Medicina Nuclear

Como é feito o exame de cintilografia

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como é feito o exame de cintilografia
Imagem: radiologia.blog.br

A cintilografia é um método de diagnóstico por imagem dentro da especialidade da medicina nuclear. A utilização da medicina nuclear para o diagnóstico utiliza substâncias radioativas em conjunto com fármacos que são inseridos no corpo humano. Estas substâncias são depois detetadas nos órgãos do paciente através do aparelho gama-câmara, que capta e mede as emissões radioativas e as transforma depois em imagens. Continue lendo este artigo de umComo e saiba como é feito o exame de cintilografia.

Índice

  1. Para que serve o exame de cintilografia
  2. Como se preparar para o exame de cintilografia
  3. Como é o exame de cintilografia

Para que serve o exame de cintilografia

A cintilografia ou cintigrafia, é um exame de imagem que pode ser utilizado nas áreas da oncologia, cardiologia ou clínica médica. Por isso, é possível fazer uma cintilografia óssea, renal, cerebral, da tireoide, do miocárdio e pulmonar. Na oncologia, o exame de cintilografia ajuda a identificar câncer primário e metastático. Já a nível cardiovascular, a cintilografia do miocárdio ajuda a prevenir eventos cardíacos graves como o infarto do miocárdio. Na cintilografia óssea são detetadas metástases ósseas de tumores provenientes de outros órgãos, além de infeções ou tumores nos ossos.

Dependendo do órgão do corpo humano a analisar, é utilizado um radiofármaco diferente e direcionado a esse órgão, para que possa chegar a ele. Uma vez que estas substâncias radioativas cheguem ao órgão de interesse, as radiações emitidas são depois identificadas pelo aparelho Gama Câmera e transformadas depois em imagens. Este aparelho também é utilizado no exame PET.

Por se tratar de um método de diagnóstico que utiliza substâncias radioativas, não causa qualquer tipo de alergia ao paciente. Além disso, outras das vantagens da cintilografia é que é um método indolor, não invasivo, com imagens funcionais e que tem uma menor exposição à radiação que outros exames, como por exemplo um raio-X. No entanto, a cintilografia é um exame que pode demorar algum tempo a solicitar, uma vez que os radiotraçadores podem não estar imediatamente disponíveis.

Como se preparar para o exame de cintilografia

O exame de cintilografia não requer uma preparação prévia, não sendo necessário realizar jejum ou suspender o uso de qualquer medicamento, a menos que o seu médico lhe indique. Após o exame também não é necessário nenhum tipo de cuidado especial, por isso o paciente pode retomar as suas atividades normalmente. Apenas se requer que nas 24 horas após o exame, se evite o contato intensivo com grávidas ou bebês.

No dia do exame de cintilografia deve levar roupas confortáveis, principalmente se for realizar uma cintilografia do miocárdio em que também é realizado um teste de esforço.

Como é o exame de cintilografia

Assim que chegar à clínica no dia do exame de cintilografia, será administrada ao paciente uma injeção venosa que contém o radiotraçador. Após a administração dessa injeção o paciente poderá sair da clínica e terá apenas de voltar à mesma após 2 a 4 horas. Durante este tempo você poderá retomar às suas atividades normais, tendo de ter apenas o cuidado de evitar o contato íntimo com grávidas ou bebês. Além disso, também terá de beber cerca de 4 copos de água para ajudar na eliminação do remédio que não ficou fixado nos ossos.

Uma vez de volta à clínica, será solicitado ao paciente que esvazie a bexiga e retire objetos como pulseiras, relógio, brincos e outras bijuterias. Depois o paciente deverá deitar-se sobre uma cama deslizante e manter-se imóvel. A duração do exame é de entre 30 a 40 minutos e, durante este tempo o aparelho Gama Câmera deslizará sobre si e gerará as imagens no computador. Este aparelho apenas capta a radiação transmitida pelo paciente, não transmitindo mais.

No caso da cintilografia do miocárdio, o exame é dividido em duas fases. Numa primeira fase o exame é realizado como explicado anteriormente, e numa segunda fase é realizado um teste de esforço sobre uma esteira ou bicicleta. O teste de esforço pode ser realizado no mesmo dia do exame no aparelho ou em dias diferentes.

Fique tranquilo que o exame de cintilografia não é tão assustador quanto o exame de ressonância magnética, pois o aparelho é aberto e o paciente não precisa de ficar com o corpo todo dentro da máquina.

Como é feito o exame de cintilografia - Como é o exame de cintilografia
Imagem: cdpi.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é feito o exame de cintilografia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Ivone
Vou fazer esse exame pela primeira vez,fiz ressonância e eles pediram pra fazer esse porque?
Marilene Pierre Sandrini
Boa noite Meu médico solicitou uma cintilografia. Como eu fiz cirurgia de Implante Coclear, gostaria de saber se eu posso fazer esse exame.Sei que não posso fazer Ressonância Magnética. Obrigada
Imagem: radiologia.blog.br
Imagem: cdpi.com.br
1 de 2
Como é feito o exame de cintilografia