Depois de deixar de fumar

Como eliminar a nicotina do organismo

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como eliminar a nicotina do organismo

Embora o cigarro possua em torno de 4,7 mil substâncias nocivas, entre elas, o alcatrão, benzeno, polônio, níquel, arsênio, acetato de chumbo, cetonas, terebintina e muitas outras, uma das mais perigosas é a nicotina, responsável pelo vício no hábito de fumar, o tabagismo. Por isso, mesmo depois de ultrapassar as barreiras da dependência química e psicológica, o ex fumante deve aprender a como eliminar a nicotina do organismo. Embora esse seja um procedimento natural que ocorre com o passar do tempo, existem alimentos, chás e demais bebidas que agilizam a desintoxicação do corpo. Para saber quais são eles, confira a lista que o umCOMO preparou a respeito do assunto.

Também lhe pode interessar: Como a nicotina atua no cérebro

Índice

  1. Chás que ajudam a desintoxicar o organismo
  2. Remédio caseiro para eliminar nicotina do corpo
  3. Bebidas que ajudam a desintoxicar
  4. Alimentos que liberam o corpo da nicotina

Chás que ajudam a desintoxicar o organismo

Entre as ervas medicinais, é a tanchagem que tem o mérito de ser uma das principais plantas que ajudam a eliminar a nicotina do organismo. Devido às prioridades depurativa, anti-inflamatória, diurética e desintoxicante do também chamado chá de tanchagem, com a infusão dessa planta é possível purificar os pulmões, limpando-os e eliminando as substâncias nocivas do cigarro, inclusive, a nicotina.

Para preparar é bastante simples, sendo preciso apenas ferver um pouco de água e colocar em uma xícara com algumas folhas secas da erva, esperar esfriar e beber. Para cada litro de água é indicado usar duas colheres de sopa de tanchagem, podendo ser preparada uma quantia maior de chá para ser ingerido ao longo do dia. No entanto, não é recomendado beber mais do que três xícaras por dia. As ervas aromáticas, como a erva cidreira, hortelã e erva doce, também são indicadas para tomar após a pessoa parar de fumar.

A razão é que o tabagismo estimula a perda de vitaminas do organismo e essas plantas são fontes de vitaminas A e E. Além disso, a hortelã é recomendada até mesmo para quem está sofrendo com os sintomas da abstinência, como os enjoos frequentes. Essa erva colabora com o bom funcionamento do sistema digestivo, reduzindo as náuseas, bem como diminuindo a tensão, a ansiedade e a dor de cabeça, também comuns nesse período.

Como eliminar a nicotina do organismo - Chás que ajudam a desintoxicar o organismo

Remédio caseiro para eliminar nicotina do corpo

Existe uma receita caseira que conta com efeitos muito positivos para quem deseja livrar o seu organismo da nicotina acumulada devido ao hábito de fumar, é o xarope de gengibre, cebola e cúrcuma. Para prepará-lo, é preciso reunir os seguintes ingredientes:

  • 6 rodelas grossas de gengibre
  • 400 g de cebola
  • 2 colheres de chá de cúrcuma (açafrão-da-terra)
  • 400 gramas de açúcar mascavo ou mel
  • 1 litro de água

Para fazer a receita, é necessário colocar a água para ferver com o mascavo (quem escolher o mel deve adicioná-lo apenas ao final) e quando levantar fervura adicionar a cebola picada e o gengibre ralado. Depois que ferver pela segunda vez, chega a hora de adicionar a cúrcuma e baixar o fogo. Ao ferver pela terceira vez, o conteúdo vai estar pela metade, quando é preciso desligar o fogo, coar o conteúdo da panela e colocar em um pote de vidro (e acrescentar o mel, se for o caso).

Quando o xarope estiver frio, pode ser levado à geladeira, sendo que podem ser ingeridas duas colheres de sopa, duas vezes por dia. De preferência, em jejum, pela manhã, e após o jantar. Essa receita ajuda a eliminar a nicotina porque, enquanto o gengibre serve para tirar o acúmulo de muco, a cúrcuma funciona como antisséptica e antibacteriana, purificando o sangue, e a cebola tem propriedades anticancerígenas, além de prevenir problemas respiratórios.

