Transtorno bipolar

Como reconhecer uma pessoa bipolar

Como reconhecer uma pessoa bipolar
Imagem: fundacionacorde.com

Alguma vez você se perguntou se algum amigo, familiar ou conhecido é bipolar? Essas mudanças de humor repentinas não parecem uma coisa normal, mas será este o único sintoma desta condição? Conhecida também como doença maníaco-depressiva, a bipolaridade é um transtorno psiquiátrico sério que requer atenção médica para controlar a condição e melhorar a qualidade de vida tanto do paciente como de quem o rodeia. Em umComo.com.br vamos lhe explicamos como reconhecer uma pessoa bipolar.

Passos a seguir:
1

A doença maníaco-depressiva ou bipolaridade caracteriza-se pela mudança radical nos estados de ânimo que costumam indicar que algo não está bem com a pessoa.

Os bipolares podem apresentar episódios maníacos, depressivos ou manifestar ambos os estados em um só episódio, revelando características próprias desta condição que denotam um transtorno psiquiátrico.

2

Um episódio de bipolaridade pode durar entre uma e duas semanas, ainda que em casos mais graves seja possível se estender durante mais tempo. Nestas etapas a pessoa experimentará diferentes condições anímicas vinculadas ao tipo de estado que estiver vivendo (maníaco, depressivo ou misto), sumindo-se em suas emoções de forma muito intensa.

Este é o primeiro sinal para reconhecer um bipolar: seus estados anímicos são intensos e permanecem alterados por vários dias, não é uma questão de umas horas ou de um momento específico. Alguém que muda de humor radicalmente durante uns minutos pode ter outro tipo de problema, por exemplo, para controlar as emoções ou a raiva, mas para suspeitar de bipolaridade essas mudanças devem manter-se durante um certo tempo.

3

Durante os episódios maníacos, um bipolar manifestará os seguintes sinais:

  • Estará excessivamente alegre ou animado.
  • Pode sentir-se muito ansioso ou nervoso, o que fica evidente, entre outras coisas, porque a pessoa fala muito rápido, de forma acelerada e enlaçando várias ideias ao mesmo tempo, às vezes sem ordem aparente.
  • Irritabilidade e sensibilidade.
  • Atitude destemida: tornam-se as pessoas mais corajosas e arriscadas do mundo.
4

Se a pessoa experimentar um episódio depressivo, então poderá manifestar estes sinais:

  • Tristeza muito intensa, preocupação e profunda sensação de solidão ou vazio.
  • Problemas de concentração.
  • Problemas de memória.
  • Dificuldade para realizar as tarefas cotidianas.
  • Pouco interesse em atividades sociais ou de lazer.
  • Cansaço.
  • Pensamentos suicidas.
5

Quem apresenta um episódio misto poderá manifestar todos estes sintomas, passando de alegria extrema a profunda depressão, ou de nervosismo e ansiedade a cansaço e letargia. É durante este tipo de episódio que para muitas pessoas é mais fácil reconhecer a bipolaridade.

6

É muito importante entender que a bipolaridade é um transtorno psiquiátrico que afeta a vida social, escolar e profissional de quem sofre dele. Durante os episódios muitos pacientes não podem fazer suas atividades cotidianas, nem manter suas relações sociais de forma estável.

A doença maníaco-depressiva não consiste em uma mudança de ânimo transitório ou uma etapa, por isso antes de desconfiar de sua existência é conveniente observar muito bem os sintomas que apresenta o afetado.

7

Este transtorno pode ser confundido com outras condições psiquiátricas, motivo pelo qual muitos pacientes demoram anos para serem diagnosticados, no entanto, caso se desconfie da existência de bipolaridade é necessário visitar um psiquiatra para uma avaliação detalhada.

Se quiser saber mais a respeito deste tema convidamos você a ler nossos artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reconhecer uma pessoa bipolar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Idalesia Tedesco
Estou sofrendo desse mal E estou enlouquecendo por estar me sentindo assim
Imagem: fundacionacorde.com
Como reconhecer uma pessoa bipolar