Outros remédios naturais

Como fazer chá de mulungu

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer chá de mulungu

Mulungu, canivete, bico-de-papagaio ou corticeira são nomes comuns dados para a planta cientificamente conhecida como Erythrina mulungu, comum da região central do Brasil. Planta essa que tem se tornado cada vez mais conhecida pela suas propriedades que ajudam a acalmar os ânimos, reduzir a ansiedade e o stress.

O mulungu cresce espontaneamente e possui flores de cores alaranjadas e corais. As suas propriedades encontram-se na casca, parte da planta que é utilizado para fazer chás. Se quiser saber como fazer chá de mulungu, continue lendo este artigo que umComo preparou para você!

Também lhe pode interessar: Como fazer chá de amora

Índice

  1. Preparando o chá de mulungu
  2. Para que serve o chá de mulungu
  3. Onde comprar mulungu

Preparando o chá de mulungu

Se você sofre de problemas como a ansiedade ou insônia, ou mesmo anda estressado, o chá de mulungu é ideal para você. A receita que vamos descrever aqui está de acordo com a regulamentação da ANVISA:

  • Separe 5 g de casca do mulungu (se estiver moída, basta cerca de três colheres de sobremesa)
  • 200 ml de água

A casca deve ser colocada junto com a água para ferver, por alguns minutos, uma vez que trata-se de uma parte mais dura da planta, sendo assim mais difícil retirar as suas propriedades. Beba ainda quente ou morno, até três vezes por dia, e evite beber chá de mulungu por mais de três dias seguidos.

Para que serve o chá de mulungu

Agora vamos falar um pouco sobre as propriedades do chá de mulungu, tal como os seus benefícios para quem o consome e para que ele é usado, apenas para desbastar a curiosidade dos leitores interessados.

O chá de mulungu costuma ser utilizado para tratar, além da ansiedade e do estresse, como já dissemos; tosses, coqueluche e asma, dores reumáticas e nevralgias crônicas. A planta também auxilia tratamentos de estados emocionais, como distúrbio do sono, epilepsia, bronquite asmática, hepatite, pressão alta, insuficiente urinária, esclerose, entre outros. Além disso, contando com a alta quantidade de antioxidantes na sua composição, o consumo do chá de mulungu tonifica e fortalece o fígado, ajuda a regular o ritmo cardíaco e abaixa a pressão.

Além disso, a planta também é utilizada com o intuito de lutar contra o tabagismo. Isso acontece por causa da erisodina, que bloqueia os receptores de nicotina, fazendo com que o fumante perca o prazer em fumar.

Onde comprar mulungu

Você pode encontrar o mulungu (para fazer chá) em lojas de produtos naturais e medicina alternativa. Geralmente ele é comercializado na forma de tintura ou planta. Veja também, em nosso site, outros artigo sobre chás benéficos para a saúde:

Como fazer chá de mulungu - Onde comprar mulungu

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer chá de mulungu, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Evite consumir grandes quantidades de chá de mulungu, para evitar ter sonolência.
  • O chá de mulungu não é recomendado para gestantes e pessoas com pressão arterial baixa, já que o chá costuma baixar a sua pressão.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Solange
Eu tomei esse chá e fiquei bem chapado
1 de 2
Como fazer chá de mulungu