Como eliminar a nicotina do organismo - Remédio caseiro para eliminar nicotina do corpo

Bebidas que ajudam a desintoxicar

Os líquidos, como os sucos e a água, além dos chás, são muito úteis para eliminar a nicotina do corpo pelo fato de serem diuréticos, isto é, estimulam a liberação de toxinas por meio da urina. Por isso, apostar neles é ainda mais eficiente, uma vez que a própria nicotina é expulsa do corpo pelo xixi, o que começa a ser feito somente após oito horas que o organismo não recebe mais a substância. Porém, toda a nicotina acumulada pode levar até 30 dias para ser liberada completamente.

Por isso da importância de estimular a sua eliminação por meio dos líquidos e alimentos, inclusive, da água, que ajuda o organismo todo a funcionar de maneira melhor. Então, quanto mais água for consumida por dia, melhor, até porque o tabagismo causa a desidratação do organismo e ao estar hidratada a pessoa consegue suar mais, outro meio por qual a nicotina é extinta. Alguns sucos são especialmente bons nesse tratamento, como é o caso do suco de cenoura e de limão.

Além de diurética, a cenoura conta com as vitaminas A, B, C e K, sendo que a vitamina C é especialmente importante para acelerar o metabolismo. Quanto mais acelerado ele estiver, mais rápido vai se livrar das toxinas que possui. E mais, já que o tabagismo prejudica a saúde da pele, ao parar com o vício, a cenoura é uma ótima receita para devolver o vigor à cútis. Já o limão, além de acelerar o metabolismo, é diurético, limpando o organismo com mais rapidez. A melhor forma de consumir o seu suco é em jejum, basta espremer duas unidades em um copo de água.

Como eliminar a nicotina do organismo - Bebidas que ajudam a desintoxicar

Alimentos que liberam o corpo da nicotina

As vitaminas C, E e A são as mais importantes de consumir quando se é um ex fumante recente, porque elas são as principais responsáveis por proteger os pulmões. Já a vitamina B5 colabora ao combater o estresse, um sintoma bem comum quando a pessoa para de fumar. Por conta disso, é fundamental ter uma alimentação saudável, já que ela vai não só ajudar na purificação do organismo, como a abastecer o corpo de nutrientes e a fazê-lo funcionar melhor e expulsar a nicotina mais rapidamente.

Embora seja preciso ter uma alimentação equilibrada, é necessário investir bastante nos vegetais, especialmente, nos que possuem as vitaminas mais importantes para essa hora. No caso das frutas, não podem faltar na sua dieta diária a laranja, rica em vitamina C, o kiwi, fonte também de vitaminas A e E, bem como as frutas vermelhas, que possuem função depurativa do organismo e diurética, além da romã, que conta com o benefício de promover uma melhor circulação do sangue e, por consequência, eliminação das toxinas.

Quanto aos legumes e verduras, o brócolis é um grande aliado dos pulmões, uma vez que é rico em vitamina C, assim como B5. O agrião também colabora com a limpeza dos pulmões e combate diferentes tipos de cânceres. O espinafre é fonte de ácido fólico, além de fazer com que o tabaco ganhe um paladar ruim, no caso de uma recaída. E como já foi citada, a cebola é outro alimento que ajuda a eliminar a nicotina acumulada no corpo, limpando os pulmões e evitando as doenças do sistema respiratório, sendo melhor ingeri-la crua. Todos esses alimentos devem ser consumidos de forma equilibrada e serem combinados com um cardápio variado e saudável.

Como eliminar a nicotina do organismo - Alimentos que liberam o corpo da nicotina

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar a nicotina do organismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
maria da penha dos santos rodrigues rodrigues
como eu posso fazer para parar mesmo de vez de fumar cigarro porque eu não tenho força de vantade parar me ajuda por favor medar uma dica obrigado.
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Acesse as dicas desse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-deixar-de-fumar-2390.html
Boa sorte!
1 de 5
Como eliminar a nicotina do organismo