Picadas de abelhas e vespas

Como evitar picadas de abelhas e vespas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 julho 2018
Como evitar picadas de abelhas e vespas

As picadas de abelhas e vespas podem ser dolorosas e incômodas, mas além disso algumas pessoas sentem um verdadeiro pânico destes insetos, inclusive sem terem sido picadas antes. A verdade é que o nervosismo em relação a estes bichos e alguns hábitos, como a roupa ou os produtos que usamos, poderiam atrair estes insetos; por isso se for passear, acampar ou passar alguns dias ao ar livre, convém tomar algumas medidas para prevenir incidentes incômodos. Em umComo.com.br explicamos a você como evitar picadas de abelhas e vespas com alguns conselhos práticos.

Também lhe pode interessar: Remédio para a picada de vespa

Passos a seguir:

1

Em um meio natural, não é possível evitar 100% a picada de uma abelha ou vespa, no entanto algumas recomendações podem diminuir notavelmente as possibilidades de atração e, com isso, reduzir as probabilidades de ser picado.

Para começar é importante evitar usar roupa muito chamativa de tons fluorescentes ou intensos como o amarelo e laranja, pois estes atraem as vespas e abelhas. Do mesmo modo, é recomendável evitar os brancos, que também chamam a sua atenção; por outro lado, os tons escuros passam desapercebidos, assim como o vermelho, uma cor que estes insetos não conseguem detectar.

Como evitar picadas de abelhas e vespas - Passo 1
2

Quando saímos para dar um passeio ou fazer um percurso ao ar livre é muito importante considerar uma regra básica: nunca use perfume, água de colônia, águas perfumadas nem produtos cosméticos com aromas intensos e doces, pois estes atraem os insetos, inclusive as abelhas, vespas e os incômodos mosquitos.

Ainda que você adore cheirar bem, esqueça estes produtos se quiser se manter fora do seu radar e que os insetos não o detectem.

Como evitar picadas de abelhas e vespas - Passo 2
3

Se quiser evitar picadas de abelhas e vespas é importante evitar comer ao ar livre nas horas mais quentes do dia, pois este é o período em que estes insetos se encontram mais ativos. O cheiro da comida costuma atrair os insetos, mas se além disso estiver com alimentos doces eles simplesmente enlouquecerão, por isso nada melhor que comer em um lugar fechado ou, se o fizer fora, ter a certeza de que toda a comida está adequadamente embalada para não chamar muito a sua atenção.

Não coloque simplesmente os alimentos em uma mesa para ir consumindo ou em questão de minutos terá um monte de abelhas e vespas sobrevoando a sua comida.

Como evitar picadas de abelhas e vespas - Passo 3
4

Uma boa forma de espantar as abelhas e vespas enquanto come ou acampa ao ar livre, é pendurar em vários pontos do local sacos de papel marrom levemente cheios de plástico ou qualquer outra coisa para que pareça um pouco inflado e imite a forma de um cacho de abelhas. Estes objetos simulam, para os insetos, um possível ninho ou cacho, portanto evitarão se aproximar do local porque seria território de outras abelhas ou vespas. Trata-se de uma opção fácil e eficiente para as afastar.

5

Apesar de ser muito difícil de conseguir, principalmente se tem medo destes insetos, é importante que se uma abelha ou vespa se aproximar de você, evite realizar movimentos bruscos, correr, espantá-la com as mãos, etc. Com isso pensarão que a sua vida corre perigo e atacarão você, portanto o melhor é não incentivar a sua agressividade; se ficar tranquilo não o picarão.

Para escapar delas, simplesmente se levante lentamente e com cuidado e se afaste caminhando, quanto menos violento melhor.

Sugestão: Primeiros-socorros e cuidados obrigatórios para tratar uma picada de marimbondo

Como evitar picadas de abelhas e vespas - Passo 5
6

Se apesar destas recomendações ainda tiver medo de uma picada, então vá se preparando para tratar desta situação. Nos nossos artigos remédio para a picada de vespa e remédios para picadas de abelha damos duas boas opções para reduzir as dores e se sentir bem o quanto antes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar picadas de abelhas e vespas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como evitar picadas de abelhas e vespas