Hepatite

Como prevenir a hepatite C

Como prevenir a hepatite C
Imagem: sante.journaldesfemmes.com

A hepatite C é uma doença originada por um vírus que afeta o fígado, produzindo inflamação neste órgão. Um paciente infectado pode contagiar outro se se derem determinadas condições, por este motivo é importante conhecer as medidas básicas de prevenção e quais são os grupos com maior risco de contrair esta doença. Em umComo.com.br explicamos a você em detalhe como prevenir a hepatite C de forma adequada.

Também lhe pode interessar: Como tratar a hepatite

Passos a seguir:

1

A hepatite C é uma doença que deve ser tratada assim que é detectada, caso contrário corre-se o risco de que a inflamação do fígado leve a doenças bem mais graves e irreversíveis, como a cirrose hepática ou o câncer de fígado.

2

Esta doença infecciosa é contagiosa, podendo ser transmitida pelo intercâmbio de fluídos durante o sexo, pelo uso de seringas infectadas, através de uma transfusão de sangue infectado ou durante a gestação quando a mãe do bebê conta com esta condição. Existem grupos de risco especialmente propensos a sofrerem de hepatite C caso não sejam tomadas as medidas preventivas, por exemplo:

  • Quem pratica sexo sem proteção, especialmente aquelas pessoas promíscuas com grande variedade de parceiros íntimos.
  • As pessoas que utilizam drogas por via parental e compartilham seringas com outras.
  • Quem recebeu transfusões de sangue no passado, especialmente se tiver sido de forma frequente.
  • Profissionais de saúde que trabalham de maneira próxima com pacientes que contam com este vírus.
3

Tendo em conta as formas de contágio e os grupos mais propensos, algumas medidas úteis para prevenir a hepatite C são:

  • Utilizar preservativo durante as relações sexuais, especialmente se se tratar de encontros sexuais casuais ou se se contar com múltiplos parceiros(as) sexuais.
  • Não compartilhar seringas nem nenhum outro tipo de material que possa estar em contato com o sangue, por exemplo, as agulhas para tatuar.
  • Evitar compartilhar artigos de higiene pessoal que possam conter restos de sangue, por exemplo, as escovas de dentes ou as lâminas de barbear.
  • O profissional de saúde deverá usar sempre luvas e a proteção adequada sempre que manipular o sangue ou resíduos de algum paciente.
4

Reconhecer os sintomas da hepatite C será também importante se você desconfiar que esteve exposto a uma situação de risco. Neste caso o melhor é procurar um médico para a realização do check-up e dos exames correspondentes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a hepatite C, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
lucimar julia da silva vasconselos
Qua e o medico que eu presizo trata de hepatite b
Imagem: sante.journaldesfemmes.com
Como prevenir a hepatite C