Remédios caseiros para o mau odor corporal

Como evitar o mau cheiro nos pés

Como evitar o mau cheiro nos pés

O mau cheiro nos pés pode ser uma condição vergonhosa para quem tem esse problema e por mais que queiramos, é impossível se desfazer dele.

Eliminar o mau cheiro nos pés é possível, e é importante tomar determinadas medidas para acabar por completo com este problema. Se você já não sabe o que fazer, em umComo.com.br explicamos como evitar o mau cheiro nos pés seguindo estes conselhos.

Passos a seguir:

1

Embora à primeira vista possa parecer simplesmente um problema de falta de higiene, o mau cheiro nos pés é um sintoma de alguma condição ou o resultado de um mau hábito. Por isso é importante prestar atenção e determinar a causa para encontrar uma solução adequada, pois não se trata de esconder, mas sim de evitar o mau cheiro nos pés de forma definitiva.

2

A causa mais frequente do mau cheiro nos pés é o uso de calçado inadequado. Os sapatos de plástico ou de materiais sintéticos que não permitem que o pé respire adequadamente causam a acumulação de bactérias que causam o mau cheiro, devido à sudorese.

Escolher sapatos de couro e modelos que permitam que o pé respire adequadamente é a chave para evitar a sudorese excessiva e com isso o mau cheiro. Comprove isso, mudando o tipo de sapato que você usa e investindo um pouco mais em calçado de qualidade e você verá a diferença.

Como evitar o mau cheiro nos pés - Passo 2
3

Outra causa comum do mau cheiro nos pés é a presença de fungos na área que produz o mau cheiro. Nestes casos é muito importante eliminar por completo os fungos para desfrutar de pés saudáveis e livres de mau cheiro.

Como evitar o mau cheiro nos pés - Passo 3
4

As pessoas muito nervosas costumam sofrer com frequência de sudorese nos pés, o que muitas vezes leva a sofrer de mau cheiro. Para evitar que isto ocorra é importante tentar controlar o estresse e praticar atividades que nos ajudem a diminuir a tensão e a viver mais relaxados.

Outras condições como mudanças hormonais ou a ingestão de determinados medicamentos podem causar mau cheiro nos pés.

5

Além de escolher sapatos adequados que permitam que seu pé respire, e se livrar dos fungos se for o caso, para evitar o mau cheiro nos pés é importante também usar meias de materiais naturais como a lã e o algodão, pois os sintéticos aumentam a sudorese, fazendo com que aumente a possibilidade de mau cheiro nos pés.

Como evitar o mau cheiro nos pés - Passo 5
6

Não se esqueça da higiene se quiser que seus pés estejam sempre em perfeito estado e livres de cheiros. Para isso recomendamos que:

  • Durante o banho lave muito bem seus pés com água e sabão para eliminar as bactérias acumuladas.
  • Seque muito bem os pés após o banho, assim você previne a formação de fungos.
  • Utilizes desodorante para pés, que ajudará a mantê-los frescos e com a sudorese controlada.
  • Alterne os sapatos evitando usar sempre o mesmo par. Ventile os sapatos logo após o uso, permitindo também que sejam ventilados antes do próximo uso.
Como evitar o mau cheiro nos pés - Passo 6
7

Se depois de seguir todos esses conselhos o mau cheiro no pés ainda persistir, é importante que consultar um dermatologista para uma revisão mais exaustiva.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar o mau cheiro nos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Neyla Borges de moura
Eu queria saber o que eu faço pq meus pés suão muito e por isso da muito mal cheiro queria saber o que eu faço para acabar com isso
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Neyla, neste artigo poderá encontrar alguns remédios caseiros para o mau cheiro dos pés: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-eliminar-o-mau-cheiro-dos-pes-com-remedios-caseiros-9178.html
1 de 5
Como evitar o mau cheiro nos pés