Conselhos para a gravidez

Como aliviar os enjoos na gravidez

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 10 março 2021
Como aliviar os enjoos na gravidez
Imagem: artemisfisio.blogspot.pt

A gestação é uma das fases mais bonitas na vida de uma mulher, mas infelizmente pode trazer consigo alguns sintomas indesejados. Um dos sintomas mais comuns e frequentes entre mulheres grávidas é o enjoo durante, principalmente, o primeiro trimestre da gravidez, podendo em alguns casos se prolongar um pouco mais. Os enjoos matinais são os mais comuns, mas a verdade é que o enjoo pode ocorrer em qualquer altura do dia seja à tarde ou à noite. A maioria das mulheres sente enjoo durante a gravidez, mas a gravidade depende de pessoa para pessoa. Felizmente, existem algumas dicas que podem ajudar você a minimizar os enjoos nesta fase. Neste artigo de umComo vamos lhe explicar como aliviar o enjoo na gravidez.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a prisão de ventre na gravidez
Passos a seguir:
1

Evite passar muitas horas de estômago vazio, deve comer de três em três horas. Este não é apenas um hábito saudável, como também ajuda a não cometer exageros nas refeições. Assim, ao comermos pouco mas muitas vezes ao dia, o nosso estômago tem menos comida para digerir. Ao contrário do que acontece quando temos o estômago cheio, o processo de digestão é mais lento o que pode levar ao enjoo.

Como aliviar os enjoos na gravidez - Passo 1
Imagem: revistacrescer.globo.com
2

Tenha sempre no seu criado mudo biscoitos de água e sal, para comer antes de se levantar. Ao fazê-lo poderá conseguir evitar aquele enjoo matinal, pois o estômago vazio pode ser uma das causas. Por isso, antes de se levantar coma alguns biscoitos, espere uns minutos e depois já se pode levantar.

Como aliviar os enjoos na gravidez - Passo 2
Imagem: minilua.com
3

Evite alimentos gordurosos ou picantes, frituras e açúcares pois demoram mais tempo para digerir e podem causar enjoo. Prefira alimentos cozidos, grelhados ou assados.

4

Leve sempre consigo um rebuçado de menta ou de qualquer outro sabor que goste. Chupar um rebuçado ou outro doce pode ajudar a minimizar o enjoo.

5

Os odores da comida são os principais causadores do enjoo, por isso evite locais com cheiros a comida muitos fortes como a cozinha e restaurantes.

Como aliviar os enjoos na gravidez - Passo 5
Imagem: blog.astonishingskincare.com
6

Evite consumir os alimentos demasiado quentes, pois quanto mais quentes estiverem mais cheiro exalam. Por isso, comidas e bebidas à temperatura ambiente ou mais frias têm mais chances de ficarem no seu estômago sem virem parar cá fora.

7

O limão pode ser o seu melhor aliado na hora das náuseas e enjoos. Quando se sentir enjoada, corte um limão ao meio e cheire-o. Outra opção é adicionar rodelas de limão à água com gás ou beber chá gelado de limão.

Como aliviar os enjoos na gravidez - Passo 7
Imagem: dietaemagrecerrapido.com
8

Ainda que principalmente durante esta fase seja fundamental se manter sempre hidratada, deve evitar ingerir líquidos durante as refeições para evitar o enjoo. Evite também caldos e molhos, pois caso contrário estará a dificultar ainda mais a digestão.

9

Fazer exercício físico durante a gravidez não beneficiará apenas a sua saúde como a do seu bebê. Para além disso, praticar atividades físicas favorece o processo de digestão. Uma simples caminhada já a poderá ajudar bastante a combater os enjoos.

Como aliviar os enjoos na gravidez - Passo 9
Imagem: mundoboaforma.com.br
10

Pergunte para seu médico por um suplemento vitamínico para tomar junto com as refeições, em algumas mamães isso parece reduzir os enjoos.

11

Agora que já sabe estas dicas, relaxe, desfrute desta maravilhosa etapa da sua vida e vá preparando a sua mala de maternidade para ter tudo pronto para o grande dia!

Veja também: Vomitar tudo o que come, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar os enjoos na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: artemisfisio.blogspot.pt
Imagem: revistacrescer.globo.com
Imagem: minilua.com
Imagem: blog.astonishingskincare.com
Imagem: dietaemagrecerrapido.com
Imagem: mundoboaforma.com.br
1 de 6
Como aliviar os enjoos na gravidez