A temperatura do corpo

Como medir a temperatura a um doente

Como medir a temperatura a um doente

A temperatura média do corpo humano em perfeito estado de saúde, medida por baixo da língua registra 37ºC no termômetro. Em umComo.com.br queremos dar a você uma série de conselhos que lhe ajudarão a medir a temperatura do corpo com mais confiabilidade e saber se o doente tem febre ou não.

Passos a seguir:
1

A temperatura corporal normal dos seres humanos varia entre os 36.5-37.5ºC. Naqueles casos em que a temperatura se situa fora desses parâmetros, em geral fala-se de:

  • Hipotermia, quando a temperatura corporal é inferior aos 36ºC.
  • Febrícula, quando a temperatura é de 37.1-37.9ºC.
  • Hipertermia ou febre, quando a temperatura é igual ou superior a 38ºC.
2

Antes de medir a temperatura do doente verifique que a coluna de mercúrio está por baixo do sinal que indica a cifra "normal" de 37ºC. Para isso, agarre firmemente o termômetro entre o polegar e o indicador pelo extremo oposto ao bulbo. Dê três ou quatro sacudidas bruscas de munheca. Comprove de novo a leitura, repetindo a operação caso seja necessário.

3

Durante o tempo em que for fazer uso do termômetro, guarde-o em um frasco com algodão absorvente no fundo. Depois de utilizá-lo, enxague-o cuidadosamente debaixo da torneira de água fria para eliminar gérmenes, seque-o e guarde-o de novo no frasco. Não lave nunca o termômetro com água quente, o mercúrio pode dilatar-se demais e quebrar o bulbo.

4

Garanta que o doente não tenha tomado uma bebida fria ou quente nem tenha fumado durante a última meia hora. Para proceder a medição da temperatura, existem diversas formas, uma delas poderá ser colocar o bulbo do termômetro sob a língua dele, e peça que ele junte os lábios (mas não os dentes) suavemente ao redor do corpo do termômetro. Deixe-o em sua boca durante pelo menos um minuto. Tire-o e leia a temperatura.

5

Outra forma é medir a temperatura por baixo do braço do doente, ou seja, no buraco da axila. Recomenda-se colocar o braço até ao peito para nos certificarmos que vai permanecer firme no seu sítio. Deveremos esperar uns três minutos antes de o tirar.

A temperatura subaxilar é meio grau inferior à sublingual, aproximadamente.

6

No caso dos recém nascidos e bebês, recomenda-se medir a temperatura retal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como medir a temperatura a um doente, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • A idade. O recém-nascido apresenta problemas de regulação da temperatura devido à sua imaturidade, de tal modo que lhe afetam muito as mudanças externas. No idoso a temperatura corporal costuma estar diminuída (36ºC).
  • O sexo. Na segunda metade do ciclo, desde a ovulação até à menstruação, a temperatura pode elevar-se entre 0.3-0.5ºC.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
José
Bom saber que a temperatura subaxilar é 0,5º inferior à sublingual, mas a temperatura "normal" de "36.5-37.5ºC" refere-se à sublingual ou subaxilar?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi José, essa temperatura normal refere-se à temperatura sublingual. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Sara
Priscila desde já agradeço o seu comentário. Uma temperatura corporal de 35,4 em crianças não é normal e deverá consultar de imediato ao seu médico. http://saude.umcomo.com.br/articulo/e-normal-uma-temperatura-corporal-35-4-35-5-35-6-328.html
priscila goes
medi a temperatura do meu filho de um ano e sete meses de forma correta e esta 35.4,mas não esta apenas baixa,ele esta suando bastante,tentei aquece-lo,mas só o. fez suar mais. *oque devo fazer nesse caso?
Como medir a temperatura a um doente