Tratar uma hérnia

Como fazer exercício com uma hérnia

Como fazer exercício com uma hérnia
Imagem: elmundo.es

Fazer exercício com uma hérnia requer a autorização prévia do seu médico, que é quem melhor sabe o estado da sua doença. Algumas vezes pode ser bom já que, ao fortalecer a musculatura, reduz-se a possibilidade de voltar a produzir uma hérnia. Geralmente, a natação é o esporte mais indicado, mas tudo depende de suas circunstâncias pessoais e do tipo de hérnia que tenha. Em umComo.com.br ajudamos você a responder à pergunta de como fazer exercício com uma hérnia.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma hérnia

Passos a seguir:

1

Antes de qualquer coisa, fazer exercício tendo uma hérnia pode ser muito perigoso e complicar sua doença; por isso, antes de colocar mãos à obra é necessário falar com seu médico sobre sua intenção de começar a praticar esporte, para que ele autorize e aconselhe você sobre as atividades mais apropriadas em função da sua hérnia.

2

Caso seja uma hérnia de disco, o mais indicado é fazer exercício em um meio aquático, para que a coluna não tenha que suportar todo o peso do seu corpo enquanto pratica esporte. Por isso, o mais conveniente é que pratique natação a um ritmo suave e, insistimos, sempre consultando seu médico que é quem conhece em que fase sua doença se encontra e sabe se fazer exercício é prejudicial ou não no seu caso. Em qualquer caso, evite sempre os esportes de alto impacto como basquete, pular, correr ou jogar tênis.

3

O tipo de hérnia mais comum é a inguinal, isto é, a que aparece na virilha. Neste caso, para fazer exercício com uma hérnia inguinal ou abdominal terá que ver como seu corpo responde e evitar de qualquer jeito atividades como abdominais ou agachamentos, cuja prática exerce muita pressão nessa área. Neste caso, sempre que não sinta dor, o melhor é fazer natação ou outro esporte aquático.

4

Se já operou a hérnia e quer começar a fazer esporte, sempre com a autorização de seu médico, faça-o de forma progressiva tanto em relação ao ritmo, como ao número de séries feitas e o tempo diário dedicado. Escute bem seu corpo, parando o exercício sempre que sentir dor já que, de outra forma, corre o risco de que sua doença passe a ser crônica.

5

Para a recuperação de uma operação de hérnia também é conveniente começar com a natação, de forma que possa reforçar sua musculatura sem exercer uma pressão direta sobre a área. Seja paciente e respeite os tempos indicados pelo seu médico para começar a fazer exercício depois de ter operado uma hérnia.

6

Para fazer exercício tendo uma hérnia, os aquecimentos prévios são bem mais imprescindíveis do que em condições normais. O aquecimento é simplesmente o processo que permite ao seu organismo atingir a temperatura ideal para fazer esporte, minimizando o risco de lesão. Quando faz exercício com uma hérnia, você sempre deve-se lembrar deste passo prévio.

7

Trabalhar a elasticidade é uma boa forma de prevenir as hérnias e que elas voltem a aparecer depois de ter se recuperado. Leia neste artigo as diferentes formas de melhorar sua elasticidade e se centrar na área onde sofreu sua hérnia.

8

Leve sempre em consideração as indicações do seu médico para fazer exercício com hérnia, já que a tendência a que seja crônica é muito alta neste tipo de patologias.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer exercício com uma hérnia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Roberto Siqueira
Que tipo de exercicios posso fazer,estando com hérnia inguinal dupla
Mansur
Eu tenho hernia umbilical , mas como uma hernia redutível Redutível se o conteúdo do saco herniário pode retornar à sua localização anatômica (abdómen) E como eu preciso de um exercicio ABS para fortalecer a parede abdominal , para que a hernia nao volte .
A sua avaliação:
Manoel
tenho hérnia de hiato ,posso fazer uma corrida moderada.
Imagem: elmundo.es
Como fazer exercício com uma hérnia