Os calores na menopausa

Como aliviar os calores na menopausa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 fevereiro 2021
Como aliviar os calores na menopausa
Imagem: globedia.com

Entre os sintomas que as mulheres experimentam durante a etapa da menopausa estão os calores ou a sudorese excessiva que podem ocorrer de forma mais acentuada à noite. Desconhece-se a causa exata que provoca estes calores, mas é normal que ocorram já que nesta etapa acontece uma diminuição de estrógeno, o que faz a temperatura corporal aumentar em grande parte. Se você está procurando soluções naturais que ajudem a aliviar os calores na menopausa, no seguinte artigo de umComo oferecemos algumas muito úteis, que também servirão para evitar que os calores apareçam com regularidade.

Também lhe pode interessar: Como perder peso na menopausa
Passos a seguir:
1

O estresse e a tensão podem agravar o sofrimento de calores durante a menopausa e fazer com que ocorram com mais frequência. É por isso que pôr em prática alguns remédios naturais para evitá-lo é uma boa opção. Assim, para aliviar os calores recomenda-se fazer técnicas de relaxamento como praticar yoga ou Pilates, realizar massagens e banhos de imersão com água morna.

Quando sofrer os calores, respire profundamente e solte o ar de forma lenta durante alguns minutos, isso ajudará a reduzir a tensão e evitar que os calores aumentem.

Como aliviar os calores na menopausa - Passo 1
Imagem: publispain.com
2

Manter-se bem hidratada e beber os líquidos suficientes ao longo do dia também é uma boa ajuda. Beba um pouco de água muito fresca quando estiver passando pelos calores para aliviá-la.

3

Não se esqueça também de se manter fresca usando roupa leve e de fibras naturais, preferivelmente para não aumentar sua temperatura corporal. Na temporada de frio, aconselhamos que você vista casacos que possa tirar com facilidade. Para combater os calores noturnos da menopausa, use ventilação da casa, deixando abertas as janelas pelo dia e usando ventiladores se necessário.

Como aliviar os calores na menopausa - Passo 3
Imagem: salud.kioskea.net
4

Há algumas ervas e alternativas naturais que são consideradas como benéficas para aliviar sintomas da menopausa, inclusive os calores e a sudorese excessiva durante esta etapa. Entre elas destacam-se:

- Infusão de sálvia

- Infusão de hamamélis

- Óleo de onagra

- Azeite de linhaça

Como aliviar os calores na menopausa - Passo 4
Imagem: canal44.com
5

Cuidar da alimentação e evitar levar uma vida sedentária são hábitos saudáveis que ajudarão você a combater os calores na menopausa. Sobretudo, aconselha-se jantares leves e uma dieta mediterrânea em que não faltem ingredientes como as verduras, os legumes, as frutas, o peixe, os cereais e o azeite de oliva.

6

Demonstrou-se que a soja é um alimento excelente para reduzir a intensidade e a frequência dos calores na menopausa. Por isso, não hesite em adicionar à sua dieta este ingrediente em qualquer de suas apresentações, seja através de iogurtes de soja, leite de soja, farinha de soja, sementes de soja, etc. Convidamos você para consultar o artigo Como cozinhar a soja e ver diferentes opções.

Como aliviar os calores na menopausa - Passo 6
Imagem: muyinteresante.es
7

Não perca o artigo Como tratar os sintomas da menopausa com remédios caseiros e melhore seu bem-estar e qualidade de vida nesta etapa tão particular da mulher.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar os calores na menopausa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Eva batista de almeida
Gostei muito desta matéria,pois sei que vai mi ajudar muito pois tenho 59 anos e ainda sofro com calores .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eva, que bom saber isso! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Imagem: globedia.com
Imagem: publispain.com
Imagem: salud.kioskea.net
Imagem: canal44.com
Imagem: muyinteresante.es
1 de 5
Como aliviar os calores na menopausa