Outros Sinais na pele

Calcanhar de maracujá: Causas, sintomas e tratamento

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 7 maio 2018
Calcanhar de maracujá: Causas, sintomas e tratamento

Também chamado popularmente de bicheira, o calcanhar de maracujá, que na medicina recebe o nome de miíase miíase cavitária humana, é uma doença desencadeada quando as larvas da mosca varejeira se desenvolvem no calcanhar, o que começa a degradar a região. O problema pode afetar outros lugares do corpo e para saber tudo sobre calcanhar de maracujá, as suas causas, sintomas e tratamento, confira as informações que o umComo.com.br reuniu a respeito do assunto.

Também lhe pode interessar: Impetigo - Causas, Sintomas e Tratamentos

Causas e sintomas do calcanhar de maracujá

O calcanhar de maracujá é uma doença que recebe esse nome porque quando o calcanhar é acometido pelo problema ele se torna esbranquiçado e se deteriora, assemelhando-se à fruta. O problema é causado quando a mosca do tipo varejeira deposita os seus ovos no local, as quais se tornam larvas que vão consumindo o tecido da região. Isso pode acontecer quando se anda descalço, mas principalmente quando existe uma ferida no local, o que atrai a mosca. Além do calcanhar, a miíase pode acometer ainda outras partes do corpo, como a boca, o nariz e até mesmo os olhos do paciente.

O mais comum é que o problema se desenvolva em pessoas idosas, acamadas ou com deficiência mental, que não conseguem afastar as moscas da pele. Também é frequente a doença aparecer em animais domésticos, como cães e gatos, e até em animais rurais, como porcos e vacas. Além disso, a doença possui duas fases. A primeira é quando a larva começa a se desenvolver no local onde foi depositada, sendo que ela também recebe o nome de berne.

Se a larva não for removida, inicia-se a segunda fase, que é bastante grave e pode necrosar os tecidos ao seu redor. Quanto aos sintomas, além da aparência do calcanhar, é comum que haja dor (parecida com uma fisgada) e coceira intensa, além disso, o local fica inchado e avermelhado. É comum que no meio da bicheira haja um pequeno furo, que é por onde a larva respira.

Calcanhar de maracujá: Causas, sintomas e tratamento - Causas e sintomas do calcanhar de maracujá

Tratamento para calcanhar de maracujá

Assim que o calcanhar de maracujá for identificado, é de extrema importância que se busque ajuda médica para começar o tratamento, sendo que o mais comum é o profissional da saúde prescrever antibióticos e pomadas para combater a infecção e matar o parasita. Além disso, é necessário fazer a remoção das larvas do local onde elas se instalaram. O procedimento costuma ser feito de maneira simples, com uma pinça e uma lupa.

Já para prevenir a miíase é importante usar produtos que afastem as moscas, sendo que a citronela é uma forma natural de evitar que elas se aproximem. Bons hábitos de higiene dentro de casa também evitam o aparecimento do inseto, como manter a residência limpa, não deixar restos de comida sobre a mesa e na cozinha e não andar descalço em lugares sujos. Também é fundamental manter as feridas e lesões no corpo limpas e cobertas quando possível.

Veja também: Coceira na sola do pé, o que pode ser? - Tipos e causas

Calcanhar de maracujá: Causas, sintomas e tratamento - Tratamento para calcanhar de maracujá

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Calcanhar de maracujá: Causas, sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Calcanhar de maracujá: Causas, sintomas e tratamento