Doenças do cólon

Como diminuir a inflamação do cólon

Como diminuir a inflamação do cólon

O cólon inflama como resultado de um problema conhecido como cólon irritável ou síndrome do intestino irritável, que pode ocorrer por uma infecção intestinal e é o problema mais comum entre as doenças gastrointestinais. No geral, uma pessoa que está com o cólon inflamado costuma ter diarreia, prisão de ventre, dor abdominal, gases e cólicas.

Para melhorar os sintomas é necessário diminuir a inflamação do cólon, mas isto não garante a recuperação do mesmo, por isso o mais recomendável é que a pessoa consulte um especialista e faça mudanças importantes em sua alimentação e estilo de vida para tratar a doença com sucesso. Se quer saber como diminuir a inflamação do cólon continue lendo com atenção os conselhos que oferecemos para você neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como fazer sucos para limpar o cólon

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que deve saber sobre como diminuir a inflamação do cólon é que este problema é mais comum do que imagina, pois entre 10 a 20% da população mundial sofre disso. Além disso, o cólon inflamado não representa obrigatoriamente uma alteração importante na função dos intestinos nem anormalidade anatômica e, ainda que não seja curado, pode ser tratado até ao ponto de levar uma vida normal, sem constantes mal-estares.

2

A primeira coisa que deve fazer para diminuir a inflamação do cólon é mudar radicalmente a sua alimentação. Existe uma relação estreita entre uma má alimentação - rica em gorduras e alimentos processados - e o aparecimento do cólon irritável. Portanto, para desinflamar o cólon é necessário manter uma alimentação equilibrada, reduzindo o consumo de fibra insolúvel (pão, arroz, etc.) e aumentar o consumo de fibra solúvel (batatas, cenouras, cevada, etc.).

Também é necessário diminuir o consumo de chocolate, bebidas como a cerveja e refrigerantes, pois aumentam as probabilidades de dor. Ao invés disso, aumente a quantidade de água que ingere por dia. A alimentação saudável é indispensável e trata-se do remédio mais eficaz para diminuir a inflamação do cólon, por isso prepare as suas comidas na grelha, dispense as gorduras, evite os frios e incorpore vegetais e verduras. Obtenha mais informação no artigo Como comer se tiver colite.

3

Para diminuir a inflamação do cólon você deve saber que os edulcorantes são excelentes estimulantes dos movimentos intestinais. Se além da inflamação estiver apresentando evacuações constantes evite completamente a ingestão de sacarina ou qualquer outro adoçante que possa causar a mesma reação em seu organismo. Evite também consumir alimentos processados que contenham adoçantes artificiais.

4

O aloe vera é um presente da natureza e, cada vez mais, são descobertas novas propriedades. Uma delas é diminuir a inflamação do cólon e ainda que os especialistas não aprovem este tipo de remédios caseiros, sabe-se que o suco de aloe vera é muito usado para aliviar os sintomas do intestino irritável. Você não perde nada por experimentar: com um copo de suco por dia observe quais são as mudanças que oferece ao seu organismo.

5

Existem muitos alimentos que são ideais para diminuir a inflamação do cólon, entre eles destacam-se: maçãs, peras, bananas, pêssegos, acelgas, cenouras, espinafres, aspargos, nabos, abóboras, frangos, carnes fervidas, caldos, ovos e queijos desnatados. Quanto às bebidas que ajudam a diminuir a inflamação do cólon, é muito recomendável o chá de camomila ou tomilho, que por suas propriedades digestivas aliviam o mal-estar produzido pelos gases, oferecendo uma sensação de melhora.

6

O chá de valeriana é uma das melhores opções que existe para desinflamar o cólon, pois tem a capacidade de diminuir os espasmos intestinais, inchaço do cólon e mal-estar estomacal. Isso sim, considere que o efeito relaxante da valeriana é muito potente e recomenda-se tomar o chá de noite e antes de dormir, já que é ideal para propiciar um sono adequado e relaxante.

7

O cólon irritável é produto de uma acumulação de toxinas e do mau processamento da comida. Uma excelente forma de desintoxicar o organismo e, portanto, desinflamar o cólon, é através da prática de exercício. Isto, além de potenciar o estilo de vida saudável que deve levar, permite dissipar o estresse, que é considerado uma das principais causas detonantes do mal-estar do cólon irritável.

8

Para diminuir a inflamação do cólon também é recomendável deixar de fumar para evitar a irritação gastrointestinal. Também é recomendável o suco de graviola natural, pois é ideal para fortalecer a saúde de seu intestino e da sua flora intestinal. Se em seu país não consegue esta fruta, você também pode optar por algum suco de cenoura, rabanete, abacaxi ou pepino.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diminuir a inflamação do cólon, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Renata Rabello
Muito esclarecedor esse artigo! Sofro de cólon irritavel e nunca tinha lido algo parecido. Só não li nada sobre formigamento nas mãos e nos pés, em decorrencia da síndrome SII.. Se tiver algum texto a respeito, por favor me avisem! Grata!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Renata, de momento não temos nenhum artigo sobre formigamento nos pés e nas mãos, mas vamos ter o seu pedido em conta. Obrigada pelo seu comentário!
Aylton Pozzi
Excelente artigo publicado. Gostaria de informá-los que tenho sofrido com esta enfermidade por dois anos, e tenho observado atentamente vários sintomas os quais creio que poderão ser uteis nas suas publicações caso tenham interesse na minha experiencia pessoal. Gostaria tambem de saber mais sobre os sintomas inúmers decorrentes da SII, entre os quais: fadiga, aceleração dos batimentos cardíacos, pontadas nos braços, dor nas costas, mal estar subito, etc...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Aylton, que bom saber que a informação foi útil para você. Nesse link poderá encontrar mais informação acerca dos sintomas do síndrome do intestino irritável: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-sintomas-da-sindrome-do-intestino-irritavel-3181.html
Como diminuir a inflamação do cólon