úrico

As pessoas com níveis altos de ácido úrico no sangue devem prestar muita atenção à alimentação para evitar alimentos ricos em purinas que elevam a concentração desta substância. Do mesmo modo, também existem remédios naturais que podem ajudar a reduzi-lo e é por isso que em umComo queremos explicar quais são as melhores infusões para reduzir o ácido úrico.

Também lhe pode interessar: Por que tenho o ácido úrico alto

Índice

  1. Infusão de alcachofra
  2. Infusão de dente-de-leão
  3. Infusão de cavalinha
  4. Infusão de bétula

Infusão de alcachofra

Entre os remédios naturais para reduzir os níveis de ácido úrico encontramos a alcachofra como um dos principais alimentos recomendáveis. Este vegetal possui algumas propriedades diuréticas potentes que ajudarão a eliminar as purinas do organismo.

Deste modo, situaremos o chá de alcachofra na primeira posição no ranking das melhores infusões para reduzir o ácido úrico e para prepará-la você precisa de:

  • Lavar as alcachofras;
  • Cortar o caule;
  • Retirar as primeiras folhas;
  • Colocar água para ferver;
  • Cozinhar as alcachofras por uns 5 minutos.

Por último, você só precisa coar ou filtrar o caldo resultante da fervura das alcachofras e beber um copo antes das refeições; pode guardar esta infusão de alcachofra na geladeira sem problema. Da mesma forma você poderá aproveitar as alcachofras para comer com algumas gotinhas de limão.

No entanto, o único caso em que as alcachofras são contraindicadas é nas pessoas que sofrem de cálculos na vesícula ou obstrução das vias biliares, pois este vegetal contém colagogos que estimulam a produção de bílis.

As melhores infusões para reduzir o ácido úrico - Infusão de alcachofra

Infusão de dente-de-leão

Outra erva medicinal muito apropriada para reduzir o ácido úrico no sangue é o dente-de-leão, pelo fato de ser um depurativo muito eficaz e de ajudar também na eliminação de líquidos do nosso organismo. É que é através da urina que este elemento químico é eliminado do nosso corpo e, portanto, evita-se a acumulação excessiva de ácido úrico que provoca o aparecimento de cristais de urato nas articulações.

Preparar uma infusão de dente-de-leão não tem nenhum tipo de complicação e recomenda-se tomar entre 1 e 2 xícaras por dia para conseguir reduzir os níveis de ácido úrico. No entanto, existem alguns casos em que não é recomendável tomar esta infusão, como por exemplo:

  • Cálculos biliares ou obstrução das vias biliares.
  • Acidez estomacal.
  • Úlceras no estômago.
  • Estar tomando medicamentos com lítio ou potássio.
As melhores infusões para reduzir o ácido úrico - Infusão de dente-de-leão

Infusão de cavalinha

Entre as infusões mais eficientes para eliminar o ácido úrico também encontramos a de cavalinha, graças ao seu alto conteúdo em sais de potássio. Isso faz com que, entre as múltiplas propriedades curativas da cavalinha, se encontrem também as depurativas e diuréticas.

Desta forma, a infusão de cavalinha ajuda em casos de excesso de ácido úrico, mas deverá sempre consultar um médico antes, além de prestar especial atenção no caso de quem sofre de:

  • Gastrite, acidez ou úlceras estomacais.
  • Diabete de grupo 2.
  • Hipotensão arterial.
  • Níveis baixos de potássio no sangue.
  • Insuficiência cardíaca ou renal.
As melhores infusões para reduzir o ácido úrico - Infusão de cavalinha

Infusão de bétula

A infusão de bétula pode ser muito útil para você na hora de diminuir o ácido úrico do organismo, porque atua como depurativa do sangue e, portanto, previne a acumulação desta substância no organismo. Para isso é necessário tomar três xícaras diárias de infusão de bétula que você pode obter ao fazer chá com as folhas secas desta árvore.

É muito importante saber que os tratamentos com bétula estão totalmente contraindicados durante a gravidez e período de lactância, assim como devem ser evitados por pessoas que estejam tomando medicamentos para o coração ou diuréticos potentes, pois podem aumentar muito seus efeitos.

As melhores infusões para reduzir o ácido úrico - Infusão de bétula

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores infusões para reduzir o ácido úrico, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
José Maria Sá
Não me parece nada viável evitar comer tantos alimentos! É altamente perturbador o conselho de evitar tantos alimentos tão importantes como as leguminosas, espinafres, alguns peixes, etc. Não está a Ciência da medicina a falhar não conseguindo um fármaco que resolva o problema? O ALOPURINOL, dir-me-ão... Na verdade eu tomo esse medicamento e estou neste momento com ácido úrico elevado e com gota nos dois tornozelos!...
Miltes Carvalho
Ola gostaria de estar sabendo qual a quantidade de alcachofra para cada litro de agua, e quanto tempo de geladeira para cada receita
Aguinelina Mei
Amei todo o conteúdo! Rico em informações importantes
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Aguinelina, muito obrigada valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
José de Ávila Ferreira
Muito util, sofro demais com ácido úrico agora vou fazer uso das infusões
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi José, que bom saber que a informação foi útil para você. Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Alberto de Oliveira Freitas
Este artigo foi valido, obrigado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alberto, que bom saber que as informações foram úteis para você! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
Paulo Cruz
Alecrim é bom?
Devair da silva
ola eu fiz exame dei esse acido urico que tipo de alimentacao que devemos comer pra ajudar abaixa me ajuda por favor
1 de 5
As melhores infusões para reduzir o ácido úrico