Dor abdominal

Causas da dor no lado direito das costas - 4 tipos e 18 motivos

Causas da dor no lado direito das costas - 4 tipos e 18 motivos

A dor no lado direito das costas pode ser sinal de problemas que vão desde lesões musculares até câncer no pulmão. O que acontece é a dor nem sempre é exatamente no lado direito das costas, e sim irradiada para essa região por conta de outras complicações no pulmão, nos rins ou em outras partes do corpo. A dor no flanco direito costuma ter relação com problemas renais (apêndice, pâncreas, etc.), mas também pode ser um tema ósseo, por exemplo. É por isso que a primeira que devemos fazer é consultar um médico para que ele faça uma revisão e identifique o centro da dor para ter certeza do diagnóstico e indicar o tratamento adequado. Se também você sofre de dores no lado direito das costas e ainda não teve oportunidade para consultar um profissionao, o umCOMO preparou este artigo com 4 tipos comuns e as principais causas da dor no lado direito das costas.

Índice

  1. Principais causas da dor no lado direito das costas
  2. Tipos de dor nas costas do lado direito
  3. Dor nas costas lado direito abaixo do ombro: problemas na coluna vertebral
  4. Dor nas costas lado direito abaixo das costelas: pode ser apendicite
  5. Dor nas costas lado direito ao respirar (perto do pulmão)
  6. Dor nas costas em cima e quase no meio
  7. Tratamentos para a dor no lado direito das costas

Principais causas da dor no lado direito das costas

A dor nas costas no lado direito pode ser causada por algumas doenças, algumas sérias e outras não. Pode ser fruto de uma má digestão, gases ou prisão de ventre. No entanto, este tipo de dor, especialmente se for do lado direito, poderia ser sinal de algo mais sério como apendicite, pancreatite, intoxicação alimentar, gravidez ectópica, diverticulite, hepatite viral, cálculos renais ou biliares, gastrite, úlcera estomacal, inflamação pélvica, refluxo gastroesofágico, síndrome de cólon irritável, doença de Crohn, intolerância à lactose, infecção urinária, ou hérnia de hiato. Qualquer dessas doenças deverá ser diagnosticada o quanto antes.

  • Má digestão
  • Gases
  • Prisão de ventre
  • Apendicite
  • Pancreatite
  • Intoxicação alimentar
  • Gravidez ectópica
  • Hepatite viral
  • Cálculo renal
  • Gastrite
  • Úlcera
  • Inflamação pélvica
  • Refluxo
  • Síndrome de Cólon irritável
  • Doença de Crohn
  • Intolerância à lactose
  • Infecção urinária
  • Hérnia de hiato

Quando se preocupar com a dor no lado direito das costas

É lógico que se a dor no lado direito das costas for muito forte você deve ir o quanto antes ao médico, mas se a dor for mais fraca, deixe passar 48 horas para ver a evolução. Se após dois dias a dor persistir, você deve ir ao seu médico. Saiba que se você tiver dor nas costas após fazer esporte, é provável que se trate de flato, que é o que conhecemos como dor abdominal transitória (DAT). Para evitar que isso volte a acontecer na próxima vez, damos algumas soluções no nosso artigo sobre como combater o flato.

Tipos de dor nas costas do lado direito

A dor no lado direito das costas sempre vem com particularidades que ajudam a ter uma melhor ideia sobre o diagnóstico. As mais comuns são:

  • Dor nas costas lado direito abaixo do ombro;
  • Dor nas costas lado direito ao respirar;
  • Dor do lado direito das costas perto do pulmão;
  • Dor nas costas lado direito abaixo das costelas;
  • Dor nas costas em cima e quase no meio.

Confira abaixo as principais causas para cada tipo de dor especificamente.

