Inchaço dos pés

Como aliviar os pés inchados na gravidez

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como aliviar os pés inchados na gravidez
Imagem: medicalpress.es

O inchaço dos pés é um problema muito comum que as grávidas sofrem, que costuma se agravar durante as últimas semanas de gestação e aparece devido a uma acumulação excessiva de líquidos nos tecidos. Esta condição recebe o nome de edema e devido ao aumento do volume de sangue na gravidez, ocorre uma retenção de líquidos que acaba originando o inchaço desta parte do corpo, bem como dos tornozelos e das mãos. No seguinte artigo de umComo mostramos as soluções mais eficientes para aliviar os pés inchados na gravidez, tome nota!

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para os pés inchados
Passos a seguir:
1

Primeiro é conveniente esclarecer que o inchaço nos pés e tornozelos durante a gravidez é uma condição habitual e que não tem que afetar a saúde do bebê. No entanto, converte-se em um sintoma preocupante e de consulta médica obrigatória quando o inchaço for muito grave, excessivo e doloroso ou se manifesta em outras partes do corpo como o rosto ou os olhos. Perante isso, não se esqueça de visitar seu médico para descartar possíveis problemas de saúde mais graves.

2

Na tarefa de aliviar os pés inchados na gravidez, mantê-los elevados enquanto estiver descansando ou dormindo ajudará a reduzir a inflamação já que esta posição favorece a circulação do sangue. Dessa forma, se você trabalha sentada, tente utilizar um banco para apoiá-los e evite cruzar as pernas ou ficar muito tempo na mesma posição. O ideal é que estique as pernas com frequência e caminhe um pouco de 20 em 20 minutos aproximadamente.

Como aliviar os pés inchados na gravidez - Passo 2
Imagem: bellezaslatinas.com
3

Evite levar uma vida sedentária e realize exercício moderado para ativar a circulação e reduzir o inchaço dos pés. Caminhar diariamente, fazer natação, ioga ou atividades de baixo impacto como aquafitness são muito benéficos para sua saúde e para o bebê. Também ajuda a se manter em boa forma, se sentir menos cansada e favorece seu sistema cardiovascular.

Como aliviar os pés inchados na gravidez - Passo 3
Imagem: crecerfeliz.es
4

Uma alimentação saudável que ajude você a se manter dentro dos limites de peso adequados e beber muita água é fundamental. O consumo de pelo menos 8 copos de água diários permitirá controlar a retenção de líquidos e, portanto, diminuirá o inchaço de pés e tornozelos. Consulte o artigo Como evitar a retenção de líquidos na gravidez para mais detalhes.

Como aliviar os pés inchados na gravidez - Passo 4
Imagem: digital.medioseusa.es
5

Para aliviar os pés inchados, é imprescindível também usar um calçado apropriado que reduza as possibilidades de sofrer outras lesões musculares já que durante a gravidez tanto os músculos como os ligamentos amolecem e estão mais fracos. Escolha um calçado que seja largo, que não aperte o pé e que lhe proporcione um bom suporte. Evite o uso de meia três quartos ou meias que apertem as pernas, pois pioram a circulação do fluxo sanguíneo.

Como aliviar os pés inchados na gravidez - Passo 5
Imagem: clinovapodologia.wordpress.com
6

Uma boa solução natural para reduzir o inchaço e as doenças que este provoca, é realizar diariamente banhos de pés quentes ou frios. Encha um recipiente com água quente ou fria, coloque um pouco de sal gordo, mergulhe os pés durante aproximadamente 15 minutos e massageie-os através de movimentos suaves e circulares. Se não pode fazê-lo você mesma, peça a alguém que ajude você nesta tarefa.

Como aliviar os pés inchados na gravidez - Passo 6
Imagem: mickelzen.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar os pés inchados na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: medicalpress.es
Imagem: bellezaslatinas.com
Imagem: crecerfeliz.es
Imagem: digital.medioseusa.es
Imagem: clinovapodologia.wordpress.com
Imagem: mickelzen.com
1 de 6
Como aliviar os pés inchados na gravidez