Hemoglobina

Como baixar a hemoglobina

Como baixar a hemoglobina
Imagem: rdnattural.es

A hemoglobina, que dá ao nosso sangue sua cor vermelha, é uma proteína que se encontra presente nos glóbulos vermelhos. É a responsável por transportar o oxigênio aos nossos tecidos, pelo que contar com bons níveis será fundamental para garantir a saúde do nosso corpo. No entanto, determinadas condições podem fazer com que ela aumente, indicando possíveis problemas aos que é importante ficar atento. Sua hemoglobina está alta? Em umComo.com.br damos a você alguns conselhos para descobrir como baixar a hemoglobina e melhorar sua saúde.

Passos a seguir:
1

Os valores normais da hemoglobina, que podem variar levemente de um laboratório para outro, costumam rondar esta referência:

  • Em homens: de 13 a 18 g/dL (gramas por decilitro)
  • Em mulheres: de 12 a 16 g/dL (gramas por decilitro)

Se depois de uma análise de sangue seus valores de hemoglobina forem muito altos, é importante consultar um hematologista para encontrar a causa desta condição.

2

As causas mais comuns pelas quais a hemoglobina fica alta são:

  • Desidratação significativa;
  • Eritrocitose ou excesso de glóbulos vermelhos no sangue;
  • Hipóxia ou baixos níveis de oxigênio no sangue, costuma ocorrer em condições de elevada altitude;
  • Cardiopatias congênitas;
  • Fibrose pulmonar.
3

Dependendo da causa que propicie a subida da hemoglobina, existirá um tratamento específico para cada condição, no entanto, algumas medidas genéricas poderiam ajudar você a baixar a hemoglobina e a melhorar seu estado de saúde.

Comece revisando sua ingestão de água diária, pois um consumo baixo de líquido pode levar a uma desidratação, o que elevará os níveis de hemoglobina no sangue. Neste caso, é importante tomar as medidas necessárias para beber mais água diariamente e nutrir seu corpo com este líquido vital.

4

Se você se mudou recentemente para uma zona com maior altitude é possível que seus níveis de hemoglobina aumentem, pois a altitude produz níveis baixos de oxigênio no sangue. Nestes casos, consulte o seu médico a respeito dos tratamentos oportunos ou avalie a possibilidade de se mudar para uma zona com menos altitude.

5

Fumar, especialmente no caso de quem consome um grande número de cigarros por dia, diminui os níveis de oxigênio no sangue, podendo produzir um aumento da hemoglobina. Você deve abandonar este hábito caso sua hemoglobina esteja alta.

6

Sempre que após um exame seus níveis de hemoglobina, ou de qualquer outro valor encontrarem-se por acima ou abaixo do normal, será importante consultar um hematologista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar a hemoglobina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Evanill
Como baixar a hemoglobina
A sua avaliação:
vanderlei regino de almeida
minha hemoglobina tá alta ,fui doar sangue ,ai fizeram o exame de sangue deu 18,10.
francisca constancia dos santos
como baixar hemoglobina clicada com remedio natural
Imagem: rdnattural.es
Como baixar a hemoglobina