Danos renais

Como aliviar a dor nos rins

Como aliviar a dor nos rins

A dor na parte inferior das costas pode estar relacionada, em algumas ocasiões, com algum tipo de problema nos rins. Estes órgãos são os responsáveis por filtrar as toxinas e minerais que se encontram na corrente sanguínea e é muito importante mantê-los saudáveis para que possam desempenhar a sua função com sucesso. Além de consultar um médico, se sentir dores na zona onde se encontram, pode usar alguns dos tratamentos que mostramos a você neste artigo de umComo para aliviar a dor nos rins. Preste atenção!

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a dor nos rins
Passos a seguir:
1

A dor nos rins, ou sentir dores em um ou dos dois lados das costas, pode ser consequência de diferentes fatores e doenças. Entre eles encontramos a lombalgia, as hérnias discais, a síndrome pré-menstrual ou a menstruação, a gravidez, assim como problemas que afetam diretamente a saúde destes órgãos como cálculos renais (pedras nos rins), infecções nos rins, nefrite (inflamação renal), cistos nos rins, entre outros.

É por este motivo que, perante a condição de dor persistente nos rins, acompanhada de outros sintomas, será fundamental consultar um médico de forma urgente para determinar a causa exata e iniciar o tratamento oportuno.

A seguir, mostramos alguns tratamentos naturais que podem aliviar mas que em nenhum caso devem substituir os receitados pelo médico, são apenas bons complementos.

Como aliviar a dor nos rins - Passo 1
2

Antes de mencionar os tratamentos naturais para a dor nos rins deve saber que se manter bem hidratado é fundamental para melhorar a função destes órgãos e prevenir doenças que possam comprometer a sua saúde. Tente beber 2 litros de água por dia e tomar líquidos saudáveis como sucos naturais para favorecer a expulsão de toxinas e evitar condições como os cálculos renais, mais conhecidos como pedras nos rins.

Além disso, para melhorar a sua função de filtragem do sangue e mantê-los saudáveis, aconselhamos que siga os conselhos do artigo Como cuidar dos rins.

Como aliviar a dor nos rins - Passo 2
3

Um remédio simples que pode ser de muito alívio no caso de dores nas costas é a aplicação de calor. O aquecimento melhora o fluxo sanguíneo, reduz a sensação nervosa e ajuda a acalmar os incômodos. Só terá que colocar uma almofada térmica ou um pano quente na zona dolorida e repousar por alguns minutos. Tomar um banho de água quente também pode ser uma boa opção para relaxar os músculos.

Como aliviar a dor nos rins - Passo 3
4

A camomila é uma planta com muitos benefícios para a saúde e descobrimos que atua como um potente desinflamante natural, ajudando a reduzir a dor nos rins. Além disso, é um excelente remédio natural quando essas dores são causadas pela menstruação.

Pode tomar uma ou duas xícaras de chá de camomila por dia ou usar através da aplicação de cataplasmas. Para isso, ferva 4 colheres de sopa de camomila em 1/2 litro de água durante 5 minutos, deixe repousar e mergulhe nela um pano ou toalha. Coloque sobre a área dolorida e deixe atuar por alguns minutos.

Como aliviar a dor nos rins - Passo 4
5

Outra entre as melhores plantas para a saúde dos rins é o dente-de-leão. Tem propriedades diuréticas e depurativas que favorecem a sua desintoxicação, sendo um excelente aliado natural para prevenir e tratar as infecções e cálculos renais. A melhor forma de aproveitar as suas propriedades é preparando uma infusão fervendo uma colher de sopa da planta por cada xícara de água que adicionar durante 15 minutos. Deixe repousar e, por fim, coe e beba.

Como aliviar a dor nos rins - Passo 5
6

Entre os remédios naturais para combater os problemas nos rins destaca-se o suco de mirtilo. Foi comprovado que estes pequenos frutos são excelentes para combater a cistite, cálculos nos rins, infecções, e para favorecer a expulsão de líquidos e toxinas. É uma fruta que traz grandes benefícios e aconselhamos você a consultar o artigo Quais são os benefícios dos mirtilos para ficar a saber de todos eles.

Como aliviar a dor nos rins - Passo 6
7

Para reduzir a inflamação e combater as dores nos rins também pode ser uma magnífica alternativa realizar massagens suaves com alguns óleos naturais. Existem óleos com propriedades desinflamantes e calmantes, que aplicados de forma tópica podem ser de grande ajuda. Recomendamos fazer uma massagem suave na área afetada aplicando algumas gotas de óleo como o de tomilho, zimbro, alecrim, eucalipto ou camomila. Esfregue circularmente até que a pele absorva o produto por completo.

Como aliviar a dor nos rins - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor nos rins, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lilian
Olá UmComo adorei sua matéria Parabens!
1 de 8
Como aliviar a dor nos rins