Dor no tornozelo

Como aliviar dor no tornozelo

Pés Sem Dor
Por Pés Sem Dor. Atualizado: 10 dezembro 2019
Como aliviar dor no tornozelo
Imagem: taktos.com.br

O tornozelo é uma estrutura formada por ossos, ligamentos, músculos e tendões, suficientemente forte para suportar o nosso peso, no entanto é propensa a lesões e dor. A dor no tornozelo tem diversas causas, sendo que entorse, fratura, lesão nos ligamentos ou tendões, artrite reumatoide, osteoartrite, gota e infecção nas articulações do tornozelo estão entre as causas mais comuns. Esta dor deverá ser sempre avaliada pelo seu médico, mas enquanto isso em umComo vamos mostrar-lhe como aliviar dor no tornozelo.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor de um esporão
Passos a seguir:
1

No caso de sentir dor no tornozelo é muito importante consultar sempre o seu médico, especialmente se essa dor ocorrer após um acidente, pois pode se tratar de uma fratura. Enquanto isso, existem alguns tratamentos naturais que poderá realizar para conseguir aliviar a dor no tornozelo e também diminuir o inchaço, caso apresente.

2

Primeiro que tudo você deve repousar o máximo que conseguir, para tirar o peso dos seus pés e tornozelos. Deite-se com o tornozelo mais elevado que o coração para acalmar aquela dor latejante e conseguir aliviar a dor no tornozelo. Para elevar o tornozelo, utilize um objeto macio como duas almofadas.

Como aliviar dor no tornozelo - Passo 2
Imagem: pmaminded.com
3

Para evitar colocar muito peso sobre o tornozelo e conseguir aliviar a dor, use uma atadura ou uma muleta ou bengala. Isto é muito importante para evitar fazer peso sobre o tornozelo lesionado e conseguir recuperar mais rapidamente.

Como aliviar dor no tornozelo - Passo 3
Imagem: ultraice.ru
4

Outra forma de aliviar a dor no tornozelo é aplicando gelo. Coloque sempre um pano entre a pele e o gelo e nunca aplique o gelo diretamente sobre a pele. Faça gelo durante cerca 10-15 minutos a cada hora, durante o primeiro dia em que sentir a dor no tornozelo. A partir daí, já poderá aplicar gelo a cada 4 horas. Caso tenha o tornozelo inchado, o gelo vai ajudar a diminuir esse inchaço e também a dor.

Como aliviar dor no tornozelo - Passo 4
Imagem: sportlavit.nl
5

O banho de contraste é um tratamento caseiro que você poderá fazer caso o seu tornozelo esteja inchado. Este banho consiste em alternar o calor e o frio, de forma a aumentar a circulação sanguínea e a diminuir o inchaço.

Para fazer o banho de contraste, coloque em uma bacia água quente e em outra água gelada (pode mesmo colocar alguns cubos de gelo). Não é necessário que a água esteja muito quente, até porque isso poderia ser prejudicial podendo causar uma queimadura. Aqueça a água até uma temperatura que aguente. De seguida, coloque o tornozelo afetado na bacia de água quente por cerca de 3-4 minutos e, logo de seguida coloque na bacia de água fria por 1-2 minutos.

O banho de contraste é contra-indicado a pessoas que sofram de má circulação sanguínea, varizes, caso exista uma ferida na pele ou esta esteja demasiado sensível.

6

Massagear a área afetada também pode ajudar a aliviar a dor no tornozelo. Faça uma massagem na zona dolorida, mas sem exercer demasiada força até ao ponto de ficar a doer mais. Para além da massagem, também pode girar o pé de um lado para o outro. Isto vai ajudar a relaxar os músculos que rodeiam a zona dolorida e consequentemente aliviar a dor no tornozelo.

7

Para aliviar a dor no tornozelo você também poderá tomar Ibuprofeno, um medicamento indicado para o alívio da dor leve a moderada. No entanto, nunca deverá tomar sem antes falar com o seu médico ou farmacêutico.

8

Após a dor e o inchaço no tornozelo desaparecerem, esse tornozelo vai ficar sempre mais frágil e menos estável do que o outro. Por isso, você vai necessitar de realizar exercícios para o fortalecer e prevenir outra lesão no futuro. Estes exercícios deverão ser indicados pelo seu médico ou fisioterapeuta.

9

Para prevenir lesões no tornozelo, também é importante que utilize calçado no tamanho indicado para si. E quando for realizar alguma atividade física, deverá usar um calçado adequado a essa prática e também consoante o seu tipo de pisada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar dor no tornozelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • É muito importante que repouse o máximo que conseguir e evite esforçar o tornozelo, assim conseguirá uma recuperação mais rápida.
  • Caso a dor no tornozelo persista ou piore, consulte de imediato o seu médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
Joarice
Eu estou sentindo frequentemente dor no tornozelo do pé esquerdo.
jose
a minha articulação doe constantemente e esta inchando,fico com os pés em brasa o que fazer enquanto não falo com o medico.
A sua avaliação:
katia
Sinto mts dores no tornozelo, joelhos e na cabeça do fêmur. Quero dizer como se chamam "juntas".
A sua avaliação:
Mauricelia
Eu li uma materia que gengibre , alho amassado e sal marinho e bom para acabar com dores e inflamaçao e gostaria de saber se verdade.
A sua avaliação:
Sinto muita dor nos tornozelos dor continua mais não incha
Queria uma dica para fazer melhorar já fui no médico e nada de melhor só medicamentos a base de corticoide q incha muito meu corpo
A sua avaliação:
acacio
tenho dores nos 2 tornozelos fui jogar bola e comecou a dor,oq devo fazer para tirar a dor
A sua avaliação:
M,ARLENE VIEIRA
Tenho meniscúlos rompidos nos dois joelhos e sofro de dores nos dois tornozelos, como faço para tratar deses dois problemas em casa?
Maria Nascimento
Dói tornozelo e tenho pé inchado
Marlene Della Sávia Oliveira
Meu exame de rx comprovou um esporão no calcanhar,mas a dor que sinto é no tornozelo e quase não estou podendo andar.
laercio dias
Estou com muita dor no calcanhar atrás e embaixador não consigo pisar já vai pra2meses já engessar já tomei mais de 5 tipos de antiflamatorio e quando acaba a dor volta estou fazendo ondas curtas e no momento estou em crise
Imagem: taktos.com.br
Imagem: pmaminded.com
Imagem: ultraice.ru
Imagem: sportlavit.nl
1 de 4
Como aliviar dor no tornozelo