Dor no calcanhar

Como evitar a dor nos calcanhares no verão

Como evitar a dor nos calcanhares no verão

No verão, muita gente sofre de dor nos calcanhares, ou ela aumenta no caso das pessoas que sofrem com este problema o ano inteiro. Apesar de poderem ser muitas as doenças no pé, a talalgia, a fascite plantar e os esporões são as causas mais frequentes das dores, junto com o mau uso do calçado. Para isso não virar um problema em sua vida quotidiana, em umComo.com.br explicamos para você, com detalhe, como evitar a dor nos calcanhares no verão.

Também lhe pode interessar: Por que sinto dor no calcanhar
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que as pessoas que sofrem de fortes dores no calcanhar ou qualquer outra parte do pé devem visitar um podólogo ou médico especialista para examiná-los e determinar o problema.

Enquanto você espera pela sua consulta, pode conferir o artigo "Dor no calcanhar quando pisa, o que pode ser?"

2

Na hora de prevenir o aparecimento deste tipo de doenças: talalgia, fascite plantar, esporões... é fundamental a escolha do calçado, pois um calçado não apropriado pode causar este tipo de problemas. É ainda fundamental escolher o calçado mais cômodo adaptado à forma do nosso pé e o tipo de pisada.

3

Por outro lado, uma das causas mais frequentes da dor de calcanhares é o excesso de peso, por isso as pessoas com sobrepeso ou obesidade são mais propensas a sofrer disso. Por isso, junto com muitas outras razões de saúde é importante controlar nosso peso.

4

Também é importante não sobrecarregar a área da sola do pé, ou seja, evitar passar muitas horas em pé, não fazer caminhadas muito longas ou excursões, descansar as horas necessárias, etc.

5

No caso do aparecimento de esporões calcâneos, o uso de palmilhas ortopédicas pode ajudar você na hora de tratar o esporão, pois fará que seu pé apoie na palmilha e não diretamente sobre o sapato. Da mesma forma, os protetores de calcanhar e o uso de sapatos com salto macio também melhoram a inflamação da zona à volta do esporão e reduzem a dor nessa área.

6

E ainda, para reduzir a dor e a inflamação do esporão, você também pode aplicar gelo. Lembre-se de cobrir a bolsa de gelo com um pano ou gaze antes de aplicá-lo sobre a área afetada, para que não esteja em contato direto com sua pele. Sugerimos para você nossos artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a dor nos calcanhares no verão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Leila Silva
Estava com fascite plantar e esporão n opé direito, senti muitas dores, tomei medicação e coloquei gelo varias dias e troquei os calçados e fiz uso de palmilhas nos calçados. Melhorei, agora esta no pe´esquero. vou seguir os mesmo procedimento para obter melhora. Essa dor é horrivel, ninguém mereçe sofrer desse mal.
Como evitar a dor nos calcanhares no verão