O ácido úrico

Como baixar o ácido úrico

Como baixar o ácido úrico
Imagem: revitale.com.br

O ácido úrico é uma substância química gerada no nosso próprio organismo quando se decompõem as purinas, umas substâncias que encontramos em determinados alimentos e bebidas. Assim, ter o ácido úrico alto terá consequências negativas para a nossa saúde e, portanto, deveremos controlá-lo e reduzir os níveis elevados. Neste artigo de umComo, explicamos com detalhe como baixar o ácido úrico.

Também lhe pode interessar: Que alimentos aumentam o ácido úrico
Passos a seguir:
1

Antes de mais nada, é necessário explicar com exatidão a que nos referimos ao falar do ácido úrico, para que não fique nenhuma dúvida. Trata-se de uma substância que o organismo humano cria ao decompor umas substâncias chamadas de purinas. A maior parte do ácido úrico dissolve-se no sangue e viaja até aos rins, onde se elimina através da urina. Encontrará mais informação no nosso artigo O que é o ácido úrico.

Como baixar o ácido úrico - Passo 1
2

Desta forma, vemos como este químico em si mesmo não é um problema, mas quando o corpo produz demasiado ácido úrico ou não elimina o suficiente é quando pode gerar consequências negativas. Por isso, será necessário tomar as medidas apropriadas para manter os níveis de ácido úrico dentro dos valores considerados normais, que são:

  • Homens: de 3,4 a 7,0 mg/dl
  • Mulheres: de 2,4 a 5,7 mg/dl

Pode obter mais informação no artigo que dedicamos exclusivamente a isso: Qual é o nível normal de ácido úrico.

Como baixar o ácido úrico - Passo 2
3

Desta forma, será fundamental beber muita água para assim reduzir o ácido úrico, já que é através da urina que eliminamos esta toxina do nosso corpo. Por isso, devemos ingerir pelo menos um litro e meio de água, juntamente com outros líquidos como sucos e bebidas não carbonatadas que facilitem a expulsão desta substância.

Como baixar o ácido úrico - Passo 3
4

A alimentação será um dos pontos chave na hora de baixar os níveis de ácido úrico ou evitar que subam, visto que determinados produtos ricos em purinas provocam que esta substância aumente. Entre os mais comuns encontramos:

  • Carnes vermelhas;
  • Embutidos;
  • Marisco;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Bebidas com gás.

Deste modo, é fundamental conhecer todos os alimentos que aumentam os níveis de ácido úrico e os alimentos ricos em purinas para evitar assim o seu consumo.

Como baixar o ácido úrico - Passo 4
5

Pelo contrário, existem também alguns alimentos que ajudarão a baixar o ácido úrico naturalmente e melhorar assim esta condição. Uns bons exemplos são as alcachofras ou a cebola que, além de as incorporar na dieta, pode aproveitar para as preparar fervidas e tomar também o caldo resultante.

Deste modo, queremos que conheça ao detalhe toda a informação e, para isso poderá consultar os seguintes artigos:

Como baixar o ácido úrico - Passo 5
6

Embora todas estas recomendações possam ser bastante úteis para baixar o ácido úrico e evitar a formação de cristais de urato nas suas articulações, a verdade é que deverá recorrer sempre ao seu médico para que realize o diagnóstico apropriado. Em alguns casos é necessário fazer um tratamento médico com medicamentos que ajude a manter os níveis de ácido úrico corretos.

Como baixar o ácido úrico - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar o ácido úrico, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Controle os seus níveis de ácido úrico e evite ultrapassá-los.
  • Pergunte para o seu médico a melhor forma de baixar o ácido úrico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Almira
acido urico elevado 6.0 o q fazer para baixar sinto muitas dores nos pes
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Almira! Para além das indicações acima, poderá encontrar alguns remédios caseiros para baixar o ácido úrico aqui: http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-reduzir-o-acido-urico-com-remedios-naturais-1834.html
A sua avaliação:
Antônio. Vinicius sales
Preciso saber quais alimentos que ataca o ácido úrico e quais os que fazem bem. Os mais comuns se possível
A sua avaliação:
carlos ferreira
gostaria de saber, se o ácido úrico alto pode ocasionar lombinhos pelo corpo.
WELLINGTON BERTOLI MOREIRA
MEU ACIDO A 10 COMO FAÇO
paulo
gostei muito de saber sobre o acido urico, gostaria de saber mais sobre este assunto pode alguem me ajudar
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Paulo, nesse link encontrará mais artigos sobre o ácido úrico: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=acido+urico
Imagem: revitale.com.br
1 de 7
Como baixar o ácido úrico