Distúrbios digestivos

Como comer em caso de diarreia

Como comer em caso de diarreia
Imagem: ultimasnoticiasenred.blogspot.com.es

Seja porque algo não nos caiu bem, porque temos uma bactéria como a gastroenterite ou o e-coli ou simplesmente porque contamos com uma condição que pode afetar nosso intestino, como é o caso do síndrome do intestino irritável, a diarreia é sempre um estado delicado e irritante. Normalmente, evitamos comer para não nos sentir pior, mas esquecemos que nosso corpo precisa de nutrientes para manter a energia, pelo que é importante nos alimentarmos. Se tiver dúvidas a respeito do que pode ou não comer, em umComo.com.br, explicamos-lhe como comer em caso de diarreia.

Também lhe pode interessar: O que comer em caso de refluxo
Passos a seguir:
1

Quando temos diarreia, nosso corpo não consegue digerir os alimentos corretamente, contamos com uma flora bacteriana enfraquecida e nos sentimos fisicamente mal. Entretanto, é importante introduzirmos alguns alimentos lentamente após ter passado entre 6 e 24 horas do início da diarreia,

Se você tiver diarreia, deve comer em pequenas quantidades várias vezes ao dia, mastigando sempre lentamente alimentos de preferência macios. Desta forma, seu estômago poderá processá-los mais facilmente.

2

Um prato clássico para comer quando se tem diarreia é água de arroz branco ou arroz branco empapado apenas temperado com um pouco de sal. Este alimento é muito leve para o seu estômago, mas fornecerá energia, ajudando-o a recuperar-se muito mais cedo. Se desejar, poderá acrescentar ao arroz um pouco de cenoura ralada.

Como comer em caso de diarreia - Passo 2
Imagem: semstress.com
3

Você também pode preparar um caldo leve de frango com macarrão muito fino, mas tenha em conta que:

  • Não deve ser acrescentado nenhum tipo de condimento desidratado.
  • A sopa deve conter vegetais leves, como a cenoura ou um pouco de batata.
  • Pelo menos durante as primeiras horas não é recomendável comer frango, experimente apenas o caldo com alguns vegetais.
4

Quando a diarreia tiver diminuído de intensidade, você pode experimentar comer arroz branco cozido com um pouco de frango cozido preparado de forma leve. O frango grelhado também é uma boa alternativa.

Durante a diarreia, principalmente nas primeiras horas, é fundamental manter-se hidratado, uma vez que perdemos líquido e sais minerais pelas fezes. A água e as bebidas isotônicas são recomendáveis nestes casos. Devem ser ingeridas em pequenos goles com frequência.

5

Quando estiver um pouco recuperado da diarreia, você pode adicionar à sua dieta alimentos leves, como macarrão cozido, frango cozido, peixe cozido, pão torrado, iogurte ou batatas no vapor. Espere até estar completamente recuperado para consumir carne, molhos, temperos, legumes e frutas com fibras.

6

É importante que, enquanto tiver diarreia, evite comer:

  • Vegetais e frutas ricos em fibra pois aumentam o volume das fezes, podendo aumentar a diarreia.
  • Alimentos condimentados com temperos e molhos. Os alimentos devem ser ingeridos o mais natural possível.
  • Frituras ou refeições pesadas, já que seu estômago não pode processá-las de forma adequada.
  • Lacticínios, devido ao seu conteúdo de gordura e lactose, também não são recomendáveis quando se tem diarreia.
  • Cítricos e bebidas com cafeína, já que estimulam o refluxo.
7

Se a sua diarreia é muito frequente e vem acompanhada de outros sintomas, como forte dor de estômago, vômitos ou febre, é recomendável consultar um médico. Caso observe que após 24 horas de diarreia persistente não há uma melhoria aparente, é conveniente consultar um especialista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer em caso de diarreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Rachel
Bom dia. As dicas colocadas aqui..foram uteis Para mim.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rachel! Que bom saber que as dicas foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
Carla
quais os alimentos posso comer no caso de diarreia
Imagem: ultimasnoticiasenred.blogspot.com.es
Imagem: semstress.com
1 de 2
Como comer em caso de diarreia