Queimadura de água-viva

Como atuar perante uma picada de medusa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 30 outubro 2017
Como atuar perante uma picada de medusa

No verão, as picadas de medusa são muito frequentes, especialmente nas praias de águas mais quentes. Estes animais, ao verem-se atacados por algum perigo, através dos seus tentáculos soltam um veneno que, quando entra em contato com a nossa pele, gera uma reação de ardor. A sensação de dor é muito parecida à de uma queimadura. Surge uma erupção cutânea na zona afetada que provoca prurido e ardor, ainda que a reação possa variar de pessoa para pessoa. Caso sofra uma picada de medusa, deve tomar medidas para acalmar a dor e evitar complicações. Podemos ir ao posto de vigilância ou primeiros-socorros da praia, mas, se não houver nenhum, devemos saber o que fazer. Com este artigo da umComo.com.br, ficará a saber como atuar perante uma picada de medusa.

Vai precisar de:
  • Água salgada
  • Gelo
  • Antissético
  • Pinças ou luvas
Também lhe pode interessar: Picada de peixe-aranha, o que fazer?
Passos a seguir:
1

O primeiro a fazer caso sofra uma picada de medusa, é sair da água.

2

Não esfregue nem coce a zona afetada com toalhas ou outras peças de roupa.

3

Retire da pele os restos de tentáculo.

4

Lave a ferida na mesma água salgada. Nunca utilize água doce, já que ativa as células e aumenta a quantidade de toxina injetada.

5

Encha um saco de plástico com gelo e aplique o mais rapidamente possível, durante cerca de cinco minutos, sobre a zona da picada. Nunca deverá colocar o gelo diretamente sobre a pele.

6

Se o ardor continuar, deve aplicar novamente o frio , durante mais cinco minutos.

7

Para evitar a infeção da ferida, aconselhamos-lhe que aplique um antissético sobre a pele (álcool iodado) três ou quatro vezes por dia, durante 48-76 horas.

8

Tome estas medidas o mais rapidamente possível. Se as dores continuarem, ou gerarem tremores, náuseas, enjoos ou uma dor intensa, dirija-se a um centro de saúde.

Dica: Acesse também esse artigo e responda à questão: picada de peixe-aranha, o que fazer?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como atuar perante uma picada de medusa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se estiver a tomar banho no mar e vir medusas, afaste-se ou saia da água.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como atuar perante uma picada de medusa