Dor nas costas lado direito abaixo do ombro: problemas na coluna vertebral

Se você sente dor no lado direito das costas mais para o lado do ombro, pode ser que tenha algum problema na coluna. Para o detetar deverá realizar uma radiografia à coluna vertebral completa. Em muitos destes casos é diagnosticada uma escoliose, embora também possa ter algum problema nas vértebras, por isso recomendamos que consulte um fisioterapeuta ou osteopata.

Dor nas costas lado direito abaixo das costelas: pode ser apendicite

A apendiciteé um dos males mais típicos que originam dor no lado direito das costas, é diferente a uma dor de barriga porque só ocorre nesse lado do corpo. Um dos primeiros sintomas é uma leve dor que aparece ao redor do umbigo ou na boca do estômago, difícil de diferenciar de uma típica dor de barriga. No entanto, durante o dia a dor é contínua e progressiva, convertendo-se assim em uma dor que pode ser grave; você pode chegar a pensar: "Esta dor não é normal". Tente apertar com força a área dolorida com os dedos indicador e médio para, dois segundos depois, separá-los.

Se tiver apendicite, ao pressionar esta zona, seguramente tossirá, gritará ou dará um pequeno grito de dor. Experimente andar ou a ficar erguido; outro dos sintomas característicos de uma apendicite aguda é caminhar encolhido e quase sem se mover, pois a dor pode diminuir ou aumentar, dependendo da inclinação do ventre. Consulte um médico e o artigo 'como saber se tenho apendicite', mas não descarte outros problemas.

Dor nas costas lado direito ao respirar (perto do pulmão)

A dor no lado direito das costas perto do pulmão costuma ser sentida quando respiramos. Nesse caso, é importante diferenciar a dor nas costas da dor no pulmão. A causa mais simples nessas situações se a dor é de fato nas costas é uma distensão muscular. As lesões musculares que causam esse tipo de dor surgem após traumas, quedas ou esforços incomuns. Se estiver com esse tipo de dor, analise suas últimas atividades e reflita se alguma delas pode ter causado uma lesão nesse grupo muscular.

Outra hipótese é que o problema seja no pulmão mas a dor esteja irradiando para as costas, essa suspeita se fortalece se a dor vem acompanhada de tosse. Dentre as possibilidades relacionadas a dor nas costas e pulmão pode se considerar infecções pulmonares, inflamações e até câncer de pulmão. Consulte um médico.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra a resposta - Dor nas costas e falta de ar, o que pode ser?

Dor nas costas em cima e quase no meio

A dor no meio das costas tem diversas causas, mas é muito possível que esteja relacionada a problemas na coluna como hérnias, contraturas e estiramentos. No entanto, os problemas pulmonares não podem ser descartados já que também podem ter uma irradiação da dor para a parte central.

Sugestão: Como tratar um hérnia

Tratamentos para a dor no lado direito das costas

O tratamento da dor no lado direito das costas, como sempre, depende da causa. Caso a dor seja ocasionada por um espasmo muscular, recomenda-se repouso, fisioterapia e exercício.

Quando a dor nas costas for causada por uma artrite da coluna, é possível prescrever anti-inflamatórios não esteroides e fisioterapia. Você aprenderá como fazer estes exercícios em casa.

Quando a dor for estomacal, recomenda-se uma alimentação leve, não comer verduras nem frutas que são alimentos mais difíceis de digerir.

Os antibióticos são utilizados para tratar a maioria das infecções renais. Você também receberá líquidos e analgésicos. Pode ser necessária a hospitalização se se tratarem de condições como a apendicite ou problemas que requeiram uma intervenção cirúrgica.

