Testes de alergia

Como fazer um teste de alergia na pele

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 6 março 2020
Como fazer um teste de alergia na pele
Imagem: sbdpi.org.br

Se suspeita de alergia, talvez lhe seja útil saber como fazer um teste de alergia na pele. Em umComo vamos explicar para você como funciona todo o processo. O teste de alergia é feito para ajudar o médico a determinar a causa da alergia, que pode ser uma alergia alimentar, uma alergia de pele ou a qualquer medicamento. Dependendo do tipo de alergia os sintomas podem variar, mas por norma os sintomas apresentados são coceira, vermelhidão, erupções na pele, problemas estomacais, irritação nos olhos e garganta e dificuldade para respirar. Os testes de alergia são feitos normalmente na pele, mas também pode ser feita uma análise ao exame de sangue. Continue lendo e saiba como funciona o teste de alergia.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para alergia na pele
Passos a seguir:
1

Quando você suspeita de alergia, deve consultar o seu médico para que este possa fazer um diagnóstico do tipo de alergia. O médico vai começar por lhe fazer uma série de perguntas, para tentar descobrir o que mudou nos seus hábitos alimentares, quais os medicamentos que está tomando e qual o seu histórico médico. Isto porque, se algum parente próximo (pai ou mãe) tiver alergia, você tem 50% de chances de desenvolver a doença. Após reunir todas estas informações, ele vai pedir que você faça um teste de alergia.

Como fazer um teste de alergia na pele - Passo 1
Imagem: gastroecirurgia.blogspot.pt
2

O médico irá testar apenas aqueles alérgenos que acredita que estão causando a alergia em você, uma vez que existe uma grande variedade de alérgenos. Antes de realizar o teste de alergia na pele, é importante que elimine o uso de pomadas ou cremes de cortisona na área do teste, entre 3 a 7 dias antes do teste. Além disso, se estiver tomando anti-histamínicos, como Clemastina ou Hidroxizina, deverá parar o seu uso duas semanas antes do teste, uma vez que pode reduzir a reatividade da pele, interferindo no resultado do teste. É muito importante que siga todas as recomendações do seu médico antes de realizar o teste, para evitar resultados errados.

3

O teste de alergia é realizado normalmente no antebraço ou nas costas. O antebraço do paciente é limpo primeiro com álcool e, de seguida é desenhada uma grade com caneta. Em cada quadrado da grade é inserida uma pequena quantidade de um alérgeno, que pode ser aplicado em gotas ou com uma agulha. Após a aplicação dos alérgenos, deve se aguardar cerca de 15 minutos, tempo suficiente para o alérgeno interagir com o organismo. Depois desse tempo, é analisada a reação da pele em cada marca, em que normalmente aparece uma bolha vermelha, como uma picada de insecto. A pele volta a ser limpa novamente com álcool para remover a caneta e os alérgenos.

Como fazer um teste de alergia na pele - Passo 3
Imagem: blog.selecoes.com.br
4

Quanto ao teste de alergia nas costas, também conhecido como teste de alergia de contato, é um teste onde são colocados adesivos nas costas do paciente. Estes adesivos contêm as substâncias que se acreditam estar a provocar a alergia no paciente. Aguarda-se 48 horas e, depois verifica-se se ocorreu alguma reação. Esta área não deve ser molhada e deve evitar coisas que causem transpiração, pois se o adesivo se molhar os reagente podem se misturar e o teste não vai dar um resultado certo.

Como fazer um teste de alergia na pele - Passo 4
Imagem: esmaltesdakika.com
5

Em certos casos, como a alergia ao leite ou ao glúten, o médico pode solicitar o teste de provocação oral. Neste teste o paciente ingere o alimento e é observada a reação. Além disso, também pode ser pedido ao paciente que realize um exame ao sangue, para determinar a existência de anti-corpos no sangue.

6

A causa da alergia será determinada com base no resultado do teste de alergia, junto com o histórico médico do paciente. Após descobrir a causa, o médico indicará o tratamento mais apropriado para o seu caso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um teste de alergia na pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • O teste de alergia cutâneo pode ser realizado em qualquer pessoa, inclusive em bebês.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: sbdpi.org.br
Imagem: gastroecirurgia.blogspot.pt
Imagem: blog.selecoes.com.br
Imagem: esmaltesdakika.com
1 de 4
Como fazer um teste de alergia na pele