Remédios caseiros para as infecções do ouvido

Como curar a otite com remédios caseiros

Como curar a otite com remédios caseiros
Imagem: remedioscaserosred.com

A otite é a inflamação do ouvido médio e constitui uma das infecções mais frequentes, principalmente em crianças. O ouvido médio está formado por três partes: no centro, a caixa do ouvido médio, comunicada com a trompa de Eustáquio na parte frontal e a mastoide na parte traseira. A otite consiste na infecção e inflamação do tecido que recobre a caixa do ouvido médio e também costuma afetar as trompas de Eustáquio e a mastoide. Normalmente sofre um processo curto de cura, fácil de tratar com anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, porém nos casos mais graves pode ser necessário recorrer à cirurgia. Por isso, o mais recomendável é consultar um especialista assim que notar os primeiros sintomas, mas saiba que existem alguns remédios naturais que podem ajudar você a aliviar a dor. Se quer saber como curar a otite com remédios caseiros, continue lendo este artigo de umComo e descubra.

Passos a seguir:
1

A otite pode ser aguda, quando ocorre de forma repentina e sua duração é curta, ou crônica se acontece de forma repetitiva durante um longo período de tempo. Em todos os casos é importante destacar que os remédios caseiros não podem ser um substituto dos medicamentos, mas sim um complemento para aliviar a dor e acelerar o processo de cura.

2

Um dos remédios caseiros mais recomendados para reduzir a infecção é o calor seco. Para isso, pegue em uma bolsa térmica e encha de água quente, cubra com um pano seco e limpo e coloque sobre o ouvido infectado. O calor produz um efeito calmante e analgésico que aliviará a dor de ouvido rapidamente.

Como curar a otite com remédios caseiros - Passo 2
Imagem: ar.selecciones.com
3

O alho é um alimento que possui muitos benefícios medicinais para nossa saúde, entre os quais se destacam suas propriedades antibióticas e anti-inflamatórias, por isso é um remédio caseiro excelente para tratar a otite. Por isso, deverá preparar um óleo de alho e aplicar de duas a três gotas no ouvido infectado usando um conta-gotas. Para fazer o óleo você precisa esquentar um copo de azeite de oliva em banho-maria. Esmague bem dois dentes de alho e adicione ao óleo quando estiver quente, mexendo durante alguns minutos. Quando o óleo tiver absorvido o suco do alho, desligue o fogo, peneire para ficar só com o líquido e deixe esfriar um pouco. Quando estiver morno, introduza no conta-gotas e aplique. Se tiver cápsulas de vitamina E acrescente uma quando for esquentar o azeite.

Como curar a otite com remédios caseiros - Passo 3
Imagem: dementescreativas.com
4

Continuando na linha dos óleos essenciais, o óleo de lavanda é outro remédio caseiro eficaz para combater a dor e a inflamação, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas. Você pode encontrar o óleo de lavanda em qualquer ervanária ou fazê-lo seguindo as indicações deste artigo sobre como fazer óleo de lavanda caseiro. Aplique duas ou três gotas sobre o ouvido infectado com um conta-gotas.

O azeite de oliva é mais um dos remédios naturais que podem ajudar você a aliviar a dor. Simplesmente esquente meia colher de chá de azeite de oliva, mergulhe uma bolinha de algodão nela, escorra para não pingar e coloque na entrada do ouvido; deixe por uma hora.

Como curar a otite com remédios caseiros - Passo 4
Imagem: periodicodecrecimientopersonal.com
5

O eucalipto é uma das melhores plantas para o tratamento da otite e para aliviar a dor. Para isso, o mais recomendável é criar vapor com suas folhas, já que ajudam a desinfetar o ouvido e a reduzir a inflamação. Para conseguir o vapor de eucalipto deverá pôr um litro de água para ferver com duas ou três folhas desta planta. Quando ferver, retire do fogo e coloque em um recipiente de beirada alta. Depois, faça um cone de papel e coloque a parte mais larga perto do recipiente (sem chegar a tocar para evitar que se molhe e se desfaça) e aproxime o ouvido infectado à ponta do cone, assim o vapor penetrará mais facilmente nele. Você pode usar este remédio caseiro antes de dormir.

Como curar a otite com remédios caseiros - Passo 5
Imagem: a herblogluisteria.blogspot.com
6

A camomila é uma das infusões naturais com mais propriedades medicinais, por isso, é um remédio caseiro muito utilizado contra a otite. Em um copo, acrescente uma colher de chá de azeite de oliva morno e duas gotas de camomila; mexa e aplique um pouco desta mistura no ouvido infectado. Você pode usar um conta-gotas e colocar duas gotinhas ou molhar uma bolinha de algodão, torcendo para que não escorra e colocando na entrada do ouvido durante uma hora.

Como curar a otite com remédios caseiros - Passo 6
Imagem: blognutricionysalud.com
7

Por último, outro remédio caseiro muito popular para tratar a otite é a cebola. Pegue em uma cebola, corte em vários pedaços e esmague bem sobre uma compressa. Quando estiver bem esmagada, esprema a própria compressa para que absorva seu suco, retire os pedaços de cebola e esquente a compressa. Depois, coloque sobre o ouvido infectado. Outra forma de usá-la é assando a cebola, batendo-a para obter o líquido, peneirar para retirar os pedaços acrescentando um pouco de azeite de oliva ou de amêndoas e aplicar algumas gotas com um conta-gotas (é importantíssimo que o líquido esteja à temperatura corporal antes de introduzir no ouvido).

Como curar a otite com remédios caseiros - Passo 7
Imagem: mundomedicinas.com
8

Se tiver febre ou se a otite estiver afetando o tímpano, não use remédios caseiros pois poderia danificar o ouvido. Vá ao médico para que inicie um tratamento mais adequado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a otite com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
claudemirribeiro da silva
como curar otite
Editor umComo.com.br
Oi Claudemi! Por favor, confira as dicas do artigo.
A sua avaliação:
Dora Marques
Oi gente a minha filha de 7 anos tem tido febre e hoje queixou se com dores de ouvidos so amanha temos marcacao no medico sera que poderia fazer alguns desses tratamentos naturais nela ou nao?
Pois a numero 8 indica que se tiver febre nao deve de fazer
Editor umComo.com.br
Oi Dora! O ideal é aguardar pela indicação médica.
Neocleide Milani
Adorei essas dicas de remedios caseiros..gostaria de receber novidades.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Neocleide, que bom saber que foi do seu agrado! Para receber novidades basta subscrever à nossa newsletter, entrando nessa página e digitando o seu e-mail do lado direito em "Siga-nos de perto": http://saude.umcomo.com.br/
Imagem: remedioscaserosred.com
Imagem: ar.selecciones.com
Imagem: dementescreativas.com
Imagem: periodicodecrecimientopersonal.com
Imagem: a herblogluisteria.blogspot.com
Imagem: blognutricionysalud.com
Imagem: mundomedicinas.com
1 de 7
Como curar a otite com remédios caseiros