Os bebês recém-nascidos

Como cuidar de um recém-nascido

Como cuidar de um recém-nascido

As primeiras semanas do bebê é um período em que todos os membros da família estão se acostumando à chegada desse membro tão esperado, mas para os pais, é também um período de aprendizagem caracterizado pela ansiedade e o medo de fazer algo mau ou deixar passar algum cuidado fundamental. Para quem quer ter ao seu alcance um guia de como cuidar de um recém-nascido em umComo.com.br temos preparado um artigo com as atenções essenciais para o pequeno, por isso tome nota!

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas da síndrome de patau

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar deve relaxar e confiar em suas próprias capacidades, a ansiedade e insegurança só tornará mais difícil esta etapa. Quando o bebê estiver acordado, encha-o de mimos e carícias e demonstre-lhe todo o seu amor.

2

Lembre-se que ao tocar no bebê, amamentá-lo ou mudar as fraldas, suas mãos devem estar muito limpas e desinfetadas para evitar a transmissão de bactérias.

3

Ainda que durante as primeiras semanas o bebê ainda não esteja em sua casa, o ambiente da mesma deve ser agradável, com luz e uma temperatura adequada. Se estão no inverno e usa calefação, coloque no quarto um recipiente com água para compensar a secura que produzem estes aparelhos.

4

No momento de dormir, a roupa do bebê deve ser leve e confortável, não coloque almofadas nem nenhum objeto no berço (brinquedos, bibelôs). Quanto a posições, as mais seguras são de barriga para cima e de lado, alterne-as cada vez que o alimentar.

5

Sua roupa deve ser lavada com sabão neutro o mais simples possível, sem usar detergentes fortes ou produtos como a lixívia. Lembre-se que o bebê deve estar confortável com roupas de seu tamanho e de acordo com o clima.

6

Se planejam sair para dar um passeio, mas estão em pleno inverno não se esqueça de lhe pôr um gorro para manter o calor corporal que perdemos pela cabeça. No verão certifique-se que sua roupinha seja confortável e não lhe cause calor, sobretudo quando as temperaturas são muito altas.

7

É importante cortar suas unhas quando estão compridas, pois poderia se machucar com elas. Este é um momento que causa muita ansiedade nos pais, espere que esteja dormindo e use tesouras de ponta fina que não lhe possam causar dano se se mexer.

8

Estabeleça uma rotina de passeio diário, isto é importante para seu desenvolvimento pelos estímulos que recebe ao sair fora de seu meio habitual.

9

É importante mudar a fralda com frequência.

10

Muitos pais se perguntam a cada quanto tempo deve comer o bebê, se o amamenta e tem tomado leite bem, é possível que sinta fome em algumas horas aproximadamente, pois o leite materno se processa melhor enquanto com a mamadeira pode demorar entre 3 e 4 horas para pedir alimento de novo.

11

E para os pais que ainda não sabem como distinguir o choro do bebê, damos algumas estratégias para que saiba como fazer seu bebê parar de chorar e se acalmar.

12

Durante esta etapa você deve prestar atenção a todos os seus pedidos, mas sobretudo lhe dar muito amor para começar a construir esse lindo laço que os une por toda a vida.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um recém-nascido, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Juliana
Oi sou baba de um menino de um mes de vida ,qual seria a posicao certa pra dormi bem
Como cuidar de um recém-nascido