Outros distúrbios comuns

Como parar de vomitar

 
Karol Jares
Por Karol Jares. Atualizado: 29 novembro 2018
Como parar de vomitar
Imagem: lookfordiagnosis.com

Vômitos são, sem sombra de dúvidas, uma das reações mais desagradáveis do corpo humano. O gosto, o desconforto gerado antes e depois, enfim, tudo é bem ruim mas, às vezes não tem jeito. Ainda sim, quer saber como parar de vomitar? Continue lendo esse artigo do UmComo e descubra como para de vomitar para que a sua disposição melhor e possa se recompor.

Também lhe pode interessar: Como parar o soluço

Índice

  1. O que é o vômito?
  2. Como parar de vomitar?
  3. Cuidados a serem tomados

O que é o vômito?

É como o seu corpo expulsa o suco gástrico pela boca. Ele pode conter ou não vestígios de alimento e, por vezes, é uma forma de defesa do seu corpo se você ingeriu algum alimento impróprio para o consumo, por exemplo. Mas, o excesso de vômito pode causar desidratação e ainda uma série de complicações para o organismo, além de ser algo super desconfortável, tanto pela náusea como pelo gosto.

Como parar de vomitar?

Beba líquidos: o vômito, independente do motivo pelo qual esteja acontecendo, provoca perda de líquidos no seu corpo. Então, a ingestão de água ou ainda um chá fraco é uma boa alternativa para parar de vomitar. Mas atenção: beba o líquido em pequenas quantidades de cada vez, caso contrário você vai sentir vontade vomitar de novo. Se você não tiver problemas de sensibilidade nos dentes, chupar um cubo de gelo por ser uma boa alternativa, pois a água gelada provoca uma sensação “anestésica” na garganta, diminuindo o desconforto causado pelo vômito.

Mel, gengibre e xaropes, em alguns casos, se mostram eficazes contra o vômito. Sempre em pequenas quantidades de cada vez, para não causar o efeito inverso e te fazer vomitar ainda mais.

Evite: bebidas gasosas e com excesso de cafeína, alimentos muito gordurosos, ácidos e temperados. Isso só aumenta a acidez no estômago, incentivando ainda mais o vômito.

Em meio a uma “crise de vômito”, prefira alimentos leves, como torradas e canjas. Veja o nosso artigo sobre o que comer quando está com vontade de vomitar para saber mais sobre esse tema.

Como parar de vomitar - Como parar de vomitar?
Imagem: bezzia.com

Cuidados a serem tomados

O vômito pode ter diversas causas, desde uma infecção alimentar até uma resposta do seu organismo a uma situação de medo ou nojo. Se, mesmo depois de tentar as alternativas para conter o vômito, o mesmo persistir, procure um médico, para que este faça um exame mais apurado.

Veja também: Vômito amarelo, o que pode ser?

Como parar de vomitar - Cuidados a serem tomados

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar de vomitar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: lookfordiagnosis.com
Imagem: bezzia.com
1 de 3
Como parar de vomitar