O ácido úrico

Como prevenir o ácido úrico

Como prevenir o ácido úrico

As purinas são substâncias que estão presentes em muitos dos alimentos e bebidas que ingerimos diariamente. Quando elas se decompõem, o nosso corpo gera uma substância chamada de ácido úrico, sendo um processo natural do nosso organismo que quando acontece de forma regular e não é nenhum problema. No entanto, quando consumimos mais alimentos com purinas do que o devido, nossos níveis de ácido úrico aumentam e se acumulam no corpo, causando diversos problemas de saúde. Para evitá-los, em umComo.com.br explicamos como prevenir o ácido úrico.

Passos a seguir:
1

É importante lembrar que todos temos ácido úrico, pois este é produzido quando as purinas presentes em alguns alimentos são metabolizadas, dando origem a esta substância química. O problema acontece quando o ácido úrico se acumula no nosso corpo devido a uma ingestão excessiva de certos alimentos, produzindo sintomas incômodos que podem causar doenças como a gota.

2

Por isso, a melhor forma de prevenir o ácido úrico é cuidando da nossa alimentação e controlando o consumo de alimentos ricos em purinas; desta forma manteremos os níveis dentro do limite adequado evitando as complicações relacionadas com o seu aumento, como a gota e outras doenças nos rins que podem afetar nosso bem-estar.

3

Os alimentos ricos em purinas que devemos controlar na nossa alimentação se desejamos prevenir o ácido úrico são:

  • Todos os tipos de frutos do mar: camarões, caranguejos, mexilhões, vieiras, etc.
  • Carnes vermelhas como de vitela ou bovino.
  • Vísceras e órgãos como fígado e coração.
  • Embutidos gordurosos como chouriço ou lombo.
  • Peixes azuis.
  • Apesar de terem um conteúdo menor de purinas, o frango e o peru também devem ser consumidos com moderação.
  • Legumes como lentilhas, grãos-de-bico e feijões.
  • Alimentos desidratados.
  • Bebidas alcoólicas.
4

Para prevenir o ácido úrico ou para diminuir o mesmo caso tenha um nível elevado, é muito importante modificar a alimentação profundamente. Só assim os pacientes conseguirão uma melhoria satisfatória. Por isso recomendamos ler alguns artigos com interessantes recomendações para se manter saudável:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir o ácido úrico, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Daniel Luiz Mariani
BATATA COZIDA AUMENTA ACIDO URICO ?
A sua avaliação:
vagfner
Como devo fazer para reduzir o acido urico do sangui
Como prevenir o ácido úrico