Dor de costas

Causas da dor nas costas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 21 fevereiro 2018
Causas da dor nas costas

Todos nós já sofremos alguma vez de dor nas costas, uma condição que pode aparecer de forma temporária e transitória ou, em outros casos, tornar-se algo constante e crônico. São muitas as causas das dores nesta parte do corpo e, apesar de que em muitos casos não possam ser atribuídas a um fator concreto, em outros sim, podem estar diretamente relacionadas com determinadas doenças e condições que colocam em risco a nossa saúde. Se quiser saber quais doenças incluem as dores nas costas entre os seus principais sintomas, preste atenção ao seguinte artigo de umComo. Vamos mostrar para você as causas da dor nas costas.

Passos a seguir:
1

As dores nas costas são frequentemente causadas por algum tipo de lesão muscular, algo que pode acontecer como consequência de uma contração ou entorse. Neste caso, as dores costumam ser de caráter temporário e podem ser produzidas por diferentes fatores, desde más posturas ao caminhar, sentar-se, ao fazer as tarefas quotidianas, ao dormir... até por esforços em excesso, realizar de forma inadequada o exercício físico ou ter sobrepeso. Além disso, sofrer de estresse emocional também pode contribuir para a contração do músculo das costas e à sua incapacidade para relaxar, derivando no aparecimento de incômodos nesta parte do corpo.

Causas da dor nas costas - Passo 1
2

Além das causas menores anteriores, existem outras condições ou doenças comuns que, em sua sintomatologia, possuem as dores nas costas. Uma das mais comuns, especialmente em pessoas de mais de 40 anos, é a lombalgia. Este problema, que pode ser agudo ou crônico, manifesta-se por meio de uma dor na parte baixa das costas, devido à inflamação das articulações principais, podendo ser intensificada após realizar qualquer esforço físico. Além disso, nos casos de lombalgia crônica, o problema pode se estender para outras partes do corpo como as pernas, originando também a condição de formigamento ou espasmos musculares. Aconselhamos que leia atentamente o artigo Quais são os sintomas da lombalgia e que vá ao médico com urgência em caso de suspeita de sofrer deste problema.

Causas da dor nas costas - Passo 2
3

À medida que envelhece, a cartilagem das articulações se desgasta, debilita e inflama deixando, portanto, as pontas dos ossos desprotegidas. Isso pode ocorrer em várias partes do corpo, inclusive nas costas, causando a condição que conhecemos como osteoartrite ou artrose nas costas. Concretamente, essa degeneração das articulações provoca dores, diminui a flexibilidade e aumenta o risco de sofrer contraturas musculares. Além disso, a dor também pode se estender até ao quadril causando uma ciática, que se manifesta por pontadas dolorosas desde a parte baixa das costas até às nádegas, a parte posterior da perna e o calcanhar. Neste caso, é fundamental visitar um reumatologista e seguir as instruções médicas quanto ao tratamento e os hábitos de vida que devem ser adotados. No seguinte artigo pode obter mais informação sobre Como tratar a osteoartrite ou artrose.

4

Quando um dos discos intervertebrais se desloca em direção à raiz de um nervo provocando a sua irritação, produz-se a chamada hérnia de disco lombar. Ela provoca uma intensa dor ciática contínua desde a parte baixa das costas até ao pé que, além de tudo, está acompanhado de sintomas como formigamento, debilidade muscular, perda de força e câimbras. É imprescindível um diagnóstico médico prematuro, pois em alguns casos requer uma intervenção cirúrgica para tratar a hérnia discal e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Causas da dor nas costas - Passo 4
5

A osteoporose é outra doença que pode afetar a saúde das costas e dar lugar a dores musculares agudas ou crônicas. Esta condição caracteriza-se por uma perda da massa óssea e fragilidade dos ossos, sendo muito frequente em pessoas de idade avançada; além de causar dores, aumenta o risco de fraturas ósseas e de deformidades na coluna vertebral. Existem certas recomendações e medidas simples que podem ser adotadas de maneira prematura para reduzir as possibilidades de sofrer desta condição.

Causas da dor nas costas - Passo 5
6

Outra possível doença que causa dores nas costas é a fibromialgia, um processo reumático crônico que se manifesta por meio de doenças musculares em pontos hipersensíveis das zonas do pescoço, ombros, braços, quadris, costas ou pernas. Além disso, é habitual sentir fadiga física e mental, dificuldade para pegar no sono e transtornos psicológicos (em alguns casos), como por exemplo ansiedade ou depressão.

Veja também: Pontadas nas costas, o que pode ser?

7

Estas são algumas das causas de dor nas costas mais comuns; se sentir dores nesta zona de forma contínua ou recorrente, é imprescindível que consulte o seu médico o quanto antes para detectar a origem e poder iniciar o tratamento adequado. Se quiser reduzir as probabilidades, em certa medida, de sofrer deste problema, aconselhamos que considere as recomendações do artigo Como prevenir a dor nas costas.

Sugestão: Se você sente dor nas costas quando tosse, confira as possíveis causas do problema no artigo - Dor nas costas ao tossir, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da dor nas costas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Causas da dor nas costas