Outros O corpo humano

Como descobrir o seu biotipo corporal

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 4 maio 2021
Como descobrir o seu biotipo corporal

Não é raro ouvir as pessoas reclamando sobre o seu próprio corpo, achando ruim que determinadas partes sejam da forma que são. Porém, é importante entender que cada pessoa tem um biotipo, ou seja, um formato de corpo e mesmo que queira emagrecer ou ganhar peso as suas características predominantes não serão modificadas. Isso se deve à genética e ao saber como descobrir o seu biotipo corporal você pode aprender a aceitar o seu corpo do jeito que ele é. Para tanto, confira o que o umComo.com.br tem para dizer sobre o tema.

Também lhe pode interessar: O que é o tecido epitelial
Passos a seguir:
1

Embora existam diferentes biótipos, cada indivíduo possui um de maneira predominante, que vai ser o responsável pelas principais características do seu corpo, sendo ainda influenciado pelos demais. Dessa forma, é possível descobrir o seu biotipo corporal ao identificar aquele que mais o influencia, bem como saber de qual outro você também possui características. Conceitualmente há três tipos diferentes. São eles, o mesomorfo, o endomorfo e o ectomorfo.

Como descobrir o seu biotipo corporal - Passo 1
2

O ectomorfo se caracteriza por ter um metabolismo acelerado e, por isso, mantém uma porcentagem baixa de gordura corporal e de músculos. A sua estrutura óssea é comprida, o que faz com que a pessoa com esse biotipo costume ser mais alta e até mesmo tenha um corpo longilíneo. Já a sua estrutura óssea é leve, possui pequenas articulações e ombros um pouco caídos. Muitas pessoas com esse biotipo gostariam de ganhar peso ou massa muscular. Para tanto, o mais indicado é fazer musculação e, ao mesmo tempo, diminuir os exercícios aeróbicos.

Como descobrir o seu biotipo corporal - Passo 2
3

Entre as principais características do biotipo mesomorfo estão as articulações médias, a estrutura óssea larga, a postura ereta e simetria corporal. Quem o possui consegue ganhar massa muscular com mais facilidade, sendo que por outro lado, pessoas com esse tipo de corpo têm nível baixo de gordura. Devido à sua genética estão ainda mais aptos a conseguir a hipertrofia, quando assim desejam, desde que com a alimentação adequada.

Para esse biotipo, os melhores exercícios são de musculação com mais intensidade e força. A eles devem ser combinados ainda as atividades cardiovasculares para equilibrar os resultados físicos.

Como descobrir o seu biotipo corporal - Passo 3
4

Já o terceiro biotipo classificado é o endomorfo, que possui como principal característica a facilidade em acumular gordura corporal, uma vez que o seu metabolismo é mais lento. Esse biotipo também se caracteriza pelas pernas e braços mais curtos em relação aos demais tipos de corpo, sendo que possuem ainda o abdômen saliente e estrutura óssea mais larga.

Como descobrir o seu biotipo corporal - Passo 4
5

Enquanto isso, as suas articulações podem ser médias ou grandes e a sua definição muscular é baixa. Para indivíduos com esse biotipo o ideal é praticar musculação, para transformar a gordura acumulada em massa magra. Também é importante a prática de atividades aeróbicas. A partir dessa classificação, portanto, podem ser encontrados mais formatos de corpos, já que as pessoas costumam ser o resultado de dois biótipos diferentes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir o seu biotipo corporal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como descobrir o seu biotipo corporal