Otros A saúde dos pés e a Podologia

Como prevenir os joanetes

Como prevenir os joanetes

O joanete se apresenta quando nosso dedão do pé começa a se desviar para o segundo dedo, originando uma protuberância óssea na borda externa do pé. Esta pode se apresentar em um só pé ou em ambos, sendo no começo indolor, mas aumentando os incômodos à medida que avança. Esta condição é mais comum em mulheres que em homens, em parte motivado pelo tipo de calçado que usamos, por isso cuidando de alguns detalhes é possível evitar seu aparecimento. Em umComo.com.br explicamos a você como prevenir os joanetes.

Também lhe pode interessar: Como eliminar os joanetes sem cirurgia
Passos a seguir:
1

É importante ter claro que o aparecimento desta condição pode ser hereditária, nestes casos prevenir os joanetes é impossível; no entanto, pode-se evitar que a condição piore gerando dor e desconfortos ao paciente.

Em outros casos, é completamente possível evitar esta deformação óssea tomando algumas medidas oportunas.

2

Os joanetes são mais frequentes nas mulheres que nos homens, sendo o calçado um importante detonante em seu aparecimento. Por isso a primeira medida para prevenir os joanetes ou evitar que piorem é não usar sapatos muito estreitos na parte dianteira, pois devido a seu desenho estes modelos apertam os dedos do pé contribuindo para a formação desta proeminência.

O melhor é escolher um tipo de calçado que permita que nossos pés se encontrem perfeitamente cômodos dentro do sapato.

3

O uso frequente e excessivo de salto também influi no aparecimento do joanete devido à posição que o pé adota dentro deste tipo de modelos. Neste caso, a recomendação para prevenir o joanete ou impedir o avanço é moderar o uso do salto, ou escolher modelos que não sejam muito altos e que contem preferivelmente com plataforma.

4

Escolher sapatos elaborados em materiais naturais, de qualidade e flexíveis como a pele, é também uma boa recomendação para prevenir o joanete e manter sob controle outros problemas pedológicos como a sudoração excessiva ou a formação de fungos.

Um calçado flexível garantirá a comodidade de nosso pé sem gerar pressão nos dedos, dificultando assim o aparecimento de joanete.

5

Mas o que fazer uma vez que já estão aí? Os conselhos anteriores servem para impedir o avanço desta condição, mas além disso, em umComo preparamos vários artigos de utilidade para tratar este problema e melhorá-lo. Por isso, convidamos você a consultar nossos artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir os joanetes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
valdemir garcia
Muito interessante a matéria do joanetes.
Editor umComo.com.br
Oi, Valdemir. Que bom que você gostou. Obrigado pelo comentário e continue acompanhando os artigos do umCOMO.
Como prevenir os joanetes