Bem-estar emocional

Como melhorar a inteligência emocional

Nelia Oliveira
Por Nelia Oliveira. Atualizado: 4 abril 2019
Como melhorar a inteligência emocional

A inteligência emocional está relacionada com a capacidade de reconhecer e ter em conta os sentimentos próprios e exteriores para os poder gerir adequadamente. Segundo o livro "Inteligência emocional" de Daniel Goleman, o desenvolvimento da inteligência emocional explicaria porque muitas vezes as pessoas muito inteligentes fracassam, enquanto outras progridem. Em seguida, apresentamos como melhorar a inteligência emocional.

Também lhe pode interessar: Como tratar a alexitimia

Passos a seguir:

1

Autoconhecimento. Tem a ver com identificar os sentimentos, quais são os seus desejos e preocupações. Conhecermo-nos a nós mesmos é a chave para poder desenvolver a inteligência emocional. Se não somos conscientes das nossas emoções, não podemos expressá-las nem comunicá-las. Pergunte-se, que relação tem com as suas emoções? Acompanham-se de sensações físicas?

2

Autocontrole. Para poder gerir as suas emoções deve conhecê-las. Faça uma lista dos seus aspetos positivos e dos seus aspetos negativos. É importante reforçar os aspetos positivos e trabalhar os negativos. Procure o lado positivo dos sentimentos negativos e comece por aí.

3

Gerir o estresse. O estresse, muitas vezes, supera a nossa capacidade de ver as coisas com claridade. Por isso, é importante tratar de nos tranquilizarmos para o poder gerir. Em primeiro lugar, é necessário identificá-lo, depois detectar qual é a nossa resposta perante o mesmo e refletir como podemos modificar esta resposta por uma resposta positiva.

4

Comunicação. A comunicação assertiva é uma peça fundamental da inteligência emocional. Esta refere-se não só ao que dizemos mas também ao que não dizemos, ou seja, a comunicação não verbal. Para transmitir confiança nos outros devemos trabalhar aquilo que transmitimos com os nossos gestos, expressões e palavras.

5

Empatia. Tem a ver com o reconhecimento e a aceitação dos sentimentos dos demais. A empatia gera efeitos positivos nos outros que depois volta a nós mesmos.

6

Resolução de conflitos. A melhor forma para resolver os conflitos, é identificá-los e refletir sobre eles. Se utilizarmos os conhecimentos anteriormente mencionados, poderemos enfrentá-los de forma positiva e aprender com eles.

Veja também: 60 perguntas inteligentes sobre a vida

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar a inteligência emocional, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como melhorar a inteligência emocional