Aprender meditação

Como meditar para iniciantes

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como meditar para iniciantes
Imagem: gabbyb.tv

A meditação é uma prática que apresenta vários benefícios para a sua saúde. A prática consiste em esvaziar a mente em silêncio e concentrar a atenção em si mesmo. A meditação proporciona descanso físico e mental, aumenta a capacidade de concentração, equilibra a respiração, melhora a oxigenação e a frequência cardíaca e promove a qualidade do sono. Este exercício também acelera a recuperação pós-operatória, atenua resfriados e enxaquecas e auxilia a digestão alimentar. A nível emocional, proporciona um estado de equilíbrio do ser, aumenta a lucidez e reduz conflitos emocionais internos. Os praticantes de meditação afirmam ainda que possuem uma maior clareza mental, objetividade, paciência e compreensão. Se gostaria de conhecer melhor esta prática, continue lendo esse artigo e descubra como meditar para inciantes.

Também lhe pode interessar: Como fazer meditação mindfulness
Passos a seguir:
1

Existem várias formas de meditar e você deve procurar a que funciona melhor para a sua mente. Meditar, para iniciantes, deve começar da seguinte forma:

  • Observe sua respiração. Foque sua atenção no ar que entra pelas narinas e procure expirá-lo de forma lenta. Estabeleça um ritmo - inspire por alguns segundos e leve o dobro do tempo para expirar. A respiração meditativa deve ser sempre nasal.
  • Concentre sua atenção em algo. Observe o fogo de uma vela acesa, limpando sua mente de quaisquer pensamentos ou concentre-se num som como o barulho de um relógio ou um instrumento musical. Pode ainda focar-se numa forma geométrica como uma mandala ou em um chakra. Para saber como manter seus chakras em equilíbrio, acesse esse artigo. Outra opção é focar seus pensamentos num mantra. Para saber o que é um mantra e como se usa, dê uma olhada nessa página.
2

A postura

  • A postura mais popular é a posição de Lótus. Mantenha a coluna reta e as pernas cruzadas. Se necessário, apoie as costas numa parede.
  • Outra postura possível consiste em sentar-se numa cadeira, com a coluna reta e os pés apoiados no chão. As mãos devem repousar no colo, uma sobre a outra.
  • Em qualquer uma das posturas, garanta que mantem a coluna reta para facilitar a frequência energética.
  • Mantenha os olhos fechados para facilitar a concentração.

Nota: Procure ficar confortável nas posturas, mas não ao ponto de poder ficar com sono.

Como meditar para iniciantes - Passo 2
Imagem: lifehack.org
3

O local

Qualquer lugar serve para meditar. No entanto, o ideal é ter um local definido para a atividade. Se possível, prefira um local tranquilo, reservado e sem barulho.

Dica: Se preferir, experimente meditar na Natureza: um bosque ou a praia são boas opções.

Como meditar para iniciantes - Passo 3
Imagem: ivnine.com
4

Tempo

A meditação pode ser feita em um minuto apenas. Mais importante do que a duração é a frequência com que se medita. Comece com dois minutos diários e vá aumentando para duas vezes ao dia e sucessivamente.

Determine um horário conveniente para você e seja disciplinado com a hora estipulada. O ideal é associar a meditação a uma atividade rotineira como o acordar ou o final de uma refeição.

Dica: Se necessário, utilize um temporizador para que não exceda o tempo definido para a prática.

Como meditar para iniciantes - Passo 4
Imagem: pix-hd.com
5

Dificuldades da meditação

A meditação pode apresentar algumas dificuldades. Podem surgir pensamentos, dores, coceira, cansaço ou até aborrecimento. A distração não significa que você está fazendo algo de errado, mas procure não se envolver nos pensamentos ou distrações. Se você não os alimentar, eles desparecem e você poderá voltar ao foco. Se necessário, ajeite a sua postura e procure se concentrar.

Como meditar para iniciantes - Passo 5
Imagem: scanvine.com
6

Recomendações

  • Agora que sabe como meditar para iniciantes, tente não ver a prática como uma obrigação diária. O momento da meditação é seu, servindo como um exercício para fazer com que você se conecte à sua essência. É uma oportunidade para não ter de pensar ou fazer nada, podendo descartar ali todas as suas preocupações.
  • Seja paciente consigo mesmo e evite criar grandes expectativas - elas só vão criar tensões e ansiedade em sua mente.
  • Se está interessado em meditar mais profundamente, acesse esses exercícios de yoga para principiantes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como meditar para iniciantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marta Pinto
Como saber qual mandala que é mais indicado,se é que estou a falar directamente...!!? Estou interessada em adquirir mais conhecimento sobre este tema. Obrigada
Imagem: gabbyb.tv
Imagem: lifehack.org
Imagem: ivnine.com
Imagem: pix-hd.com
Imagem: scanvine.com
1 de 5
Como meditar para iniciantes