Diabetes tipo 2

Como prevenir a diabetes tipo 2

Como prevenir a diabetes tipo 2

Nas últimas décadas os índices de diabetes tipo 2 têm aumentado mundialmente de forma alarmante. A má alimentação, o sedentarismo e a obesidade são alguns dos responsáveis por este problema que consiste na incapacidade do organismo de a utilizar adequadamente, o que faz com que o açúcar se acumule no nosso sangue de forma elevada. Diversos hábitos são os responsáveis pelos níveis de insulina aumentarem e que esta hormona não possa processar adequadamente o açúcar, por isso algumas mudanças importantes na nossa rotina serão fundamentais para evitar esta condição crônica. Em umComo.com.br explicamos para você com detalhe como prevenir a diabetes tipo 2.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a diabetes
Passos a seguir:
1

A diabetes tipo 2 é uma condição que ocorre de forma progressiva, avançando lentamente até se tornar crônica. A insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas e responsável por permitir que o açúcar entre nas nossas células, trazendo energia ao corpo. No entanto, e devido a diversos fatores que mencionaremos mais à frente, por vezes as células não reagem perante a produção de insulina, pelo que não permitem que o açúcar entre nelas deixando que se acumule no sangue. Perante esta situação, o pâncreas pode responder produzindo ainda mais insulina, o que aumentará a presença de açúcar no sangue a níveis alarmantes, levando a uma condição chamada de resistência à insulina que se não for tratada a tempo se converterá em diabetes.

A diabetes tipo 2 é a mais comum, superando em número de pacientes a diabetes tipo 1 ou juvenil.

Como prevenir a diabetes tipo 2 - Passo 1
2

Entender os fatores de risco da diabetes tipo 2 é a chave para compreender como deverá preveni-la. Entre os seus detonantes mais comuns encontramos:

  • Sobrepeso e obesidade, uma vez que o excesso de gordura e os carboidratos na dieta podem dificultar o correto funcionamento da insulina e o aproveitamento dos açúcares por parte do nosso corpo.
  • Uma dieta rica em gorduras.
  • Vida sedentária.
  • Fatores hereditários, quem tem familiares diretos com diabetes tipo 2 pode desenvolvê-la com mais facilidade.
  • Ter mais de 50 anos.
  • Esta condição é mais comum em homens que em mulheres.
Como prevenir a diabetes tipo 2 - Passo 2
3

Uma das chaves mais importantes para prevenir a diabetes tipo 2 é seguir uma dieta equilibrada e saudável, reduzindo o consumo de gorduras saturadas, comida de lixo, frituras e açúcar refinado, doces e bolos, e aumentando a ingestão de vegetais e frutas frescas, carnes magras, peixe e carboidratos complexos como o arroz ou a massa de preferência integrais.

Comer de forma equilibrada e saudável é a chave para garantir a nossa saúde geral e evitar além disso condições com o colesterol alto, os triglicérides elevados, problemas com ácido úrico ou o fígado gordo.

Como prevenir a diabetes tipo 2 - Passo 3
4

Controle o consumo de álcool pois acredite ou não certas bebidas estão cheias de açúcar em grandes quantidades, trazendo calorias vazias em nutrientes e aumentando as chances de sofrermos de diabetes. Licores como rum ou coquetéis como o mojito contêm altas quantidades de açúcar que, ingeridos de forma frequente podem afetar a sua saúde. Identifique as bebidas alcoólicas que mais engordam e retire-as da sua lista de consumo habitual.

Além disso, é conveniente moderar o consumo de refrescos, bebidas açucaradas, energéticas e sucos embalados. Sempre que possa opte pela água, pois trata-se da opção mais saudável e benéfica.

Como prevenir a diabetes tipo 2 - Passo 4
5

Apesar do nosso metabolismo ir mudando ao longo da nossa vida, é importante que faça um esforço para se manter dentro de um peso adequado segundo o seu corpo, pois a obesidade é uma das principais causas da diabetes tipo 2. Neste aspeto a dieta e manter um ritmo de vida ativos serão as chaves para prevenir a diabetes tipo 2.

Como prevenir a diabetes tipo 2 - Passo 5
6

O sedentarismo é um dos fatores de risco da diabetes e de outras condições como os problemas cardíacos, a obesidade ou o colesterol elevado, por isso a atividade física é fundamental para prevenir a diabetes tipo 2 pois o exercício permite-nos:

  • Queimar açúcar e gorduras;
  • Acelerar o metabolismo;
  • Melhorar a nossa condição cardíaca;
  • Reduzir o impacto da ingestão de carboidratos na dieta.

Recomenda-se realizar exercício pelo menos 3 vezes por semana em sessões de uma hora diária, no entanto se o seu objetivo for perder peso com a atividade física então é recomendável se exercitar entre 4 e 5 vezes por semana.

Como prevenir a diabetes tipo 2 - Passo 6
7

Faça uma revisão médica completa pelo menos uma vez por ano, que inclua uma revisão dos valores de açúcar no seu sangue para ver se tudo está sob controle. Isto é ainda mais necessário se existirem casos de diabetes na sua família ou se tiver mais de 50 anos.

Como prevenir a diabetes tipo 2 - Passo 7
8

No geral tente seguir uma vida saudável com uma alimentação equilibrada que lhe permita aproveitar todos os nutrientes de cada comida e realizar exercício físico frequente. Estas simples regra podem ajudar a manter-se a longe da diabetes tipo 2.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a diabetes tipo 2, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Ter hábitos saudáveis e ir anualmente ao seu médico fazer um check-up são as chaves mais importantes para prevenir a diabetes tipo 2.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
aldineia
desejo saber tudo que possa me ajudar a diminuir minha glicemia, especialmente se for atravez de alimentos naturais, fruta, folhas, chás etc 9(diabetes tipo 2). Obrigada Gostei mto de todas as dicas!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Aldineia, nesse link você pode encontrar alguns conselhos para diminuir a sua glicemia: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-reduzir-o-nivel-de-glicose-no-sangue-1443.html Espero que dê certo e obrigada pelo seu comentário :)
1 de 8
Como prevenir a diabetes tipo 2