Aliviar a dor de garganta

Causas dos pólipos na garganta

Causas dos pólipos na garganta

Foram diagnosticados pólipos em sua garganta e não sabe as suas causas? Estas inflamações nas cordas vogais afetam uma parte significativa da população, especialmente aqueles que trabalham com a voz: cantores, palestrantes, professores, etc. Se deseja saber quais são as causas dos pólipos na garganta, não deixe de ler este artigo de umComo onde também encontrará os sintomas e tratamento dos pólipos.

Também lhe pode interessar: Sintomas dos pólipos na garganta

Índice

  1. O que são pólipos? Quais são os seus sintomas?
  2. Quais são as causas dos pólipos na garganta?
  3. Como tratar os pólipos?

O que são pólipos? Quais são os seus sintomas?

Os pólipos ou edema de Reinke são protuberâncias que aparecem em uma ou ambas as cordas vogais, com uma aparência similar à de um blister, devido à acumulação de fluído gelatinoso sob a coberta mucosa das cordas vocais.

Estas formações são benignas e não se convertem em tumores malignos. No entanto, o aparecimento de pólipos implica consequências e problemas que requerem o seu tratamento ou, inclusive, a remoção.

Quanto aos sintomas dos pólipos na garganta, podemos destacar:

  • disfonia ou afonia recorrente
  • diminuição da força vocal ou fonastenia
  • voz rouca
  • dor e desconforto na garganta
  • dificuldade ao falar
  • diminuição do tom ou escala tonal
  • fadiga na voz e mal-estar geral

Quais são as causas dos pólipos na garganta?

Os pólipos são uma inflamação crônica dos tecidos das cordas vocais produzidos por um abuso vocal ou o esforço excessivo ao falar, isto é, o uso inapropriado da voz.

Os estudos determinaram que o consumo de fumo também é um dos fatores comuns em pessoas que sofrem de pólipos ou degeneração polipoide; além disso, a maior parte dos afetados são homens.

Ainda que em menor medida, é possível que os pólipos sejam derivados do hipotireoidismo, isto é, dos níveis excessivamente baixos da glândula tireoidiana, ou ainda em pessoas com refluxo gastroesofágico.

Como tratar os pólipos?

Como dissemos, o mau uso da voz é a causa principal dos pólipos na garganta, sendo a principal solução a ginástica vocal e a reeducação da forma de utilização desta ferramenta vital. Caso contrário, à medida que passar o tempo, a situação piorará e os pólipos irão endurecendo.

Por conseguinte, as sessões com um especialista em logopedia resultarão em um dos tratamentos indispensáveis para aprender a falar corretamente e corrigir os erros que cometemos. Do mesmo modo, em função do tamanho dos pólipos, é possível que o médico determine o tratamento desta condição com medicamentos e, nos casos mais graves, pode ser indicada uma cirurgia para remover as protuberâncias das cordas vocais. Você pode obter mais informações em nosso artigo a respeito de como tratar os pólipos da garganta, e, em qualquer caso, recomendamos consultar o seu médico.

Veja também: Chiado na garganta, o que pode ser? - Principais causas

Causas dos pólipos na garganta - Como tratar os pólipos?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas dos pólipos na garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Lourdes
Artigo bom e esclrecefor. Parabens
1 de 2
Causas dos pólipos na garganta