Controlar o estado emocional

Como esquecer momentos tristes

Alana Martins
Por Alana Martins. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como esquecer momentos tristes
Imagem: vida_da_inda.blogs.sapo.pt

Quer aprender como esquecer momentos tristes? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar! Infelizmente, não é possível apagar com uma borracha e destruir de uma hora para a outra todas as memórias e momentos tristes que passamos em nossa vida, porém, há a possibilidade de deixar estas memórias de lado, dando lugar a novas oportunidades de viver a vida de uma forma mais feliz. Jogue estas memórias assombrosas para um lugar obscuro e esquecido de sua mente e fuja destas preocupações que impedem a sua felicidade.

Também lhe pode interessar: O que acontece no nosso corpo quando choramos

Índice

  1. Situações difíceis: o melhor é esquecer
  2. Recicle suas memórias e passe a substituí-las
  3. Dicas para esquecer os momentos tristes

Situações difíceis: o melhor é esquecer

O primeiro passo para esquecer estes momentos tristes que você passou, é reprimindo e isolando todos os pensamentos que possam te fazer relembrar estas situações difíceis. Este momento difícil e triste pode ser a perda de uma pessoa querida, uma separação, o término de um casamento, enfim... Existem várias coisas que podem te deixar abalado e acabar ferindo de forma profunda os seus sentimentos.

Como esquecer momentos tristes - Situações difíceis: o melhor é esquecer
Imagem: mensagens.culturamix.com

Recicle suas memórias e passe a substituí-las

Para se livrar dos pensamentos e tristezas que te assolam, é preciso trocar estas memórias por outras, mais alegres e mais leves. Desta forma, seu cérebro irá começar a substituir as memórias e eliminar as recordações indesejadas.

Para substituir estas recordações, você deve considerar os seguintes aspectos relacionados a sua memória:

1. Quais pessoas estão envolvidas nestes momentos difíceis;

2. Quais os ambientes e situações que te fazem recordar desta memória;

3. Todos os detalhes sensoriais que trazem esta memória a sua mente;

4. Quais as sensações emocionais que esta recordação te traz.

A partir do reconhecimento destes fatores, é preciso que você passe a eliminar estes aspectos pouco a pouco, tornando estas recordações menos frequentes. Se as pessoas que estão relacionadas ao acontecimento são pessoas muito próximas de você, e que fazem parte de sua família, grupo de amigos e outros, é preciso que você passe a associar estas pessoas a outros acontecimentos. Para isso, procure viver mais momentos felizes ao lado destas pessoas que ama, procurando esquecer e se livrar das recordações tristes.

Como esquecer momentos tristes - Recicle suas memórias e passe a substituí-las
Imagem: andresa-lee.blogspot.com.br

Dicas para esquecer os momentos tristes

Uma dica importante para esquecer momentos tristes, é pensando e refletindo sobre eles durante momentos agradáveis. Por exemplo: você pode refletir sobre o término do namoro escutando uma música que gosta, ou durante um banho revigorante no fim do dia. Outra estratégia para se livrar destes momentos tristes, é vendo o lado bom das coisas, por exemplo: se você largou de seu namorado, procure ver os pontos positivos desta relação e o quanto ela serviu de experiência de vida e de amadurecimento, se você perdeu um ente querido, procure lembrar dos momentos felizes que passou com ele e torne esta pessoa uma parte boa e agradável de suas memórias.

A vida é assim, recheada de diversos momentos e emoções, alguns destes momentos são felizes e fazemos de tudo para não esquece-los, porém outros, são totalmente tristes e desanimadores. Mas o bom de tudo isso é que nós, seres humanos, sempre encontramos uma forma de continuar adiante, resistindo e lutando em meio a todas as adversidades.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como esquecer momentos tristes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos

  • Comente, a sua opinião é muito importante para nós!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: vida_da_inda.blogs.sapo.pt
Imagem: mensagens.culturamix.com
Imagem: andresa-lee.blogspot.com.br
1 de 3
Como esquecer momentos tristes