As varizes

Causas das varizes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Causas das varizes

As varizes não são apenas antiestéticas, esta dilatação das veias também pode ter consequências para a saúde das pessoas que sofrem delas. Por isso, é muito importante prevenir as varizes, apesar de existirem alguns fatores de risco que são impossíveis de evitar. Desta forma, existem algumas formas de evitar o aparecimento das varizes seguindo determinados hábitos ou evitando certas ações, sendo necessário saber quais são as causas das varizes e os fatores que podem aumentar a probabilidade de aparecimento das mesmas, principalmente nas pernas.

Também lhe pode interessar: Como tratar as varizes

Índice

  1. Por que as varizes aparecem?
  2. Causas das varizes: genética
  3. Causas das varizes: passar muito tempo de pé
  4. Causas das varizes: idade e sexo
  5. Causas das varizes: excesso de peso ou obesidade
  6. Causas das varizes: gravidez
  7. Como prevenir e tratar as varizes

Por que as varizes aparecem?

As varizes aparecem quando as veias se dilatam devido à acumulação anormal de sangue, devido ao debilitamento de umas válvulas que as veias possuem e que impedem o retorno correto do sangue ao coração.

Apesar de ser normal pensar no aparecimento das varizes nas pernas - principalmente das mulheres - a verdade é que este problema também pode acontecer em varizes esofágicas, anais, que são conhecidas normalmente como hemorroidas ou testiculares, que causam a varicocele.

Causas das varizes: genética

Quem possui antecedentes familiares de problemas com varizes tem mais probabilidades de desenvolvê-las também. Deste modo, o aparecimento de varizes tem um forte componente genético pois também é conhecido como agenesia valvular, referente à falta de válvulas no interior das veias ou ao fato de serem defeituosas.

Causas das varizes: passar muito tempo de pé

Um dos fatores de risco das varizes que aumenta o aparecimento deste problema venoso é o fato de passar muito tempo de pé. Ao ficar nesta posição, as veias têm que superar a força da gravidade para devolver o sangue ao coração, sendo comum que os ductos venosos acumulem sangue e, portanto, se dilatem.

Saiba que ficar muito tempo sentado com as pernas cruzadas ou deitadas também pode ser a causa das varizes, pois ao manter uma mesma posição durante um longo período de tempo as veias são obrigadas a trabalhar mais.

Causas das varizes: idade e sexo

À medida que os anos passam, as veias vão se debilitando e, portanto, podem deixar de funcionar corretamente. Deste modo, as pessoas mais velhas correm um risco maior de sofrer deste problema venoso, assim como as mulheres que costumam ter mais probabilidade de sofrer varizes devido, em grande parte, às mudanças hormonais produzidas durante suas vidas: puberdade, menopausa, gravidez, anticoncepcionais orais, etc.

Causas das varizes: excesso de peso ou obesidade

Do mesmo modo, as pessoas com excesso de peso ou obesidade contam com maiores probabilidades de que suas veias dilatem, já que o excesso de peso aumenta a quantidade de sangue que chega às pernas e que deve voltar pelas veias. Deste modo, os vasos sanguíneos devem fazer um esforço extra e, portanto, se debilitam antes.

Causas das varizes: gravidez

Além disso, o aparecimento de varizes é comum em mulheres grávidas, pois acontecem diversos fatores de risco que aumentam a possibilidade de varizes:

  • Mudanças hormonais;
  • Aumento de peso;
  • Pressão do útero sobre os grandes vasos sanguíneos.

Se este for o seu caso, você pode tomar algumas medidas para prevenir o aparecimento de varizes durante e após a gravidez. Para saber quais são, sugerimos que leia o nosso artigo sobre Como evitar as varizes na gravidez.

Como prevenir e tratar as varizes

É importante saber que para tratar este inchaço e dilatação das veias, em muitos casos é necessário recorrer à cirurgia, e nem mesmo com ela é sempre possível sua completa eliminação. Ainda assim, existem alguns métodos e conselhos que podem ajudar a prevenir as varizes, aliviar seus sintomas, reduzir ou disfarçá-las, sendo recomendável consultar nossos artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas das varizes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Causas das varizes