Apendicite

Como recuperar de uma apendicite

Como recuperar de uma apendicite

A apendicite aguda é a inflamação da mucosa que cobre a superfície interna do apêndice vermiforme, uma pequena bolsa que se encontra perto do ponto de junção do intestino grosso com o intestino delgado. A apendicite é uma doença que afeta mais de 20% da população mundial, mais comum entre os homens e normalmente aparece entre os 15 e os 30 anos. Atualmente a operação da apendicite é feita através de laparoscopia e a recuperação total demora cerca de um mês. A seguir explicamos-lhe o que deve fazer para se recuperar mais rapidamente e melhor da apendicite.

Também lhe pode interessar: Como comer depois de uma apendicite
Passos a seguir:
1

Siga as indicações que o seu médico lhe disser para tratar a apendicite. O médico é quem melhor conhece o seu caso e as recomendações que aqui lhe damos são genéricas mas devem ser acompanhadas por um médico.

2

O pós operatório de uma apendicite costuma ser de 2 a 4 dias. Durante o primeiro dia não se deve comer sólidos e ficar na cama, depois das primeiras 24 horas pode começar com a ingestão de líquido e semilíquidos como os iogurtes.

3

A partir das 36 horas já pode começar a comer alguns sólidos e a medicação é paracetamol e analgésicos. O doente deve começar a pôr-se de pé e andar um pouco. Às 48 horas o doente costuma ter alta e pode continuar a sua recuperação em casa. Uma vez desaparecidos os sintomas mais agudos e inquietantes pode passar a uma dieta líquida de sucos, de cenoura, beterraba, mirtilo ou uva.

4

Durante a primeira semana depois da operação da apendicite os pontos estarão sensíveis e o doente deve resguardar-se em repouso. Aos 7 dias poderá retirar os pontos. Durante os 3 ou 4 dias seguintes a sair do hospital deve comer produtos grelhados ou cozidos. É importante que o doente esteja sempre hidratado e beba muita água e sumo.

5

Durante os 7 dia em que o doente tenha os pontos não poderá tomar banho nem na piscina nem na banheira (banho de emersão), a higiene deve ser feita com água corrente para evitar as infeções.

6

Depois de os pontos serem eliminados podemos começar a fazer uma vida normal, mas cuidado não pode praticar esportes até passar um mês depois da operação à apendicite.

7

Durante a recuperação à apendicite se o doente tiver febre, vômitos ou tonturas deve ir rapidamente às urgências.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como recuperar de uma apendicite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Alguns produtos de homeopatia podem ajudar a curar mais rapidamente a apendicite, estes são os mais importantes: Aconitum napellus, Belladonna, Bryonia, Crotalus horridus, Iris Tenax, Lachesis ou Mercurius que podem ser de grande utilidade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
115 comentários
lia mara chiodi
oi boa tarde eu fiz uma cirurgia da apentencite faz 2 meses ainda sinto dor e queimacao e a barriga ainda esta inchada o que fazer por favor obrigada
Ericka
Fiz a cirurgia de apêndice á 3 dias estou com a barriga muito inchada e dura,sentindo umas fisgadas no local do corte. Isso é normal? Demora muito pra desinchar?
Juliane
Oi fiz a cirurgia dá apêtice só que sinto umas dores na virilha e normal
A sua avaliação:
Marta
Eu li todos os artigos de vocês sobre apêndice e o site foi o único com informações úteis, há 14 dias passei por uma cirurgia do apêndice e quem dera eu tivesse lido esses artigos antes... especialmente dos sintomas.
Editor umComo.com.br
Oi Marta! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
pedro constantino
após 23 dias de cirurgia de apendice eu posso viajar de carro (600km)
A sua avaliação:
Fabio Sorem Montrezor
Tem 45 dias que fiz a cirurgia,não tive febre ou qualquer outra coisa antes e depois da cirurgia.......Sendo assim,quando posso a voltar a fazer musculação.....
marcos sena
Apenas com 3 meses e quando começar vai sentir umas coisas estranhas mas é normal.. devido os músculos ficarem parada por muito tempo.
A sua avaliação:
julio
boa noite apos cirurgia quantos dias posso praticar sexo
marcos sena
Com um mês mas sem força muito.
Elias
Oiie boa noite, gostaria de sabe ser e normal sair uma secreção meio amarelada , depois da retirada, um dos pontos esta saindo essa secrecao constante e normal.
Renato lemes de moura
Fiz uma cirurgia de apêndice dia 25/06/2016 tive alta no dia seguinte da cirurgia isso é normal?estou sentindo dores no estômago como se estivesse cheio e falta de ar quando falo isso é normal tbm?
vanessa pereira da paixao
Fui operada de apenicite aguda e queria saber quanto tempo leva para eu carregar minha filha ela tem 5 meses e pesa 6,00 kg e estou fazendo hj 22 dias de operada ??
Maria Arabela Petrarca dos Santos Messias
subir escadas quanto tempo da cirurgia? Como
Bruna
Fui operada a 18 dias, queria saber quando posso voltar a fazer esportes? No caso quando posso voltar a andar de skate. Obrigada!
Davi
Eu tenho enjoos depois e antes de comer, mas minha recuperação esta boa e a cicatriz seca mas esses enjoos me preocupam. Há algo errado?
Matheus
Fisso operação dois dias e to com dificuldade quando vo no banheiro oq fazer
Carla
Minha colega e eu operamos a apêndice , e ela também estava com dificuldades de ir ao banheiro desde a cirurgia , e hoje ela já foi ao banheiro normal .. Mas caso você esteja com uma vontade enorme de ir ao banheiro mas na hora não consegue , consulte seu médico pois não e normal. Cirurgia foi feita no dia 10/05 e retiramos os pontos no dia 19/05.
Luciana
Meu filho fez uma cirurgia Já faz cinco dia Mais esta saindo um pouco de aguinha com sangue é normal ou não
Catarina Cabral
Olá, fiz uma cirurgia do apêndice em 2009 e até hoje sinto dores no local. As dores são frequentes e se intensificam quando passo por momentos de estresse, estes sintomas são normais? Já fiz vários exames onde descartam problemas em outros órgãos próximos das dores.
Paulo
Bom dia, Fiz uma operação de apendicite supurada no dia 03/03/2016, hj já se passaram 50 dias e minha barriga continua inchando é normal.......porque dizem q ainda tenho o risco de desenvolver uma Hernia......Duvidas.....Obrigado
isabel
Inchaço é normal.Agora não pegue peso até noventa dias.
Renato terencio
Faz quinze dias que fiz a cirurgia da apêndice e estou sentindo uma dor um pouco acima dos pontos contínua .... O que pode ser??
Evandro
Fiz cirurgia a 21 dias sou casado queria saber em media com quantos dias posso ter relação sexual
R.MarceloP.
Bom dia! Fiz a cirurgia no dia 23 de Novembro de 2015. Hoje dia 05-04-2016 ainda sinto dores, porém, não existe inchaço, nem caroço, está tudo como antes, fora a cicatriz. É normal?
Como recuperar de uma apendicite