Dor nas costas no lado esquerdo? Veja também: Causas da dor no lado esquerdo das costas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da dor no lado direito das costas - 4 tipos e 18 motivos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
133 comentários
Aline
Preciso falar por email obg
Maria de Lourdes Silva
Gostaria de saber o que pode ser, uma dor do lado direito do abdomem e atrás, abaixo da costela e também acima dela. Uma dor queimada ou às vezes uma sensação de desconforto e/ou adormecimento e pequenos choquesinhos. Grata.
A sua avaliação:
Dario
Tenho dor aguda nas costas do lado direito. Fiz exames foi encontrado um cálculo grande na vesícula, fuz a cirurgia de retirada de vesícula, mas a dor não para. Ela começa logo abaixo do ombro e vai até ao final das costelas.
Dependendo do movimento que faço chego a gritar de dor.
A sua avaliação:
MILA
Tenho sempre dor do lado direito vem do ombro até lombar
Naiara
Dorinha no lado direito das costas o que pode ser ñ doe só quando toca encima
osnir schulz
eu tenho muita dor dolado direito das costas mais nao cansigo nem pegar nada na mao que doi se eu pegar um baude de agua ja me doi
joao leonardo
Tenho dor na coluna do lado direito, o que pode ser? Tenho 52 anos.
edson gonçalves
sinto dor nas costas como fortes pontadas altura quase no meio das costas lado direito apareceu do nada a dois dias durmo normal e ando normal porem as vezes as dores aparecem como pontadas . o que pode ser isso , tenho refluxo gastrico
aurelita lopes andrade
bom dia ! fui diagnosticada com abaulamento nas vértebras L3 L4 e L5 , sinto muita dor no lado direito das costa, tem alguma coisa a vê com o abaulamento ?
Carmelo Moneiro
Ficarei grato em saber os sintomas de uma dor branda do lado direito no abdomem nas costas. Uma especie de pontadas. Não tenho apendice.???.
jose manuel rodrigues teixeira
ando 2 dias com dor costas e igualmente baixo braço tudo lado direito ;quando preçiono por baixo
braço cinto ligeira dor; ou mesmo quando movimento braço . agradeço reposta muito obr
marinea do nascimento
boa noite,cinto um encómodo parecido com cólica de prisáo de ventre nas costas ão lado direito em cima do osso da coluna e não é frequente de vez em quando ela apareci de fininha e some oque é?
JANETY JESUS
sinto minhas costas inchada do lado direito e dor no braço direito mais na omoplata pode ser coluna ?estou gordinha isso piora?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Janety! Para um correto diagnóstico, sugiro que consulte o seu médico para saber do que se trata. Obrigada!
A sua avaliação:
sandreia santos
sinto dor do lado direito quando respiro bem forte o que pode ser?
A sua avaliação:
fabio
Olá, sinto uma leve dor nas costas do meu lado direito na parte superior e com isso sinto dificuldades de respirar e consequentimente dificultando ate minha vida sexual. O que pode ser isso?
A sua avaliação:
MARLUCI
Bom dia,tenho muita dor do lado direito das costas bem embaixo,também sinto dor do lado esquerdo abdominal um pouco abaixo das costelas ,to apavorada pois eu notei que ultimamente minhas fezes tem saido diferente ,sai mais fina parece,o que pode ser?
A sua avaliação:
agenor
parabens muito esclarecedor.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Agenor! Que bom saber que as dicas foram úteis para você. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
valtair bertoli
Esatava com dor lombar a mais de 28 dias nada fazia a dor passar , fui a um medico que pediu ultra som abdominal , e nada foi encontrado , somente gazes , me passou um remedio para """distenção abdominal epigastrica "" e a dor que eu pensava ser da coluna ou de outro orgão , sumiu , pois bem aqui fica meu relado , consultem um medico antes de ficar no achismo
A sua avaliação:
edro marcelo
cinto dor constante no lado direito da costela
A sua avaliação:
cintia
Boa noite, sinto dores muito fortes nas costa( superior direito) é um dor insuportável, como se tivesse alguma coisa tirando os pedaços de minhas costas, já fui em vários médicos sempre passam RX e nunca da nada.
valtair bertoli
faça um ultrasom do abdomem deve de ser gazes
Causas da dor no lado direito das costas - 4 tipos e 18 motivos