O Sangue e o Corpo

Como diminuir o excesso de ferro no sangue

Como diminuir o excesso de ferro no sangue
Imagem: kakprosto.ru

O excesso de ferro no corpo humano é tóxico e pode provocar inúmeros problemas, entre eles a hemocromatose, doença causada por uma anomalia na absorção do ferro pelo corpo humano. O ferro, no entanto, é uma substância necessária para o nosso corpo e tanto a sua falta como o seu excesso podem causar problemas. O ideal é manter os níveis normais de ferro, que podem ser verificados em amostras de sangue.

De qualquer forma, neste artigo, umComo explica como diminuir o excesso de ferro no sangue, através de dietas e mudanças de hábitos. Confira!

Também lhe pode interessar: Como diminuir o hematócrito

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, evite o consumo de bebidas alcoólicas. Boa parte dos problemas causados pela absorção de ferro no corpo são causados pelo excesso, ou apenas presença com demasiada frequência, do álcool no dia a dia.

2

O consumo de café, chá mate, preto e verde e até mesmo o leite durante as refeições é recomendado para pessoas que possuem excessivos níveis de ferro no sangue. O consumo destas bebidas não é recomendado para quem tem deficiência de ferro, pois diminuem a absorção desta substância pelo corpo humano.

3

Evitar alimentos industrializados enriquecidos com ferro, como os suplementos ou complexos vitamínicos.

4

Reduzir o consumo de alimentos ricos em ferro como as carnes vermelhas e alguns grãos como o feijão, ervilha, grão de bico, soja e lentilha.

5

Ao consumir frutos do mar, lembre se de cozinhar muito bem. Além de outros problemas, os frutos do mar crus podem possuir uma bactéria chamada Vibrio vulnificus, letal para pessoas que possuem altos níveis de ferro no corpo.

6

Os alimentos podem eventualmente absorver algumas substâncias dos utensílios utilizados na sua confecção. Por este mesmo motivo, tente não armazenar os alimentos em materiais metálicos, como a cerâmica ou vidro.

7

E em último lugar, evite consumir alimentos ricos em vitamina C como a laranja, acerola, kiwi, limão, morango; principalmente se em conjunto com alimentos ricos em ferro, pois a vitamina C ajuda a absorver ferro.

Sugestão: O que é a ansocitose - Causas e valores

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diminuir o excesso de ferro no sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
A sua avaliação:
Clayton Luis Hernandes
estou com excesso de ferro no sangue
o consumo de salada de alface todos os dias causa alguma alteração para melhor ou para pior
A sua avaliação:
Shirlei Rodrigues
A ferritina no meu sangue possou de 1000, fiz uma sangria mas, acredito que não é o suficiente, estou preocupada e, não consigo marcar o retorno com o médico
elizabeth
gostei ajudou muito
antonio carlos calcanho
reduzir ferro: tomar um copo de leite 300 ml com pão e manteiga no cafe da manha e a noite apos refeição aquele chocolate moderado, reduzir consumo feijão, carne vermelha, bebida alcoólica
Jose Pedroso (74 anos)
Qual melhor Tratamento? ou opções de tratamento Ferritina 728 nsulina 16.3 Glicose 96 Hemoglobina glicada 6,2 Glicemia media estimada 132
rosangela
o resultado do meu exame de ferro sirico deu 199 está muito alto ,o que faço pra diminuir
Paulo
meu ferro no sangre esta super alto como fazer para abaixar ?????
anaildes de santana silva santana
gostaria de saber que devo comer para diminuir o ecesso de de ferro
MARCIO JOSE BAUMGARTEN
Meu ferro no sangue esta alto , como fazer para baixar ;.
marlice
gostaria de receber e-mail me mostrando o que devo comer e oque me faz mal pq estou com muito ferro no sangue.
Editor umComo.com.br
Andrea Maria Silva
quero saber os alimentos que posso comer e que não mim prejudique em aumentar o ferro no sangue?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Andrea! Conferiu as dicas do artigo?
Vilma Luiza dos Santos
tenho ferritina alta ,estou preocupada . esta em 523. fui ao medico mais um mandou ir ao especialista em figado .outro disse que e pra tirar alguns alimentos , que tipo de alimentos eu posso comer ,e beber . por favor me ajude .
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
OSMAR VASQUES
Bom dia Gostaria de receber uma relação do que posso comer, pois estou com nível alto de ferro no sangue obrigado pela ajuda
A sua avaliação:
andre renato schaeffer
a noz pecan ajuda a diminuir os niveis de ferro no sangue
Amado Waldir Wuaden
Quais os alimentos que devo eliminar e quais os chás plantas medicinais que devo tomar para reduzir o excesso de ferro no sangue.
josiel marques dos santos
Oi, fui doar sangue e a taxa De ferro estava "muito,muito,muito"alta. foi o que a médica disse e me proibiu de doar. Fiquei até chateado, porque era para uma amiga. minha pergunta é, se a taxa de ferro tá alta o correto é me deixar doar para diminuir o ferro estou certo?
Americo
Você pode doar sangue normalmente ,porem talvez seu sangue não seja aproveitado.Uma das formas de diminuir o ferro no sangue e fazer a sangria.
DOMINGOS
MESMO QUE VOCÊ FAÇA A RETIRADA SE SANGUE NÃO QUER DIZER QUE O FERRO IRÁ ABAIXAR, TEM QUE SER CONTROLADO NA ALIMENTAÇÃO POIS A FONTE DE FERRO VEM DOS ALIMENTOS. POR EXEMPLO, UMA PESSOA QUE FAZ DOAÇÃO DE SANGUE COM 24 HORAS O ORGANISMO JÁ PRATICAMENTE REPÔS TODO O SANGUE TIRADO NO DIA ANTERIOR, ENTÃO NÃO É DOAR SANGUE PRA ABAIXAR O FERRO E SIM UM CONTROLE NA ALIMENTAÇÃO.
Geová Souza de Aquino
Como dinuir o excesso de ferro no sangue? Quais alimentos que contribuem para diminuição de ferro no sangue?
José Airton Carneiro Cardoso
Quais os alimentos que contribuem para diminuição de ferro no sangue
Imagem: kakprosto.ru
Como diminuir o excesso de ferro no sangue