A placa bacteriana

Como evitar o tártaro nos dentes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como evitar o tártaro nos dentes
Imagem: clinicadentalh.com

O tártaro é essa camada amarelada que se cria entre os nossos dentes pelos alimentos agarrados à superfície dental que não conseguimos tirar durante a escovagem dos dentes. Uma vez fixa a placa bacteriana devemos recorrer ao nosso dentista par nos realizar uma limpeza dentária e eliminá-la. O tártaro, além de anti-estético, é bastante prejudicial para a saúde bocal visto que é o principal causador da gengivite e da periodontite. Existem algumas técnicas bastante úteis para evitar que o tártaro volte a sair após fazermos uma limpeza dentária. Se tem este problema e não sabe o que fazer para o prevenir, neste artigo de umComo.com.br mostramos-lhe como evitar o tártaro nos dentes.

Também lhe pode interessar: Como limpar o tártaro dos meus dentes
Passos a seguir:
1

Além de pelos alimentos agarrados à superfície dental, o tártaro pode formar-se por um sangramento das gengivas. Se é o seu caso e as gengivas sangram cada vez que escova os dentes, não duvide e consulte o seu dentista para lhe fazer uma revisão.

2

Para evitar que a placa bacteriana se volte a criar nos nossos dentes, a escovagem deve ser bastante consistente. Isto quer dizer que devemos escovar os nossos dentes fazendo movimentos circulares e com um pouco de pressão.

3

A escovagem exaustiva dos dentes é muito importante mas também o é complementá-la com o fio dental. Usar o fio dental uma vez por dia é fundamental para evitar o tártaro nos dentes. A escovagem não consegue limpar todos os espaços entre os dentes e com o fio dental pode acabar de os limpar e chegar a todos estes lugares.

Como evitar o tártaro nos dentes - Passo 3
Imagem: especiales.latino.com
4

Uma forma bastante eficaz para evitar o aparecimento do tártaro nos dentes é comer frutas e verduras duras. Este tipo de alimentos fortalecem as gengivas e ajudam a evitar que sangrem. Como já sabe, o sangramento das gengivas é um dos causadores da placa bacteriana, assim, se controlarmos isto, controlamos o tártaro.

5

Os sucos das frutas ácidas também são bastante eficazes para prevenir o tártaro nos dentes. Este tipo de alimentos ajudam a eliminar os restos de comida e a branquear os dentes. Não obstante, há que os comer sempre com moderação, visto que um uso excessivo pode provocar danos no esmalte dentário.

Como evitar o tártaro nos dentes - Passo 5
Imagem: planetajoy.com
6

Os doces e os bolos são os alimentos que mais favorecem a criação de tártaro nos dentes. De maneira que, uma forma eficaz de evitar o aparecimento da placa bacteriana é eliminar estes alimentos da nossa dieta ou moderar o seu consumo.

7

Aqui tem as técnicas mais importantes para evitar o aparecimento do tártaro nos dentes mas, não se esqueça também de consultar o seu dentista de forma regular. Para controlar por completo a placa bacteriana deve fazer limpezas dentárias pelo menos uma vez por ano.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar o tártaro nos dentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: clinicadentalh.com
Imagem: especiales.latino.com
Imagem: planetajoy.com
1 de 3
Como evitar o tártaro nos dentes