Conjuntivite

Como curar a conjuntivite

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como curar a conjuntivite
Imagem: tendenciademulher.com.br

A inflamação da conjuntiva, uma membrana que cobre a pálpebra e a parte branca do nosso olho, é conhecida como conjuntivite, uma doença de tipo alérgica, viral ou bacteriana, muito incômoda para quem sofre dela. É possível evitar o contágio da conjuntivite, mas depois de já a termos pegado não existe outra alternativa que tratar e melhorar a aparência do nosso olho. Em umComo.com.br explicamos-lhe como curar a conjuntivite segundo o tipo de inflamação que tenha.

Também lhe pode interessar: Como limpar os olhos com conjuntivite

Índice

  1. Os tipos de conjuntivite
  2. Como curar a conjuntivite viral
  3. Como curar a conjuntivite bacteriana
  4. Como curar a conjuntivite alérgica
  5. Você deve visitar seu médico se...

Os tipos de conjuntivite

A conjuntivite faz nosso olho ficar vermelho, inchado, lacrimejar de forma frequente, dá coceira e dói, além de outros sintomas possíveis, tornando difícil de esquecer que nosso olho não está nada saudável.

Existem três tipos de conjuntivite: a alérgica, a viral e a bacteriana. O tratamento varia dependendo de qual for o caso, marcando a diferença entre a necessidade de ir ou não ao médico.

Como curar a conjuntivite viral

A conjuntivite viral é a mais comum de todas, de fácil propagação, produzida por diferentes vírus; no entanto, é muito fácil de curar e é onde menos surgem complicações, costuma desaparecer sozinha entre uma semana e 14 dias depois do seu aparecimento.

Seus sintomas são:

  • Olho vermelho.
  • Coceira, irritação.
  • Sensação de que temos algo dentro do olho.
  • Lacrimejamento.
  • Sensibilidade à luz.
  • Dificuldade para abrir os olhos principalmente de manhã.
  • Pode vir acompanhada de sintomas de resfriado ou de infecções respiratórias, e algumas vezes produz inflamação nos gânglios linfáticos por se tratar de um vírus.

Para curar a conjuntivite viral convém usar lágrimas artificiais ou colírio para manter o olho hidratado e reduzir as incomodidades produzidas pela inflamação. É importante não coçar e esfregar o olho, além de lavar muito bem nossas mãos depois de tocar neles. Só em casos de conjuntivite viral produzida por herpes ou vírus maiores são receitados antivirais, com revisão médica.

Como curar a conjuntivite bacteriana

Apesar da conjuntivite bacteriana parecer uma inflamação grave, a realidade é que quando é leve apresenta melhoria entre dois e cinco dias depois, inclusive sem o uso de antibióticos. Em casos mais severos requer medicação e a conjuntivite pode se estender até três semanas. Esta inflamação é produzida pelo contágio com uma bactéria e conta também com determinados sintomas bastante similares aos da conjuntivite viral, só que em casos mais graves pode apresentar secreções oculares.

Para curar a conjuntivite bacteriana no começo as lágrimas artificiais e bandagens frias ajudam a aliviar os sintomas e incômodos, no entanto se a conjuntivite continuar no mesmo estado ou piorar com os dias, é conveniente visitar um médico para determinar se é uma conjuntivite bacteriana e receitar pomadas ou medicamentos com antibiótico para combater a bactéria e melhorar o estado dos nossos olhos.

Como curar a conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica é produzida como uma reação por algum composto ou ingrediente que nos causa alergia. É muito comum na primavera devido à alta presença de pólen no ar.

Para curar a conjuntivite alérgica basta limitar o contato com o alérgeno, mas quando se trata de elementos presentes no ambiente como o pólen ou certos tipos de plantas, é provável que seja necessária a administração de anti-histamínicos, seja por via oral ou em soluções oculares que os contenham. Nestes casos é conveniente visitar um médico para receber a receita correspondente, a não ser que tenha sofrido de conjuntivite alérgica no passado e já conheça o tratamento.

Você deve visitar seu médico se...

Nem todos os casos de conjuntivite melhoram com uma visita ao médico, no entanto, se apresentar estes sinais é melhor ir a um especialista:

  • Dor muito intensa e visão embaçada.
  • Se a conjuntivite apresentar muita secreção e não melhorar com o passar dos dias.
  • Se suspeita que a conjuntivite é produto do contágio com um herpes, ou se depois de dois dias com tratamento antibiótico para a conjuntivite bacteriana ela não melhora.
  • Se estiver fazendo um tratamento contra câncer ou sofre de HIV, em ambos os casos o sistema imunológico se encontra debilitado e a conjuntivite poderia ser complicada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a conjuntivite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: tendenciademulher.com.br
Como curar a conjuntivite