Perturbações Neurológicas

Como aumentar os níveis de dopamina

Como aumentar os níveis de dopamina

A dopamina é um neurotransmissor e tem um papel fundamental no controlo das funções mentais e motoras, como a regulação da atenção, do estado de ânimo, a memória, a aprendizagem e o movimento. Quando os níveis normais de dopamina estão presentes, uma pessoa pode sentir prazer, apego, amor, altruísmo, e é possível a integração de pensamentos e sentimentos. Recompensas de sexo, dinheiro, comida e trabalho motivam os humanos, mas quando a dopamina é baixa, são menos propensos a experimentarem a felicidade de alguns destes "prêmios". Os níveis baixos de dopamina resultam na falta de prazer e remorsos, incapacidade de sentir amor e apego, e uma diminuição da memória, atenção, concentração e resolução de problemas.

Também lhe pode interessar: Como tratar o mal de Parkinson
Passos a seguir:
1

Mude a sua dieta para aumentar os seus níveis de dopamina. Coma alimentos ricos em tirosina, como os abacates, as amêndoas, os produtos láteos, feijão, abóboras e sementes de gergelim. As frutas e as verduras são ricas em antioxidantes e ajudam a proteger os neurotransmissores. As maçãs, as beterrabas, melancia e vegetais de folhas verdes são os blocos de construção da dopamina. Não como alimentos que contenham altas quantidades de colesterol, gorduras saturadas, açúcar e aqueles alimentos refinados, uma vez que interferem com o funcionamento do seu cérebro e podem fazer com que os níveis de dopamina caiam. Evite a cafeína, uma vez que apenas aumenta o seu estado de ânimo de forma temporária, o que resulta em níveis de dopamina mais baixos de que anteriormente.

2

Tome um suplemento. A dieta por si só não lhe proporcionará a capacidade de construir suficientes neurotransmissores como a dopamina, em níveis elevados, e torna-se impossível para o cérebro produzir os níveis necessários. Suplementos simples como a vitamina C e a vitamina E, e outros suplementos antioxidantes complementam uma dieta saudável e ajudam a aumentar os níveis de dopamina. Suplementos de dopamina aumentam os seus níveis de dopamina com poucos efeitos secundários. Experimente um suplemento como o Balance D da Neuroscience, Brain Energy da Douglas Labs ou a Dopa Max Dopamine.

3

Faça exercício. Os níveis de transmissores, incluindo a dopamina, aumentam após o exercício vigoroso, o que ajuda a aumentar a sensação de calma e a capacidade de concentração.

4

Medite. A meditação aumenta a libertação de dopamina. O ioga também tem alguns movimentos que ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Junto com o aumento do sangue vem o oxigênio e glicose, que são os componentes básicos dos neurotransmissores, como é o caso da dopamina.

5

De qualquer forma consulte o seu médico sobre os tratamentos adequados para melhoras e aumentar os níveis de dopamina.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar os níveis de dopamina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Fale com o seu médico se sente que lhe falta dopamina.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
Elisacosta
Tenho um esposo que sempre esqueci tudo mas ele só tem 48 anos e teve o pai que faleceu de Parkinson e sempre que ele acorda da pra sentir o cheiro muito forte tem um odor e não sei o que fazer pra converser ir ao médico e tudo indica que ele está a desenvolver o Parkinson o que eu faço
Suellen
Quais as causas de baixa da pressão arterial ??
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Suellen, nesse link poderá encontrar quais as causas da pressão arterial baixa: http://saude.umcomo.com.br/articulo/porque-motivo-a-pressao-arterial-cai-3117.html Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Maura
O consumo de maconha pode estar relacionado com baixa dopamina no organismo?
Paulo Mello
Gostaria de dicas para suplementar: Dopamina e serotonina
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Paulo, aqui poderá encontrar mais informar sobre a serotonina: http://www.umcomo.com.br/search/index/cat/10418/q/serotonina
Sônia Fonseca
Sofro muito com depressão ,já tomei diversos antidepressivos, mas a melhora e por pouco tempo , logo volta os sintomas. Falta de animo,cansaço físico, falta de apetite sexual, alta estima baixa, etc....Tomo bupropiona no início tive uma boa melhora, mas depois tudo voltou,agora aumentou a doce p 2 x ao dia. Mas estar causando vários efeito colaterais o que posso fazer p melhorar.
Sandra
Sônia, também sofro desse problema, depressão, tomo Wellbutrin (450 mg/dia), como você está agora?
PIETRO
Aminoácidos cerebrais precursores de serotonina e dopamina:
SEROTONINA: Forma mais básica, menor concentração=1) L-triptofano(Pode ser tomado até 6.000mg(6g)/dia; =2) 5-HTP(5-Hidroxitriptofano: Forma mais concentrada(De 100 à 300mg/dia);

DOPAMINA: L-teanina(Até 300mg/dia ;

Obs: Praticar exercícios físicos, a fim de aumentar, além destes neurormônios/neuropeptídeos, endorfinas, e promover o correto funcionamento das vísceras, como Pâncreas, intestinos e fígado, e mais, a oxigenação, por aumento sudável da pressão arterial(Hematose).
maria
A Quetiapina (Seroquel) pode causar a sindrome das pernas inquietas.
Anônimo
Qual médico devo ir para analisar falta de dopamina e ele receitar algum medicamento se for o caso?
nair bravo
" Achei muito importante esse artigo, foi de grande valia. Por favor alguns medicamentos pode diminuir este hormônio , como medicamentos, para lúpus, artrose, pa . Sim ou não?. Obrigada
Carlos
Há um antidepressivo chamado (sulpirida) que eleva os níveis de dopamina D2 em algumas areas do cérebro... eu mesmo já tomei e meu humor aumentou drasticamente!!! procure um médico e comente com ele sobre o remédio... bjs
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Carlos, obrigada pelo seu depoimento :) Continue a visitar-nos!
RODRIGO LOPES GONÇALEZ
Falta de apetite sexual, receio, medo de rejeição e sentimento de opressão.. este é o meu quadro atual, e ja tive diminuição de dopamina.. o que fazer? Abraços, Rodrigo
Ma
Por favor, onde posso encontrar esses suplementos no Brasil? estou procurando e não estou encontrando de forma alguma. Desde já obrigada.
PIETRO
Acho que já encontrou, contudo:Manipulação e Mercado Livre.
Giovanni
Só uma correção! A cafeína neutraliza a ação da adenosina que é uma molécula que entre muitas outras funções regula/controla os níveis de alguns neurotransmissores como a dopamina e a noradrenalina. Ao neutralizar a ação da adenosina vai fazer com haja mais dopamina e noradrenalina disponível nas sinapses, que são os espaço/canais de comunicação entre os neurónios. Ou seja o café estimula e recapta a dopamina!!!!
Sara
Gabriel obrigada pelo seu comentário :)
gabriel matos
Muito Bom!!!!!LIKE....!!!
Sara
Antonio muito obrigada pelo comentário :)
Como aumentar os níveis de dopamina