Prevenção da anemia

Como prevenir a anemia

Como prevenir a anemia

A anemia é causada por uma diminuição importante de glóbulos vermelhos no sangue, por diversos motivos, como por exemplo uma má alimentação ou uma hemorragia. Partindo das causas de cada tipo de anemia, podemos determinar alguns conselhos que nos ajudam a evitar esta doença e suas consequências. Neste artigo de umComo, explicamos com mais detalhe como prevenir a anemia.

Também lhe pode interessar: As melhores frutas para a anemia

Passos a seguir:

1

Uma das causas mais comuns da anemia é uma má alimentação que não possui os elementos que fazem parte dos glóbulos vermelhos, como por exemplo o ferro, a vitamina B12 e certas proteínas. Desta forma, será necessário mudar para uma alimentação mais saudável e equilibrada que contenha todos os nutrientes necessários.

2

Além disso, é importante destacar que os problemas alimentícios que geram anemia são provocados pela obsessão por emagrecer. Sempre que quiser perder peso, procure a assessoria de um especialista em nutrição e não comece "dietas milagrosas" que possam prejudicar gravemente sua saúde.

3

Também é necessário que os vegetarianos prestem atenção, pois o fato de não ingerir alimentos de origem animal pode derivar em falta de ferro e consequentemente, anemia. Será necessário saber quais são os alimentos que podem lhe dar os nutrientes normalmente encontrados na carne ou no peixe. Neste outro artigo de umComo explicamos como substituir a carne em sua dieta.

4

Outro aspecto muito importante na hora de prevenir a anemia é a perda de sangue que talvez, por não ser muito abundante, pode passar despercebida, mas que a longo prazo podem ser significativa. Por exemplo, uma mulher com menstruação abundante e uma dieta com carência nutritiva é uma candidata à anemia.

5

Para prevenir a anemia, é importante realizar exames de sangue com frequência. Desta forma, você poderá comprovar se os níveis dos diferentes componentes do sangue estão em ordem.

6

Da mesma forma, se forem detectados sintomas que possam indicar anemia, é fundamental visitar um médico para que ele possa realizar um diagnóstico e, caso seja necessário, determinar o tratamento a seguir.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a anemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
mariane
oque éanemia
Sara
Maria muito obrigada pelo comentário! Lamento sua perda!
Maria Pia Mafra da Costa
gostei muito desse artigo... Meu esposo faleceu dia 25 desse mes ..com síndrome mielodisplásica..causada pela anemia profunda, pois quando a medula óssea não fabrica mais os glóbulos vermelhos...na famílias temos muitoas anemicos, gostaria de maisinformações.
Como prevenir a anemia