Problemas nos pés

Como cortar as unhas para não encravar

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 13 dezembro 2019
Como cortar as unhas para não encravar
Imagem: situado.net

Unhas encravadas são um problema, e se você chegou até este artigo é porque sabe bem disso. Nele mostramos-lhe como cortar as unhas para não encravar, por isso não deixe de ler! As unhas encravadas surgem principalmente nos pés, devido ao uso de calçado apertado, formato da própria unha ou corte inadequado. Você pode evitar o desconforto e preocupação de uma unha encravada ao seguir as dicas úteis de prevenção que apresentamos neste artigo umComo.com.br. Continue lendo para as descobrir!

Também lhe pode interessar: Como remover as verrugas plantares
Passos a seguir:
1

A unha encrava quando, durante o seu crescimento, fica "presa" na pele, que cresce mais rapidamente que ela. Para evitar isso é necessário aprender a cortar as unhas do corretamente.

2

Pesquisando acerca do melhor jeito de cortar a unha você encontrará várias fontes dizendo que o reto é o ideal. No entanto, como nem todas as unhas são retas, o aconselhado é cortá-las de acordo com o seu formato natural.

Como cortar as unhas para não encravar - Passo 2
Imagem: espacopeemao.com
3

Unha quadrada: são as mais comuns, e estas sim devem ser cortadas em linha reta;Unha caracol: são unhas complicadas, já que têm tendência a enrolar para baixo, é aconselhado que procure um especialista para realizar o corte;Unha funil: este tipo de unha afunila na ponta e suas laterais aprofundam na pele, é aconselhado que procure um especialista para realizar o corte;Unha telha: semelhante à anterior mas as laterais são ligeiramente pontiagudas, o corte pode ser realizado em casa, mas somente na parte branca.

4

Não se aconselha cortar os cantos das unhas, pois eles poderão facilmente ficar encravados quando voltarem a crescer, nem remover a cutícula, que funciona como barreira de proteção natural contra fungos e bactérias.

Como cortar as unhas para não encravar - Passo 4
Imagem: espacopeemao.com
5

De igual forma evite cortar a unha muito curta, pois além de causar desconforto, aumentará a hipótese de ela ficar encravada. Assim sendo corte apenas a parte branca.

6

Após cortar a unha é aconselhado que a lixe, para se livrar das espículas. Essas pontinhas podem desencadear um processo inflamatório e ao mesmo tempo encravar, o que piora a situação.

Como cortar as unhas para não encravar - Passo 6
Imagem: eosfilhosdosoutros.blogspot.com
7

Evite unhas encravadas realizando os métodos que apresentamos acima e evitando usar meias e calçado muito apertados. Em caso de dúvida, dificuldade ou infeção é aconselhado que procure a ajuda de um podólogo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar as unhas para não encravar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: situado.net
Imagem: espacopeemao.com
Imagem: espacopeemao.com
Imagem: eosfilhosdosoutros.blogspot.com
1 de 4
Como cortar as unhas para não encravar