Níveis anormais de glicose no sangue

Como aumentar os níveis de glicose no sangue

Como aumentar os níveis de glicose no sangue

A glicemia ou açúcar no sangue deve ter determinados valores para que seja saudável. O normal é ter de 80 a 120 mg/dl. Quando se tem mais de 120 mg/dl o corpo tolera melhor do que quando baixa de 80 mg/dl, este estado chama-se hipoglicemia, que provoca uma descompensação rápida do organismo. Em umComo vamos explicar-lhe como aumentar os níveis de glicose no sangue.

Também lhe pode interessar: Quais as consequências da hipoglicemia

Passos a seguir:

1

A primeira coisa a fazer é conhecer os valores da glicemia. Para isso realizamos um teste de glicemia com um glicosímetro. Se não dispusermos de um, podemos ir à farmácia mais próxima e pedir que nos façam um exame de açúcar. Demora um minuto para ser realizado, aplica-se apenas uma leve espetada no lado da gema de qualquer dedo da mão e deixa-se cair a gota de sangue resultante em uma tira reativa previamente introduzida no glicosímetro. Quando os níveis forem inferiores a 80 mg/dl deverá ser aumentado o nível de glicemia.

Como aumentar os níveis de glicose no sangue - Passo 1
2

Para aumentar os níveis de glicose no sangue o mais rápido é dar açúcar diluído em água ou em suco. Um refresco com açúcar também é muito eficiente. Se não se dispuser de nada disto, qualquer fruta ou bala pode ajudar a elevar os níveis de glicemia.

Quando a hipoglicemia é muito acentuada, a menos de 40 mg/dl, a pessoa pode sofrer uma queda do nível de consciência, neste caso a primeira coisa a fazer é pedir ajuda profissional e tentar introduzir um torrão de açúcar embaixo da língua, com cuidado para que não engasgue.

3

Quando se têm valores baixos de glicemia é importante não realizar exercício porque pode piorar a situação. Só quando tenham sido normalizados os níveis pode-se voltar a fazer exercício, sempre levando algo com açúcar caso se seja propenso a sofrer de hipoglicemias.

4

Quando a hipoglicemia não reverter com a alimentação, será preciso procurar o serviço de urgências mais próximo para que seja administrado um soro glicosado via intravenosa.

Se isto continuar sem funcionar, será injetado um medicamento chamado glucagon via intramuscular. O glucagon está presente no nosso corpo em forma de hormônio hiperglicemiante. Sua função é a oposta à da insulina, extrai a glicose armazenada no fígado e nos músculos para liberá-la na corrente sanguínea e assim elevar os níveis de glicose no sangue.

Como aumentar os níveis de glicose no sangue - Passo 4
Imagem: guioteca.com
5

Caso você procure como reduzir o nível de glicose no sangue, deverá consultar este outro artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar os níveis de glicose no sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
maria aparecida monteiro
acordo com a glicemia em nível de 80 a 86 todos os dias, tomo suco de couve com uma maça, como uma fatia de pão integral com ricota ou 1 fatia de queijo mussarela e 1/2 copo de suco de uva integral , depois como 1 banana amassada com aveia em flocos. Só que depois de uma hora começo a me sentir mal, com tonturas e vou medir está baixa, hoje por exemplo estava e 56..... já fiz exames não tenho diabetes mas tomo alprazolan 0,25 pois tenho muita ansiedade e panico, e tenho 66 anos o que devo fazer.....pois se tomo agua com açucar fico muito mal, não gosto de açucar só consigo aumentar a glicemia depois de tomar uma xícara de caldo de feijão.....por favor me ajudem,,,,,,abrigada pela atenção.....
Luan Moura
Meu filho tem 13 anos e clicemia está baixa o que devo fazer
leila cristina pinheiro
no meu ultimo exame minha glicose deu 63 sendo q o minimo e70,devo me preocupar?injerir alguns alimentos doces ma nao almentou .o q faço?
Imagem: guioteca.com
1 de 3
Como aumentar os níveis de glicose no sangue